Buscar

Apol Avaliação, Educação e Sociedade

Prévia do material em texto

Questão 1/10
A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc, a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar, etc.
SAVIANI, Demerval. Escola e Domocracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política.campinas:autores associados, 1989 (p.30)
 
Sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
(  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação as classes dominadas.
( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Leia o texto:
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 89.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
	
	A
	A avaliação ocorre por meio do acompanhamento e dos registros de desenvolvimento do aluno, pois, estes são analisados como objeto de promoção para o ensino fundamental.
	
	B
	A avaliação na educação infantil é realizada na última etapa, ou seja, quando a criança possui cinco anos de idade, a fim de analisar as possibilidades de promoção para o ensino fundamental.
	
	C
	A avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.
	
	D
	A metodologia de avaliação, conforme LDBEN 9394/06, deve ocorrer da mesma forma em todos os níveis de ensino, sempre com o foco de potencializar o aluno, mas acima de tudo de promovê-lo de um nível para outro.
	
	E
	A avaliação na educação infantil tem caráter educativo, por isso se traduz em quantificação, e a produção do aluno está indissociável a esse processo.
Na teoria dualista, a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe a burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção.
SHUR, Inge Renate Frose. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba:Ibpex, 2011 (p. 131)
 
Com relação a teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
(  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
(  ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaço para todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário profissional (PP) e secundário superior (SS)
(  ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e secundário superior (SS) forma a burguesia.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
 
(  ) Sugere domínio de conhecimentos.
(  ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(  ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(  ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4
Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 32) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere-se a avaliação na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	A concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Fonte: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf>Acesso em: 22 mar. 2015, p. 2.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Processo de justiça, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Tomada de Decisão.
	
	B
	Instrumentos quantitativos de verificação, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Ênfase no produto.
	
	C
	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
	
	D
	Diagnóstico da Realidade, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Resultado final.
	
	E
	Capacidade do sujeito, Instrumentos quantitativos de verificação, Profundidade do conhecimento adquirido, Aprovação para o nível subsequente.
 
Leia o texto:
A avaliaçãoé resultado de uma soma de fatores: a forma que o professor escolheu para avaliar, as ideias pedagógicas que permeiam essa escolha, as considerações acerca dos instrumentos utilizados, as datas de aplicação destes, a relação do aplicador com os educandos, entre outros fatores.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 69.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, quais os critérios para a formulação de questões de avaliação?
I. ( ) Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação.
II. ( ) Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa.
III. ( ) Ineditismo da avaliação garante o potencial para atender às exigências avaliativas.
IV. ( ) Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes.
 
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Leia o fragmento de texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Fonte: Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.
Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação professor e aluno no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. ( ) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. ( ) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. (  ) Na relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. ( ) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de forma para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 31)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao método de ensino na escola nova na vertente diretiva.
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino na escola nova se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Na Escola Nova na vertente não diretiva é enfatizada a função escolar do desenvolvimento psicológico, que é considerada mais importante do que os aspectos sociais. Conforme essa tendência, o crescimento pessoal do aluno é mais importante do que o conhecimento didático. Assim, professores, assumiram papel de terapeutas orientando os alunos e criando na sala de aula um ambiente propicio para a auto reflexão e o bem estar psicológico.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.92)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	O papel da escola era de preparar o indivíduo para desempenhar papeis sociais.
	
	B
	O papel da escola consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
	
	C
	O papel da escola consistia em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho.
	
	D
	Na concepção da escola nova na vertente não diretiva coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
	
	E
	No que se refere ao papel da escola, a pedagogia na escola nova na vertente não diretiva, propõem a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.

Continue navegando