Buscar

Coesão e coerência textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COESÃO TEXTUAL
Para que se constitua um texto na modalidade escrita formal da língua, é necessário que as ideias se articulem em um todo significativo. Pode-se construir essa articulação, ou coesão, por meio de vários recursos.
A manutenção do tema é um desses recursos, mas não é suficiente. A ordem das palavras no período, as marcas de gênero e de número, as preposições, os pronomes pessoais, os tempos verbais, os conectivos funcionam também como elos coesivos. Cada um desses elementos estabelece conexões, articulações, ligações, concatenado as ideias, e permite a progressão do texto, ou seja, a estrutura das frases contribui para criar coesão entre os constituintes de um texto.
Além dessas formas sistemáticas de ligação entre as palavras, existem quatro outras estratégias de coesão: referencial, lexical, por elipse e por substituição.
Coesão referencial: se constrói pela menção de elementos que já apareceram, ou vão aparecer, no próprio texto. Para tal, são empregados pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, aqui, onde etc.). Esses recursos tanto podem se referir, por antecipação, a elementos que serão citados na sequência do texto, quanto podem retomar elementos já citados no texto ou que são facilmente identificáveis pelo leitor:
A vida agitada é uma das causas do estresse do homem moderno. Ela pode provocar diversas formas de ansiedade.
Coesão lexical: a manutenção da unidade temática do texto exige certa carga de redundância. Assim, pode-se estabelecer uma corrente de significados retomando-se as mesmas ideias e partes de ideias por meio de diferentes termos e expressões. Isso acontece por meio da reutilização de palavras, pelo uso de sinônimos, pelo emprego de expressões equivalentes para substituir termos já usados, ou para identificar ou nomear elementos que já apareceram no texto.
O Doutor Pedro concedeu entrevista no intervalo do congresso. O cientista entrevistado reconhece que, a partir do emprego dos conhecimentos científicos, é possível racionalizar o sistema de produção. Agora esse estudioso
Quer contribuir para a democratização do saber.
Coesão por elipse: omissão de elementos facilmente identificáveis ou que já tenham sido citados anteriormente. Essa omissão é marcada por uma vírgula. Pronomes, verbos, nomes e frases inteiras podem estar implícitos.
A metodologia científica é um conjunto de atividades sistematizadas, racionais, que, com segurança e economia, permite que os objetivos sejam atingidos. Implica a concepção das ideias quanto à delimitação do problema dentro do assunto.
Coesão por substituição: substantivos, verbos, períodos ou largas parcelas de texto são substituídos por conectivos ou expressões que resumem e retomam o que já foi dito. Por exemplo: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro etc.
COERÊNCIA TEXTUAL
A unidade de sentido de um texto decorre da articulação entre as ideias, ou seja, é resultado da possibilidade de interpretação dos argumentos. A coerência textual está intimamente ligada a uma série de atos enunciativos que permitem a interpretação de um conjunto de ideias em uma dada situação de comunicação.
Afirmações contraditórias comprometem a coerência textual.
Atualmente a lei reduziu significativamente o número de mortes no trânsito nas estradas brasileiras. Reduziu também o percentual de atendimentos hospitalares, e o número de acidentes de trânsito é hoje muito grande, e crescente, mas 30% dos acidentes são causados por bêbados ao volante.
A lei seca vem trazendo muitos inúmeros casos de morte, em todo Brasil, a maioria dos motoristas 90% são jovens, muitos dirigem sem a carteira de motorista.
Tautologia equivale ao pensamento circular, em que a mesma ideia é repetido no texto de formas diferentes.
O Brasil é o país que mais tem acidentes com vítimas fatais no trânsito, sendo que 30% desses acidentes são causados por motoristas embriagados. Os motoristas bêbados que bebem antes de dirigir causam muitos acidentes. A associação de bebidas e direção causa muitos acidentes. O que provoca mais acidentes é beber e dirigir.
EXERCÍCIOS
Complete os períodos abaixo usando mecanismo de coesão:
Perto da faculdade havia uma lanchonete. Costumávamos ir ______ depois das aulas.
Obama tem evitado os repórteres. _____________ prefere não fazer declarações no momento.
Ricardo diz que está muito feliz no novo emprego. O pai ________ não acha que _____ seja verdade.
Junte os pares de orações abaixo, iniciando conforme se sugere, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que foram necessárias:
O dia estava frio. / Resolvemos ficar em casa. (relação de consequência) 
O dia estava tão frio .............
Seu projeto foi recusado. / As explicações foram convincentes. (relação de concessão)
Embora ...
Resolvemos ficar em casa. / Assim poderíamos descansar. (relação de finalidade)
Resolvemos ficar em casa...
Ele crescia. / Ele ficava mais magro. (relação de proporção)
À medida ...
Ele era estudioso. / Todos os outros alunos da turma eram estudiosos. (relação de comparação)
Ele era tão estudioso ...
Meus amigos vieram visitar-me. / Cheguei de viagem. (relação de tempo)
Assim que ...
Construa uma nova versão do texto a seguir, utilizando em relação às palavras o artista plástico baiano Emanoel Araújo, os mecanismos de coesão que julgar adequados:
Durante mais de um ano, o artista plástico baiano Emanoel Araújo empreendeu um mergulho profundo, em busca da produção artística dos negros no Brasil. O resultado pode ser visto na exposição A Mão Afro-brasileira. A paciente pesquisa do artista plástico baiano Emanoel Araújo exigiu fôlego redobrado. Para chegar às raízes negras da arte brasileira, o artista plástico baiano Emanoel Araújo desceu ao século XVIII, na produção do barroco e do rococó. Para avaliar o momento atual de produção dos artistas negros, o artista plástico baiano Emanuel Araújo convocou 68 artistas negros a enviar obras para a exposição.
Faça o mesmo com a palavra baleias:
Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até há pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicar por que as baleias encalham. Segundo uma hipótese corrente, as baleias se suicidariam ao pressentir a morte, em razão de uma doença grave ou da própria idade, ou seja, as baleias se desorientariam por influência de tempestades magnéticas ou de correntes marinhas.
Agora, dois pesquisadores de Departamento de História Natural do Museu Britânico, com sede em Londres, encontraram uma resposta científica para o suicídio das baleias. De acordo com Katharine Parry e Michael Moore, as baleias são desorientadas de suas rotas em alto-mar para as águas rasas do litoral por ação de um minúsculo verme de apenas 2,5 centímetros de comprimento. Ele se aloja no ouvido das baleias, impedindo que as baleias se orientem pelo eco da voz.
Leia o texto que segue e responda às questões propostas:
João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.
(Texto cedido pela professora Mary Kato. Apud Ingedore G. Villaça Koch e Çuiz C.Travaglia. Texto e coerência. 4. ed. São Paulo : Cortez, 1995. P 32-3.)
A cena narrada ocorre à noite (“Na noite em que completava 30 anos”). No entanto, o que João olhava, sentado à frente de sua casa?
João está completando 30 anos. No entanto o filho que retorna saíra havia 20 anos para alistar-se no exército. Portanto, qual é a idade do filho? Levante hipóteses: que idade aproximadamente deve ter João?
João morava numa colina, diante de um cenário desértico. Que elementos do texto contrariam essa informação?

Outros materiais