Buscar

Lista 3 Fisica III -

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Campina Grande –UFCG
Disciplina: Física Geral III
Professora: Leide Pricila da Silva
Aluno(a): _____________________________________ Matrícula:___________
Turma 04- período 2015.2 Nota:__________
Atividade-Unidade III
Questão 01: 
Uma bateria de f.e.m. ε e resistência r é conectada a um circuito externo de resistência R, o qual é ajustável. Como deveria a resistência externa ser ajustada de modo que a maior quantidade possível de potência seja dissipada no circuito externo? Qual deve ser este valor de dissipação de potência máxima?
Determine o valor da corrente e a diferença de potencial sobre o resistor Rx no circuito abaixo. Considere (ε = 12,6 v ; ε’ = 6,3 v ; r = 0,03 Ω ; r’ = 0,02 Ω e Rx = 0,2 Ω )
No circuito abaixo, um capacitor de capacitância C = 2,0µF é carregado por uma f.e.m. de 100 volts através de uma resistência de R = 5000 ohms. Quanto temo leva para descarregar o capacitor a uma diferença de potencial igual a 99% daquela gerada pela f.e.m.? Se depois o capacitor estiver descarregado através de uma resistência de 20000 ohms, qual será a corrente depois de 0,15 seg? Suponha que haja uma diferença de potencial inicial de 100 volts através do capacitor.
a) Qual a corrente no circuito da figura ao lado? A f.e.m. e os resistores têm os seguintes valores: ε1 =2,1V, ε2 =4,4V, r1=1,8 Ω, r2=2,3 Ω, R=5,5 Ω. b) Qual a diferença de potencial entre os pontos a e b? s) E entre os pontos a e c?
 A figura ao lado mostra um circuito com duas malhas. Os elementos têm os seguintes valores: ε1 =2,1V, ε2 =6,3V, r1=1,7 Ω, R=3,5 Ω. a) Encontre as correntes do circuito. b) Qual a diferença de potencial entre os pontos a e b no circuito?
a) Determine a resistência equivalente do arranjo amostrado ao lado, utilizando os valores R1=4,6 Ω, R2=3,5 Ω e R3=2,8 Ω. b) Qual o valor da corrente que passa por R1 quando uma bateria de 12,0 V conectada entre os pontos a e b?
Considere um pedaço de resistência de aquecimento em forma de fio feito de liga de níquel-cromo-ferro chamado de nicromo; este fio dissipará mais calor: a) o seu comprimento total está conectado através da linha de tensão, ou b) o fio é cortado na metade e estas duas metades são conectadas em paralelo à linha de tensão? 
Considere a figura abaixo que mostra um cubo feito de 12 resistores, cada um com resistência R. Determine R12, a resistência equivalente entre os cantos do cubo.
Um resistor R (=6,2MJ) e um capacitor C(=2,4F) são conectados em série, e uma bateria de 12 V de resistência interna desprezível é conectada ao arranjo desses componentes. a) Qual a constante de tempo capacitiva desse circuito? b) Em que instante depois de a bateria ser conectada a diferença de potencial entre os terminais do capacitor será igual a 5,6V?
Um capacitor C descarrega através de um resistor R. a) Após quantas constantes de tempo a sua carga cai para a metade de se valor inicial? b) Após quantas constantes de tempo a energia armazenada cai à metade de seu valor inicial?
Três baterias exatamente iguais (ou seja, possuindo a mesma fem e a mesma resistência interna) são ligadas conforme indicado na Figura 6.3. Determine a ddp medida pelo voltímetro V.
Considere o circuito básico de uma ponte de Wheatstone. Determine a relação entre as resistências R1, R2 e Rx para que o galvanômetro C não indique nenhuma corrente.

Continue navegando