Buscar

Ficha 4 Escola Estrutural X Genograma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIRB – FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
 Ficha 4
Psicologia Conjugal e Familiar
Luiz Paulo Sapucaia Pereira
Caroline de Santana Costa
O genograma é uma apresentação gráfica que da uma descrição da estrutura familiar nos aspectos sociais, comportamentais e suas relações para engajar a família, classificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.
Falarmos de estrutura familiar e não citar Salvador Minuchin, criador da escola estrutural, seria no mínimo uma falta de logica. E a depender como funcionam pode gerar ou não conflitos.
Nesta hora aparece o especialista Salvador Minuchin à “consertar” como esta família funciona, puramente cibernético de primeira ordem.
Acredita e criou formas de representar este funcionamento, dentro outros, estes: coalisões, fronteiras, subsistemas, triangulações. Pegamos um desses aspectos para relacionar ao genograma, escolhemos, fronteiras, que podem ser : nítidas, difusas e rígidas.
Fronteira nítidas, representadas no genograma da seguinte forma, - - - - - -, seria um relacionamento saudável e respeitoso entre os membros de uma família, cada qual consciente de seu papel efetuando-o de forma ordenada e respeitando o papel do outro, seria considerado uma família com um funcionamento saudável. 
Fronteiras difusas, seria um “entrosamento” desrespeitoso, algo como um emaranhado, sem distinguir papeis, hora pai se comporta como filho hora filho se comporta como pai, e assim sucessivamente entre os membros, seria representado no genograma da seguinte forma,................ , poderíamos considerar esta família necessitada de uma reestruturação. Com isso não estamos dizendo que há um problema, pois existem famílias que funcionam desta forma e conseguem viver pacificamente.
Fronteiras rígidas, neste caso não “há conversa”, não havendo flexibilidade a mudança de regra nas relações, muitas vezes esse tipo de fronteira, é mais propenso à ocasionar mais conflitos do que nas fronteiras difusas, representada no genograma da seguinte forma _____________. Essas representações que tentamos expressar aqui, talvez não tenham ficado da melhor forma, mas da para termos uma ideia da forma como seria alguns tipos de funcionamento familiar.
Assim são alguns dos símbolos usados no genograma, acreditamos que sempre fazendo ligação com a teoria de Salvador Minuchin , apesar de ser criticado por alguns, é ainda muito usado, acreditamos que atender uma família sem se lembra dele, e de sua teoria, seria uma falta de sensatez. Comparamos Salvador Minuchin a um bisturi, corta, machuca, mas conseguem imaginar uma forma de extrair um tumor sem cortes ?
E as fronteiras poderíamos representa-las de outra forma, porta trancada, porta escancarada e porta semiabertas, como as fronteiras, rígidas, difusas e nítidas.

Outros materiais