Buscar

INFRAESTRUTURA DE SUPORTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Infraestrutura de suporte
Definição
Dado
Informação
Conhecimento
Sistema
Sistema de Informação
Qual a importância da informação nas organizações?
Dado
Correntes de fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. 
(LAUDON & LAUDON, p. 7, 2005).
Informação
Dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos (LAUDON & LAUDON, p. 7, 2005).
Conjunto de fatos (dados) organizado de modo a fazer sentido para o destinatário.
Conhecimento
Representa a percepção e a compreensão de um conjunto de informações e de como estas informações podem ser úteis para uma tarefa específica (Stair & REYNOLDS, p. 4, 2002).
Informações organizadas e processadas para transmitir discernimento, experiências, aprendizagem acumulada ou habilidade, se aplicável a um problema ou processo empresarial atual.
Exemplos
Dado: código do produto, descrição do produto.
Informação: produto mais vendido, marca do produto mais vendido.
Conhecimento: conhecimento organizacional que pode evitar que um gerente cometa os mesmos erros de outro gerente, cozinhar arroz.
SISTEMA 
Ludwig Von Bertalanffy – biólogo que estudou organismos vivos e percebeu que mesmo existindo diferenças entre eles, haviam características comuns em todos.
Característica mais importante: identidade ou objetivo. 
Interação dos organismos para atingir um objetivo.
Definição: conjunto de elementos independentes em interação, com vistas a atingir um objetivo.
Subsistemas: elementos independentes que interagem.
			
											Cautela e Polloni (1986)
Sistema de Informação
Conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que de sua interação sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões.
									Cautela e Polloni (1986)
Sistema de Informação
Conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização (LAUDON & LAUDON, p. 7, 2005).
Tipos de sistemas de informação
1. Sistemas de Processamento de Transações (SPT ou TPS)
1. Sistemas de Processamento de Transações (SPT ou TPS)
Sistemas integrados computadorizados básicos que realizam e registram as transações rotineiras, repetitivas, comuns, necessárias ao funcionamento da empresa.
Demanda grande quantidade de entrada de dados e produz grande quantidade de saída, sem exigir processamento complexo ou sofisticado.
Processam detalhadamente os dados necessários visando atualizar os registros das operações da organização.
Processamento desses sistemas inclui: coleta, edição, correção, manipulação, armazenamento de dados e produção de documentos.
Radiometropole (2012)
Oliveira (2012)
2. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG ou MIS)
2. Sistemas de Informações Gerenciais (SIG ou MIS)
Fornecem suporte às funções gerenciais, com relatórios ou acesso on-line a registros da empresa originados dos SPT. Apóiam as funções de planejamento, controle e decisão. 
Provê aos gerentes informações e suporte à decisão, respostas as operações diárias, feedback, agregando valor aos processos da organização. Sua utilização abrange todos os níveis da administração.
Características de um SIG
Geram relatórios com formatos fixos e padronizados: podem conter os mesmos tipos de informações, colocados nos mesmos locais nos relatórios, para serem usados por diferentes gerentes para propósitos diferentes.
Produzem relatórios impressos e em tela.
Usam dados internos armazenados no computador.
Exemplo SIG Contábil
Executa várias atividades importantes, fornecendo informações agregadas relativas a contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, entre outras aplicações.
O SPT da organização colhe os dados contábeis, os quais são usados pela maioria dos outros sistemas de informação funcionais.
		 (STAIR & REYNOLDS, p. 302, 2002)‏
3. Sistemas de Suporte à Decisão (SSD ou DSS)‏
3. Sistemas de Suporte à Decisão (SSD ou DSS)‏
Pode fornecer assistência imediata na solução de problemas complexos não suportados por um SIG tradicional. Alguns desses problemas são únicos e nem sempre muito claros (STAIR & REYNOLDS, p. 19, 2002).
Utilizam como fontes internas SPT e SIG e podem usar fontes externas.
Exemplo
Estimar o impacto de um aumento no preço do papel nos lucros de um jornal, a informação gerada poderia estimular o editor e o gerente de marketing a aumentar o espaço destinado à publicidade em vez de aumentar o preço do jornal.
Características de um SSD
Lidar com grandes quantidades de dados de diferentes fontes. Ex: bancos de dados diferentes armazenados em computadores ou redes diferentes, Internet, intranet corporativa.
Prover flexibilidade de relatório e de apresentação: SPT e SIG disponibilizam relatórios em formatos fixos, SSD possuem maior variedade de formatos.
Oferecer orientação gráfica e de texto: produzem textos, tabelas, desenhos lineares, gráficos de pizza, curvas de tendências.
Suportar a análise drill down: detalhamento de informações, ex: custo total do projeto, custo total em cada fase, atividade ou tarefa do projeto.
Executar análises complexas e sofisticadas bem como comparações usando pacotes de softwares avançados.
Executar análise de sensibilidade, simulações e dispor de ferramentas de “atingir metas”. Análise de sensibilidade: introduzir mudanças hipotéticas nos dados do problema e observar o impacto nos resultados.
Integração entre SPT, SIG e SSD
Acessam o mesmo banco de dados.
SPT de faturamento envia faturas mensais aos clientes. 
SIG de faturamento produz relatórios semanais aos gerentes sobre faturas atrasadas.
SSD de faturamento realiza uma análise de sensibilidade para determinar o impacto do atraso nos pagamentos das faturas sobre o fluxo de caixa, receita e níveis de lucros atuais.
Apoio à Decisão
Referências
GIL, Antonio de Loureiro. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: contábil, financeiros. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informação Gerenciais.Pearson Education do Brasil, São Paulo, 5. ed, 2005.  
OLIVEIRA, Monique. Rede de supermercados seleciona 115 profissionais no Ceará. Disponível http://blog.jangadeiroonline.com.br/to-na-janga/rede-de-supermercados-seleciona-115-profissionais-no-ceara-9966/. Acesso 13 fevereiro 2012.
Radiometropole. Disponível: http://www.radiometropole.com.br/noticias/index_noticias.php?id=VG5wcmVFOUVZejA9. acesso em 13 fevereiro 2012.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. 4. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais