Portflio-Conhecimentos-sobre-o-corpo
4 pág.

Portflio-Conhecimentos-sobre-o-corpo


DisciplinaConhecimento Sobre O Corpo Humano19 materiais109 seguidores
Pré-visualização1 página
\ufffd_____________________________________\ufffd
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
PORTFÓLIO 9a SEMANA
PRIMEIRA ATIVIDADE CINESIOLOGIA
DIEGO POGIAN
 R.A. 1092095
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: RODRIGO DE FRANCA
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
SETEMBRO DE 2013
PRIMEIRA ATIVIDADE CINESIOLOGIA
De acordo com o estudo realizado no material disponível sendo a apostila, compreendi as perguntas e formulei essas respostas descritas abaixo.
Qual a diferença entre cinemática e cinética?
A cinemática analisa o movimento sem analisar as forças que o causa. Já a cinética estuda as forças que causam o movimento e, também, as que surgem em função do movimento.
O que é Cadeia Cinemática Articular?
Corresponde a uma cadeia de músculos. É o grupo de músculos mono e biarticulares motores da cadeia articular. 
O que é Cadeia Cinemática Muscular?
É um grupo de músculos mono ou biarticulares motores da cadeia articular.
O que é um movimento realizado em cadeia aberta? E o realizado em cadeia fechada?
Na cadeia fechada, todos os segmentos se movem e são mais funcionais, como, por exemplo, o ato de sentar e levantar de uma cadeira. Esse tipo de movimento realiza além do trabalho articular e muscular, uma ativação sensório-motora. 
Já a cadeia aberta, nem todos os segmentos se movem e, embora os movimentos também sejam utilizados nas atividades diárias, eles podem ser menos funcionais pelo menor número de articulações se movendo, como exemplo, e levar um objeto à boca realizando o movimento do ombro, do cotovelo, do punho e da mão, e realizar o mesmo movimento mantendo o ombro imóvel e movimentando apenas o cotovelo, o punho e a mão.
Como definir força? O que é torque?
Força é a reação capaz de modificar o estado de repouso ou de um movimento de um determinado corpo. O torque é o movimento de rotação criado por uma força enquanto o momento se relaciona com a ação de flexão de uma força, como exemplo, no salto com vara, em que ocorre a flexão desta gerada por uma força.
 
Quais são as três alavancas existentes? 
São as alavancas de primeira classe também conhecida como interfixa ou alavanca de equilíbrio. Alavancas de segunda classe também conhecida como inter-resistente ou alavanca de força. E a alavanca de terceira classe também conhecida como alavanca interpotente ou alavanca de velocidade. 
Em relação ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação de ombro, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os motores principais dos movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura escapular?
 Considerando o grau de mobilidade a articulação do ombro pode ser classificada como sinovial, do tipo triaxial e esferoide. 
 As articulações que compõe o complexo articular da cintura escapular são: a Articulação glenoumeral (sinovial-triaxial-esfenoide), a Articulação subacromial também conhecida como falsa articulação, a Articulação escapulo torácica (plana-axial), a Articulação acromioclavicular (plana-axial) e a Articulação esternoclavicular (selar). 
 A escápula possui importantes movimentos que compõem a mobilidade do ombro. São eles: elevação, depressão, abdução (protração), adução (retração), rotação lateral e medial, e inclinação anterior e posterior. 
Quanto ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do cotovelo, e qual o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular do cotovelo? Quais são os motores principais dos movimentos do cotovelo? 
 Considerando o grau de mobilidade a articulação do cotovelo pode ser classificada como sinovial, monoaxial do tipo gínglimo. As articulações que compõem o complexo articular do cotovelo são: a Articulação umeroulnar, a Articulação umerorradial e a Articulação radioulnarproximal. 
Os motores principais do movimento do cotovelo na supinação do antebraço são o bíceps braquial e supinador. Na pronação os músculos motores são pronadores redondo e quadrado. 
De acordo com o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do punho, e qual o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular do punho? Quais são os motores principais dos movimentos do punho?
A articulação do punho pode ser classificada como sinovial, biaxial do tipo condilar ou elipsoide. As articulações que compõem o complexo articular do punho é as articulações das extremidades distais do rádio e do disco articular. Os motores principais dos movimentos do punho são os músculos flexores do punho: músculo flexor radial do carpo, músculo flexor ulnar do carpo e músculo palmar longo. E os músculos extensores do punho: sendo, músculo extensor radial longo do carpo, músculo extensor radial curto do carpo e músculo extensor ulnar do carpo. 
Quais são as articulações que compõem as mãos? Quais os motores principais dos movimentos dos dedos extrínsecos das mãos? Quais são os músculos intrínsecos das mãos e suas funções? 
Nas mãos existem várias articulações, sendo elas: as Carpometacarpianas, as Intermetacarpianas, as Metacarpofalangeanas e as Interfalangiana. 
 Os motores principais dos movimentos dos dedos extrínsecos das mãos são: o Flexor superficial dos dedos, o Flexor profundo dos dedos, o Extensor comum dos dedos, o Extensor próprio do indicador e o Extensor do dedo mínimo.
 Os músculos interósseos dorsal abduzem as articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quarto dedos. E os músculos interósseos palmares abduzem as articulações metacarpofalangeanas dos dedos. 
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO