Direito Administrativo exercícios
52 pág.

Direito Administrativo exercícios


DisciplinaIntrodução ao Direito I86.665 materiais502.745 seguidores
Pré-visualização30 páginas
No entanto, a ausência do repasse até essa data não constitui crime de responsabilidade.
E) O DF, vedada sua divisão em municípios, reger-se-á por sua constituição, que, aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, será promulgada, desde que atendidos os princípios estabelecidos na CF.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) A vinculação da administração pública aos direitos fundamentais torna inexorável a aproximação do direito administrativo com o direito constitucional.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) O núcleo da organização administrativa brasileira é composto de normas de estatura infraconstitucional que definem o exercício da atividade administrativa do Estado.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) Os poderes do Estado reproduzem o célebre modelo proposto por Montesquieu: Legislativo, Executivo e Judiciário. Estes poderes, nos termos da Constituição da República, são independentes e harmônicos entre si, existindo, para tanto, uma clara e rígida separação das atribuições e funções que cada um deles desenvolveu.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) São elementos constitutivos do Estado: povo, governo e território.
(PGE/PI PROCURADOR SUBSTITUTO CESPE/2008) Quanto à administração pública, assinale a opção correta conforme a CF.
A) Somente por emenda constitucional poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
B) A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
C) É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência dos servidores públicos, ainda que os cargos sejam acumuláveis na atividade.
D) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de emprego público ou de cargo temporário, bem como de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime de previdência social dos servidores públicos efetivos, observados o tempo de contribuição e a idade do servidor.
E) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral do cargo, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
A CF expressa em seus artigos o modelo de organização administrativa a ser seguido no país, distribuindo as atribuições entre as diferentes entidades políticas: União, estados, Distrito Federal (DF) e municípios. Em face desse modelo e considerando que um estado membro, mediante lei, crie uma autarquia como entidade componente da administração.
(PC/ES AGENTE DE POLÍCIA CESPE/2008) União, estados, DF e municípios são entes com personalidade jurídica de direito público.
(OAB 137 SP CESPE/2008) Maria, servidora pública aposentada há 15 anos, teve suspenso o pagamento de seus proventos por decisão da administração pública, que não a notificou previamente para se defender. A servidora, por meio de seu advogado, requereu, administrativamente, o pagamento de seus proventos, tendo em vista a ilegalidade da suspensão, ante a evidente ausência de contraditório e ampla defesa. A administração pública negou o pedido e manteve a suspensão do pagamento da aposentadoria de Maria, que, então, ajuizou uma ação com pedido liminar perante o Poder Judiciário, pleiteando a anulação do ato administrativo e o restabelecimento do seu direito. No Poder Judiciário, a liminar requerida pela servidora foi negada, e o processo judicial teve seguimento normal. Antes que o processo judicial chegasse a seu término, e antes mesmo de proferida a sentença final, a administração anulou o ato administrativo que suspendera o pagamento dos proventos a Maria, restabelecendo-o. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
A) O ato de anulação praticado pela administração pública foi inadequado, pois cabível seria a revogação do ato de suspensão dos proventos de Maria.
B) A possibilidade de apreciação judicial do ato denota a perda do poder de autotutela da administração pública.
C) A conduta da administração pública não afronta o princípio da separação dos poderes, pois, mesmo diante da não-concessão da liminar \u2014 o que trazia à administração pública uma situação processual favorável \u2014, é possível a ela rever seus próprios atos quando eivados de vícios, ainda que estejam sendo discutidos judicialmente.
D) Ainda que houvesse decisão, transitada em julgado, declarando a legalidade do ato de suspensão do pagamento dos proventos de Maria, poderia a administração pública, de acordo com o princípio da independência das instâncias, anular ou revogar o ato administrativo que suspendera o pagamento da aposentadoria da servidora.
1.2 - Organização da Administração Pública
(UEPA NÍVEL MÉDIO AGENTE ADMINISTRATIVO CESPE/2007) Acerca das peculiariedades da administração pública direta e da administração pública indireta, assinale a opção correta.
A) A administração direta é representada pela União e pelas autarquias.
B) A administração direta é integrada por pessoas de direito privado e representada somente pelas sociedades de economia mista.
C) A administração indireta é exercida de forma centralizada.
D) União, estados-membros, municípios e Distrito Federal são pessoas jurídicas de direito público, com autonomia política, administrativa e financeira, e exercem a administração direta.
(TRF 5ª REGIÃO JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO CESPE/2007) O Estado compõe o primeiro setor, ao passo que o mercado configura o segundo setor.
(SEBRAE/AC ANALISTA CONTÁBIL CESPE/2007) A criação de empresas públicas e sociedades de economia mista é uma forma de descentralização de serviços públicos sob modalidade empresarial em que o Estado pode atuar tanto em regime monopolístico como em caráter supletivo à iniciativa privada.
(SEGER-ES ANALISTA DAMINISTRATIVO E FINANCEIRO FORMAÇÃO: DIREITO CESPE/2007) O fenômeno da descentralização é efetivado por meio de delegação quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, determinado serviço público.
(SEGER-ES ANALISTA DAMINISTRATIVO E FINANCEIRO FORMAÇÃO: DIREITO CESPE/2007) Quando a entidade da administração encarregada de executar um ou mais serviços distribui competências no âmbito da própria estrutura, a fim de tornar-se mais ágil e eficiente na prestação desses serviços, ela pratica a chamada descentralização.
(TRE/GO ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública direta e indireta.
A) A União, os estados, os municípios e o Distrito Federal são entidades políticas que compõem a administração pública indireta.
B) Por meio do processo de descentralização vertical da administração pública, são criadas entidades com personalidade jurídica, às quais são transferidas atribuições conferidas pela Constituição (CF) aos entes políticos. 
C) Na estrutura dos entes políticos, os órgãos estão estruturados a partir de critérios de hierarquia. Contudo, há órgãos independentes, que não se subordinam a qualquer outro, devendo, apenas, obediência às leis. É o caso da presidência da República, na estrutura do Poder Executivo federal, e dos gabinetes dos governadores, na estrutura do Poder Executivo estadual.
D) De forma geral, as autarquias corporativas, como a OAB e os demais conselhos de profissões regulamentadas, devem prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), fazer licitações e realizar concursos públicos para suas contratações. 
A CF expressa em seus artigos o modelo de organização administrativa a ser seguido no país, distribuindo as atribuições entre as diferentes entidades políticas: União, estados, Distrito Federal (DF) e municípios. Em face desse modelo e considerando que um estado membro, mediante lei, crie uma autarquia como entidade componente da administração.