Buscar

ATPS Estrategia Dinamica Competitiva Oficial.

Prévia do material em texto

Pólo de Apoio Presencial de Roseira
Curso de Administração - 8º Semestre
Disciplina-Estratégia e Dinâmica Competitiva
Grupo:
Bruno Ramos RA: 372375
Poliana Arruda RA: 372686
Sheila Ramos RA: 388470
Wilson Meola RA: 394764
Professor a Distância – Roberto Bertola
Professor da Disciplina – Tutor EAD: Bruno Moreno de Moraes
Roseira 16 de Novembro de 2015
SUMÁRIO
 CAPA .............................................................................................................. 
SUMÁRIO ........................................................................................................
INTRODUÇÃO................................................................................... 
Falta
INTRODUÇÃO 
No Cenário atual, muitas empresas estão optando por dividirem seus negócios em Unidades Estratégicas de Negócios, que representa agrupamentos de atividades que possuem amplitudes de negócios, com o objetivo de buscar a otimização dos resultados da organização.
Afinal, a concorrência assume escala global e postura cada vez mais agressiva, forçando as empresa a buscarem constante melhoria em seus processos, produtos ou serviços, rapidez e melhoras nos preços.
As Unidades estratégicas de Negócios (UEN) são empresas que se descentralizam em sub atividades, se espera que cada uma destas atividades tenha vida própria, com receitas e despesas, porem respeitando estratégias, regras e objetivos do contexto global da organização.
Estas estruturas são orientadas para negócios ou para um conjunto de negócios relacionados; tal focalização estimula o desenvolvimento de unidades mais especializadas e sintonizadas com um tipo de mercado, em relação a conhecimento, eficiência e especialização.
As UEN auxiliam a otimização dos resultados da organização e uma de suas principais vantagens esta na focalização do negocio, que assegura maior foco e compreensão do mercado e desenvolvimento de competências especificas para o negocio.
Neste ambiente, mais do que nunca, requer-se das UEN o uso de indicadores de desempenho que funcionem como elementos básicos dentro do processo de gestão, que sejam sistemas de medição, que reflitam todas as mudanças de ambiente, que forneçam informações para analisar se as suposições que estão por trás das estratégicas utilizadas são validas ou não.
Os indicadores de desempenho devem ser desenvolvidos para auxiliar a implantação da estratégia empresaria, devem objetivar a aprendizagem organizacional e servirem como sinais vitas da organização. Assim podem funcionar como diagnostico situacionais, em, que, mais do que simples indicadores financeiros, podem atuar como ferramentas de gerenciamento que direcionem as mudanças, a posição competitiva da empresa como um todo; aprimore processos e funcionem como ferramentas para melhor prever o futuro.
 Unidade Estratégica de Negócios
A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado para alcançar a máxima eficiência e eficácia.
O intuito com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN.
Área estratégica de Negócios. A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.
Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN, seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformações, instabilidades do setor, concorrência, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.
Claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.
Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.
A Unidade Estratégica de Negócios tem como finalidade, dentre outras, de diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada AEN (Área estratégica de Negócios).
A empresa que vamos elaborar uma unidade de estratégia é a Serramar que é uma empresa de grande porte, que atua no setor de laticínios.
Empresa Serramar 
A Cooperativa de Laticínios SERRAMAR (antiga Cooperativa de Laticínios de Guaratinguetá), fundada em 02 de Abril de 1944, possui hoje mais de 800 cooperados ativos, reunindo produtores de diversos municípios do interior do estado de São Paulo - Guaratinguetá, Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira e São José do Barreiro.
Produz atualmente mais de 65 milhões de litros de leite, contando com uma ampla rede de distribuição, levando a saúde do campo a regiões como o Vale do Paraíba, Campinas, Região Bragantina, Região Sul Fluminense, Litoral Norte, São Paulo e Grande São Paulo.
Em uma moderna unidade industrial, reinaugurada em dezembro de 2012, o leite das fazendas é processado pelas mais modernas tecnológicas, garantindo e originando produtos da mais alta qualidade, da marca Serra Mar, Milk Mix.
A SERRAMAR está continuamente em busca de novos desafios, investindo, crescendo e ampliando sua posição no cenário nacional, alicerçada sempre no relacionamento com seus cooperados, clientes, funcionários e colaboradores
 Descrição da Empresa
É uma cooperativa que tem uma visão do todo, mas sem nunca se esquecer de cada um. Para isso, a modernização e o desenvolvimento da Cooperativa precisam estar baseada nos seguintes princípios e no seguimento que atua: Iogurte 
1 – Maior produtividade das fazendas cooperadas, através de:
- assistência técnica;
- menor custo de insumos;
- maior estabilidade na remuneração pela produção.
2 – Reestruturação administrativa e industrial para adequação de custos e procedimentos.
3 – Ampliação das áreas de atuação comercial.
4 – Sempre em busca de novas tecnologias para se obter ganhos estáveis e constantes, independentes dos concorrentes comuns do mercado próximo.
 A empresa esta localizada:Avenida da Exposição 353, Vila Regina- Guaratinguetá, Cep: 12522-190 Sac: 0800-7717116
Conceito Análise Swoot
A análise swot é uma forma útil de se analisar a relação da empresa com o ambiente externo, onde pose-se planejar a estratégia avaliando suas forças e potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Ambiente Interno
Força: - Forte condição financeira
- Marca (imagem ou reputação) 
- Pioneiro no segmento 
- Vantagens de custo
- Expansão da linha de produtos
- Talento para inovação
- Bom serviço ao cliente- Melhor qualidade de produto
- Alianças ou parcerias
Fraquezas: - Custos mais altos que os concorrentes
- Lucros reduzidos
- Problemas operacionais
- Atraso em Linha estreita de produtos
Ambiente Externo
 Oportunidades: - Novos mercados
- Expansão geográfica
Ameaças: - Novos concorrentes 
- Crescimento vagaroso no mercado
- Perda de vendas para substitutos
- Necessidades reduzidas do produto para os clientes
- Queda no crescimento do mercado
- Elasticidade no preço
 Análise da Concorrência
Análise competitiva e da concorrência
Muitas empresas estão criando produtos para se adaptar à nova tendência de alimentos saudáveis. No entanto, três delas se destacam nesse setor. São elas: Danone, Unilever e Nestlé. Elas têm investido fortemente em produtos voltados a saúde e bem-estar, com em tecnologias, produção, logística e marketing, sempre com o objetivo de promover tais produtos com alto valor agregado, e conseqüentemente ganhar vantagem competitiva. Durante o período de 2006-2008, esses principais players reformularam as embalagens de algumas linhas reforçando a idéia de passar mais informações sobre os benefícios que eles podem causar.
Nestlé
No setor de laticínios, a Nestlé fez uma joint-venture com a Fonterra que resultou na marca Dairy Partners Américas em 2002. No site da Nestlé, os consumidores podem achar informações sobre que tipo de alimentação as pessoas devem ter de acordo com sua idade, assim como a pirâmide de alimentação, informações a respeito de vitaminas e minerais, e a prática de exercícios físicos. Os principais produtos da empresa que se relacionam com as informações contidas nos sites (DairyProducts) são: Molico, Leite Ninho e Nesquik; Nescau; Ninho Soleil, Nestlé NesVita (iogurte funcional para adultos), e iogurte probiótico com ActiFibras (fibras solúveis, vitamina E, e cálcio), produto com o qual a empresa foi pioneira no mercado ao lançá-lo.
A Nestlé lançou a marca Sollys, com posicionamento ligado a saúde e bem-estar, cuja linha é composta por produtos como bebidas, iogurtes, cookies e barras de cereal, todos à base de soja. Em agosto de 2008, lançou a sopa Maggi Good Light em parceria com o Pão de Açúcar, dona da marca Good light de produtos voltados à saúde, tendo como expectativa alcançar R$6 milhões no ano.
O ponto chave na estratégia de crescimento da Nestlé é continuar investindo pesadamente em produtos voltados a saúde e bem-estar, com alto valor agregado e que lhe rendam margens mais altas. A companhia foca em marcas fortes em cereais matinais, sopas e barras de cereais, promovendo-os como uma plataforma saudável aos consumidores. Podem-se tomar como exemplos todos os cereais matinais da Nestlé, que foram fortificados com vitaminas e minerais. A empresa irá continuar a realizar grandes investimentos em produtos à base de soja, da recém lançada marca Sollys.
Danone
O principal negócio da Danone no Brasil é inteiramente concentrado em produtos de valor agregado, com baixo teor calórico e produtos funcionais, como Corpus, e em particular Danone Activia, considerado um dos mais importantes produtos dentro do portfólio em termos de lucros no Brasil. O iogurte é freqüentemente promovido na mídia com o slogan “vida saudável”.
Unilever
O slogan da Unilever é “Sentir-se bem, ficar bonito e aproveitar mais a vida”. Seguindo este mote, a Unilever tem focado em sua marca Becel, considerada uma alternativa saudável a manteiga, banha e margarinas duras, ricas em gordura poliinsaturada e com baixo teor de gordura saturada. A Becel foi a primeira marca lançada no mercado em que atua, e tem como público-alvo pessoas com colesterol alto e que conseqüentemente correm riscos com o coração. A marca se posiciona como a marca que cuida da saúde do coração dos brasileiros. A Unilever e a Perdigão formaram uma joint venture, para produzir e distribuir os produtos Becel. Com a joint venture, há altas probabilidades de a marca se expandindo, com lançamentos de novos produtos voltados a saúde e ao bem-estar em novos setores, sob a marca Becel.
Em 2008, a Unilever lançou duas importantes linhas voltadas a saúde e bem-estar: uma variante mais saudável de Hellmann´s (com 25% menos sal, com Omega-3, versões light), e Knorr Vitale, uma linha de temperos em cubo, sopas desidratadas e molhos de tomate, que contêm 20% menos de sal e com menor teor de gorduras.
O posicionamento Atual da Empresa
A empresa tem um ótimo posicionamento, pois tem muita saída dos produtos, há poucas reclamações em sites, tem muitas vendas dos produtos, sempre estando preocupados com a qualidade dos produtos e com a satisfação dos clientes.
Cooperativa apresenta os resultados obtidos durante o exercício de 2014.
Crescimento Em 2014, a Sicredi Vanguarda cresceu 21%, ultrapassando R$ 1,7 bilhão em ativos totais. Presente no Vale do Paraíba desde 2013 com oito Unidades de Atendimento, para 2015 a cooperativa irá expandir com a instalação de mais quatro Unidades, sendo elas: Cruzeiro e Ubatuba, em São Paulo, Volta Redonda e Resende, no Rio de Janeiro. Na avaliação do gerente Maiki o desempenho da cooperativa reflete a confiança do associado. “Colocamos à disposição dos nossos associados e da comunidade uma instituição financeira completa, contribuindo para o crescimento apresentado”, pontua Maiki.
A Cooperativa de Laticínios de Guaratinguetá - SP, detentora das marcas Maringá, Milk Mix e Serramar inauguraram no dia 12-12-2012 as novas instalações e ampliações na indústria de laticínios.
A indústria teve a capacidade ampliada de 120.000 litros/dia para 250.000 litros/dia. A cooperativa nos últimos cinco anos vem ampliando sua linha de bebidas lácteas resultando em maior participação de mercado. Segundo o presidente, Pedro Guimarães, a captação de leite de produtores cooperados, nos últimos cinco anos, saltou de 82.000 litros/dia para os atuais 160.000 litros/dia e as estimativas são de que se atinja os 200.000 litros/dia a curto prazo.
Produto
Softh light
Um iogurte feito com frutas selecionadas, pouco açúcar, sendo considerado ótimo para regular intestino, pois contem fibras e frutas uma ótima combinação para quem tem o intestino preguiçoso, uma nova revolução no mercado de iogurte regulador, ser leve e ter sabor , novas expectativas em sabor e qualidade.
Analise Swot
Softh light é um iogurte feito exclusivamente para um publico exclusivo, um publico que precisa de um algo a mais para ajuda-los no funcionamento do seu aparelho digestivo, e foi pensando neste publico que o Softh light foi aprimorado com nutriente que enriquecem sua receita cada vez mais para que os nossos consumidores fiquem ainda mais satisfeitos com o nosso produto. È um produto diferenciado pois contem probiótico que ajudam na flora intestinal como também elementos da raiz de alcaçuz rica em antioxidante e anti-inflamatório, controlando também a taxa de colesterol no organismo.
Ambiente Externo
 Oportunidades: 
- Novos mercados
- Expansão para regiões distantes.
- Alianças e parcerias 
- Logística
Ameaças:
 - Novo concorrente potencia forte
- Perda de vendas para substitutos
 - Custos baixos.
 DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA UEN
Os profissionais de marketing da empresa devem então prosseguir para o estágio de marketing tático, para estabelecer as ferramentas do mix de marketing. As ferramentas são conhecidas como os quatro Ps:
•    Produto: Produto novo para ser lançado na mídia com expectativas grandes e a devastadoras em relação a qualidade do mesmo. A oferta ao mercado em si, especialmente um produto novo, sua embalagem é moderna e reciclável todos irão gostar.
•    Preço: O preço do produto será relevante pois por ser um produto novo temos que considerar um preço justo, junto com outros encargos como entrega, garantia etc.
•    Praça: As atividades que irá tornar o produto disponível acessível no mercado-alvo.
•    Promoção: A propaganda, promoção, mala direta e publicidade, para informar o mercado-alvo, lembrando da disponibilidade e dos benefícios doproduto.
Acreditamos, que com nossa posição no mercado, com as táticas de vendas, com os 4” ps , como nossas táticas de vendas como os colaboradores, com os produto em si, tudo está em perfeita harmonia, somente esperando nossa vitória e nosso recorde em vendas, pois acreditamos num produto que irá fazer a diferença, um produto novo, por que tudo que é novo nos destaca a curiosidade e nos permite experimentar, assim todos saem ganhando, tanto a empresa, como os colaboradores, os fornecedores até o consumidor final que somos nós mesmo.
Enfim, o trabalho em si nos mostrou novas possibilidades em conhecer a alma do negocio, desde a empresa, a fabricação , a produção, entrega e propagandas, tudo num contexto feito harmonicamente, nos ensinando muitas coisas novas.
Definição do Escopo da nova UEN
A empresa, após realizar o planejamento estratégico, deve gerar o produto designado, definir seu preço, distribui-lo e promovê-lo. Esse estágio é chamado de implementação.
 Todos os departamentos da empresa entram em ação. Nesse estágio podem ocorrer todos os tipos de problemas de implementação. 
A área de pesquisa e desenvolvimento pode não achar fácil criar o produto exigido. Os problemas de implementação freqüentemente ocorrem no âmbito de marketing e vendas. Dentre essas falhas estão: deixar de fazer a “pré-venda” das qualidades do produto e de seu preço á força de vendas, concepção inadequada da propaganda, deixar de prestar o atendimento prometido e assim por diante.
 A implementação do marketing requer relacionamentos ainda mais profundos.
Controle: A etapa final no processo de marketing é o controle. Empresas de sucesso são empresas que aprendem. 
A venda é vital para sua empresa, clientes, muitos gestores buscam, constantemente, a motivação de sua equipe de vendas como estimulantes para um bom desempenho. Na grande maioria das vezes, falar nesse assunto traz  uma enorme preocupação com custos.
No entanto, o “pulo do gato” para motivação está menos no financeiro e mais em trabalhar bem os talentos de sua força de vendas, é explorar o potencial máximo de cada um e em conjunto desenvolver um ambiente de trabalho que propicie o crescimento pessoal e profissional da equipe.
O líder que compreende o valor da força de vendas também entende que ela não está a serviço de sua empresa, mas a empresa é que deve lhe servir. Isso faz todo sentido se você, como nós, crê que o desenvolvimento da equipe de vendas consiste atividades que visam dar elas ferramentas que as mantenham em perfeito movimento e progressivos resultados.
Publico – Alvo: Adulto e Infantil, tanto em Danone, leites, queijo, manteiga, enfim os produtos em geral, cada qual para a sua necessidade do dia a dia .
O comportamento dos clientes em relação aos produtos é positivo, pois os clientes tem bom relacionamento com a marca e os produtos, pois a Empresa Serramar está a disposição a atender as necessidades dos seus clientes, sempre aprimorando seus produtos de acordo com os clientes.
Um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de estratégicas e táticas de marketing bem sucedidas no varejo consiste não só na identificação das necessidades dos segmentos de consumidores de uma empresa, mas também no entendimento de como se desenrola o processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores. Comportamento do consumidor deve ser um tema prioritário entre varejistas, pois conseguir conquistar e satisfazer o consumidor é o propósito máximo de qualquer empresa.
O comportamento do consumidor é formado por vários tópicos e assuntos que apesar de serem muito importantes para o varejista.
O modelo apresentado foi citado por Kotler(1998) como um possível método de comportamento do consumidor.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Portanto para que tudo seja feito na mais perfeita ordem, é necessário e de fundamental importância que exista o planejamento. Pois é nele que se consegue visualizar a maioria das oportunidades e dificuldades que vamos encontrar na administração de uma empresa seja qual for seu segmento. A estratégia é fundamental para o crescimento econômico de uma empresa, e busca das informações atualizadas no mercado são de extrema necessidade para o empreendedor evoluir e diferenciar de seus concorrentes.
Este trabalho tem por objetivo discutir e apresentar algumas considerações acerca das vantagens e implicações da utilização do conceito de UEN - Unidade Estratégica de Negócios, na gestão de empresas, de modo geral. O trabalho discute algumas relações que devem ser esclarecidas antes da plena adoção do conceito. Baseado na leituras e pesquisas feita acima citadas, autores em consultoria em empresas,crescimento de mercado, produtos, e analise de mercado, o trabalho propõe uma abordagem metodológica para permitir que gerentes possam definir, analisar e compreender os efeitos da utilização do conceito de UEN - Unidade Estratégica de Negócios, considerando as dimensões competitivas ou Fatores Críticos de sucesso típicos e intrínsecos da natureza de cada negócio. Sendo assim, podendo haver crescimento de empresas e se tornando grandes negócios.
Para disputar o jogo competitivo, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar os mercados-alvo e utilizar as ferramentas do marketing para satisfazer as necessidades do consumidor. Acima de tudo, os administradores de marketing devem elaborar estratégias de marketing que se adaptem à posição e aos recursos da empresa, fase a seus concorrentes e, depois, gerenciar e adaptar de maneira eficaz essas estratégias para as alterações do ambiente.
Com base nisso, estruturar um bom composto de marketing é uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa.
Outra questão importante com relação ao marketing , é que o ambiente de negócios e do mercado é extremamente dinâmico, ou seja, uma estratégia que funcionou muito bem no passado pode não funcionar mais no presente.
O trabalho nos ampliou a visão de como devemos nos relacionar com o mercado de trabalho. Quando se quer comprar um produto não pensar em apenas o mais barato, mas sim no que se trata o maior beneficio para o produto final e o cliente. Mostrando como o seu papel do é essencial para as empresas e para o empreendedor e gestores.
BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, I. Vamos abrir um novo negócio? São Paulo: Makron Books, 1995.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X1997000100002&script=sci_arttext
Acessado em: 03/11/2015 18:00hs
http://www.significados.com.br/swot/
Acessado em: 04/11/2015 18:30hs
http://www.gigaconteudo.com/unidade-estrategica-de-negocios-uen-resumo
Acessado em: 04/11/2015 19:00hs
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/saiba-como-fazer-uma-analise-swot/73989/
Acessado em: 02/11/2015 16:00hs
http://atualiza.aceguaratingueta.com.br/ADMinformativo/arquivos/pdf/INFORMATIVO%20MARCO.pdf
http://www.fundace.org.br/cooperativismo/projetos_pesquisa_Leite_2010_COOPERATIVAS.pdf
http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Vol1BovinoLeite.pdf

Continue navegando