Buscar

Exercícios 2º Lei de Mendel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: BIOMEDICINA
DISCIPLINA: GENÉTICA
ESTUDO DIRIGIDO - PROBABILIDADE
1.A probabilidade de um casal heterozigoto para um gene recessivo que causa o albinismo ter dois filhos (não importando o sexo) normais é de:
a)1/4 b) 3/4 c)1/16 d)3/16 e)9/16
2.Em um determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene A, letal em homozigose. Seu alelo recessivo a condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente:
a)1/2 e 1/2 b)1/4 e 3/4 c)2/3 e 1/3 d)3/4 e 1/4
3. Calcule a probabilidade de um homem com pele normal, filho de pais normais, cujo irmão é albino, ter duas meninas albinas, se casar com mulher heterozigota?
4. Se jogarmos, ao mesmo tempo, um dado e uma moeda para cima, qual a probabilidade de obtermos face 5 e cara ou face 3 e coroa?
5.Na espécie humana a acondroplasia é caracterizada pela presença de braços e pernas anormalmente curtos. Quando a anomalia é muito grave, os indivíduos possuem genótipo homozigoto dominante e morrem antes de nascer. A forma branda da doença afeta indivíduos heterozigotos , enquanto os normais são homozigotos recessivos. A probabilidade de um casal, em que ambos são acondroplásicos, ter uma criança de sexo feminino normal para a acondroplasia é:
a)2/5 b)2/3 c)1/3 d)1/2 e)1/6 
6. Se admitirmos um casal onde ambos têm queratose (uma doença da pele), produzida por gene dominante, calcule a probabilidade de que eles gerem três filhos (de qualquer sexo), sendo o primeiro normal e os demais afetados pela queratose, sendo que ambos os pais são heterozigotos?
7. Se um determinado casal é heterozigoto para um determinado caráter, calcule a probabilidade de que tenham uma filha homozigota dominante ou uma filha que seja heterozigota.

Continue navegando