Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Fundamentos das Ciências Sociais
Exercicio Pag 75
1.Qual á influência das ideias e da teoria de Charles Dawin no pensamento sociológico positivo?
Resposta: Suas idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.
2. Como á ideia evolucionalista da Biologia transporta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
Resposta: Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade européia.
3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Resposta: Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
exercicio pag 92
1.Segundo á definição de Durkheim, o aborto seria uma fato social? Justifique.
Sim, com toda certeza, o aborto é um fato social. Durkheim defende que a sociedade é um produto da ação humana, fruto, pois da arte e da reflexão das pessoas.
Fora da sociedade o homem não existe, ele se torna egoísta. Acentua um reaquecimento dos ideais coletivos para garantir coesão social.
Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”,
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social. Para ser considerado como tal as pessoas devem sentir, pensar ou fazer independente de suas vontades individuais.
É um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem à escolhas.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica).
Para Durkheim os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade.
2. Durkheim considera o aborto um fenômeno normal ou patológico? Por que? E você, como encara á questão
Resposta: Durkheim diferencia o fato social normal do patológico. O fato social é normal quando voltado a um tipo social delimitado, ou seja o aborto e o crime é considerado como normal, porque sempre irá existir. Patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, mas que seriam tido como atos doentios, ilegais, ‘patológicos’. ou seja, doenças e chagas. 
3. Faça uma comparação entre as propostas teóricas de Durkheim e o tipo de pesquisas sobre o aborto mensionadas no texto de James Newman anotado o que há de comum entre ambos.
Resposta: Que ambos eram contra o aborto
Exercício Pag 93
1. Como o autor justifica o deslocamento que Durkheim realizou ao situar a sociologia no campo formal?
Resposta: Que Durkheim se propôs a tarefa de realizar uma teoria de investigação sociológica, em que ele poderia ser estabelecido em uma ciência em plena formação
2. “Para atingir esses fins,(os sociólogos) não necessitam de uma teoria sociológica, propriamente falando. Mas de uma espécie de teoria sociológica...”.
a) A que fins o autor se refere?
Resposta: refere-se que precisam saber proceder a descrições extas, á observações bemfeitas e, em particular, devem aprender a extrair, da complexa realidade social, os fatos que interessam precisamente á sociologia.
b) O que o autor quis dizer na frase citada?
Resposta: É que á sociologia poderia aproveitar a lição e a experiência das ciências mais maduras.