RESUMO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
6 pág.

RESUMO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL


DisciplinaÉtica e Responsabilidade500 materiais1.516 seguidores
Pré-visualização3 páginas
RESUMO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AULA 1
Ética é uma doutrina filosófica que tem por objeto a moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana. 
O primeiro pensador a relacionar valor e trabalho foi Locke.
Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta racional.
Ética pode ser definida da seguinte forma: Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
A moralidade histórica é pôr-se de acordo com as regras morais do grupo social em que se vive, internalizando-as.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Os direitos nela contidos são inalienáveis. Os preceitos descritos serão desenvolvidos em cooperação com as Nações Unidas. A liberdade e a justiça são fundamentos expressos da Declaração. A Declaração busca expressamente o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
AULA 2
As três fases da Ética Empresarial são Industrial - Pós-Industrial - Da Informação
Uma das primeiras preocupações éticas em âmbito empresarial de que se tem conhecimento formou-se a partir dos debates que ocorreram, especialmente nos países de origem alemã, na década de 1960. Por meio deles, pretendia-se elevar o trabalhador à condição de participante dos conselhos de administração das organizações. Esse cenário se refere à década de 60.
Na fase da industrialização várias questões passaram a ter destaque. São elas: Responsabilidade Corporativa, Comunicação e Balanço Social, Avaliação de Qualidade, Recursos Humanos.
O conceito de ética nos negócios geralmente se refere aos valores que apoiam a tomada de decisão e o comportamento de trabalhadores, gestores e diretores de uma empresa.  A ética deve ser observada pela empresa como uma aliada na definição de condutas desejadas para seus funcionários. Dessa forma, as responsabilidades éticas correspondem a: Valores morais específicos.
Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseguram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro da sua ideia compreendesse condições legais e morais.
A mais famosa, e importante obra de Max Webber é: A Ética protestante e o espírito do capitalismo.
AULA 3
Definição de empresa: No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica. No Direito Empresarial, é uma atividade econômica exercida pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro. Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio.
Caráter é o Conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie. Na empresa influencia diretamente suas decisões e seu jeito de ser, fazer e resolver as diferentes questões presentes em seu dia à dia.
O caráter das organizações é formado a partir de um processo social, organizacional, cultural, histórica, pelo somatório de cada componente da empresa. 
AULA 4
Sobre o direito à privacidade ele cessa quando entra em questão o bem publico.
No exemplo dado em aula, segundo o qual uma companhia obriga seus funcionários a fazer exames de detecção de uso de drogas e álcool, visando a evitar acidentes operacionais, o dilema dos valores caracteriza-se pela dificuldade em se saber o que é ético. A partir dos conteúdos estudados, neste caso específico, a ética organizacional exige que a empresa dê prioridade: Ao respeito à privacidade dos funcionários.
 DILEMA é a  díficil escolha entre duas opções.
Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." 
Um dos principais elementos do planejamento estratégico de uma empresa está na definição de seus valores. Esses valores representam os temas e áreas que são inegociáveis dentro da organização e oferecem subsídios quando a empresa decide elaborar um Código de Ética. O valor moral é a base para o indivíduo agir (livre arbítrio) e diz respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto. Assinale a opção que completa corretamente a frase.
Em um dos textos apresentados em nosso conteúdo, fala-se do caso de uma empresa fabricante de produtos de amianto (Manville Corporation) que, depois de multada por causar danos à saúde de seus funcionários, deixou de produzi-los e por isso teve uma diminuição em seus lucros. De acordo com o que se lê no texto, esta organização foi ética por que se preocupou com: A saúde dos funcionários e clientes.
AULA 5
O conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam, ou ocupam, um mesmo espaço em determinado tempo, é chamado de: população
De acordo com as práticas de reciclagem e responsabilidade social ambiental, o tratamento do lixo é fundamental para o planejamento ambiental das cidades e políticas públicas de meio ambiente; a reciclagem é dever de todos; para efetivação das ações de reciclagem, a educação ambiental nas escolas e comunidades é condição de sucesso desta estratégia.
Podemos definir meio ambiente como a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
O estudo da relação homem X natureza, é o fundamento e a sustentação da Ética Ambiental (base cientifica).
Contemporaneamente os estudiosos sobre o comportamento humano e suas relações com o meio ambiente criaram uma área de investigação chamada de ética ambiental. Esta, por sua vez, está apoiada em duas recentes teorias que a fundamentam, A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia.
AULA 6
Na década de 1970,as taxas de crescimento na economia eram da ordem de 10% ao ano. Neste período o Brasil viveu o período conhecido como milagre econômico.
É comprovável que os recursos naturais são cada vez mais escassos. Os motivos dessa escassez são identificáveis nos estudos da Ecologia, a renovação não acontece no mesmo ritmo em que são extraídos tais recursos.
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção.
Quanto maior o desenvolvimento tecnológicos maiores as aplicações dos recursos naturais. Os processos tecnológicos são essenciais para utilização dos recursos naturais. A utilização ampla de recursos naturais depende do desenvolvimento tecnológico. Não há utilização de recursos naturais sem os processos tecnológicos.
Consideramos como biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal e tem por objetivo a produção de energia. Pode ser considerada biomassa: carvão vegetal, Biodiesel, Etanol e Lenha.
A economia tem se valido dos recursos naturais de maneira bastante evidente. Assim, para que seja considerada como recurso a exploração de algo deve ser economicamente viável.
AULA 7
No que diz respeito aos objetivos da educação ambiental, podemos afirmar que: Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam, Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade, Educar, conscientizar, mobilizar
Tamires
Tamires fez um comentário
Esta matéria é muito boa porque se retrata de um assunto que a gente vamos adquirir para o resto de nossas vidas.
3 aprovações
Carregar mais