Buscar

Exercicios Herança Mendeliana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercicios
Sabendo que caráter presença de chifres em gado é recessivo, explique como do cruzamento entre animais mochos pode resultar em animais com chifres.
Um alelo dominante W produz a textura pelo-de-arame em cães; seu alelo recessivo, w, produz pelos macios e lisos. Qual a probabilidade de: a) Nascer um cão com pelagem lisa e macia, de pais heterozigotos? b) Nascer toda uma ninhada de cães, todos com pelagem lisa e macia, de pais heterozigotos? 
Gatos domésticos têm a coloração de pelagem preta ou laranja determinada por um loco no cromossomo X. Gatos machos podem ter pelagem preta ou laranja, enquanto as fêmeas podem ter coloração preta, laranja ou preta e laranja (bicolor). a) Qual o genótipo associado a cada coloração de pelagem nos machos e nas fêmeas? b) Quais os fenótipos esperados de um cruzamento entre uma gata laranja com um gato preto? c) Em um cruzamento, metade das fêmeas são bicolores e metade são pretas; entre os machos, metade são laranjas, metade pretos. De que cor são os parentais macho e fêmea desse cruzamento? A saber, o alelo (O) que determina a pelagem laranja é dominante ao alelo (o) que determina a pelagem preta.
Observe o heredograma e responda:
a) Qual o tipo de herança? Justifique. 
b) Qual o genótipo do animal I-1 e I-2? 
c) Animais normais desse heredograma podem ter descendentes afetados? Justifique. 
Observe o heredograma a seguir e responda:
Qual o tipo de herança? Justifique.
Qual o genótipos do machos com fenótipo normal e dos machos afetatos?
Segundo o padrão de herança do heredograma, um cruzamento entre fêmea heterozigota e macho normal, há risco de prole afetada? Explique.

Outros materiais