Buscar

Conhecimento e Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
METODOLOGIA CIENTIFÍCIA
LIVRO UTILIZADO: INTRODUÇÃO À METOLOGIA DA PESQUISA
DISCENTE: LUCAS MAGALHÃES PORTO 
CONHECIMENTO: UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
A evolução humana fez o homem perceber que os fenômenos que aconteciam à sua volta podiam ser compreendidos e explicados de forma racional, ou seja, sem utilizar a influência das crenças. Isto representou um grande avanço para a sociedade, que a partir de então, passou a observar e fazer suas conclusões através de experimentos e pesquisas, tentando explicar os fatos. 
Mas não foi tão simples assim. Para que o homem pudesse fazer análises críticas dos fenômenos ao seu redor, ele teve primeiramente que compreender que seus raciocínios e conclusões eram parte de um conhecimento adquirido ao longo de sua vida e que não surgiram de imediato, mas que vieram de um longo processo de aprendizagem. Sendo assim, é verídico afirmar que o conhecimento é um ato humano prolongado e contínuo e que nos distingue de todos os outros seres. Um animal, por exemplo, pode aprender por adestramento, mas isso não o difere tanto de nós, já que também temos essa capacidade. Contudo, refletir sobre nossas ações e compreender por que realizamos uma determinada tarefa é algo inerente à razão humana. 
O conhecimento transforma o homem e o meio em que ele vive. É através dele que nós temos a capacidade de fazer com que a natureza seja usada ao nosso favor, trazendo-nos benefícios e facilidades. Ele é a asa que nos leva para o céu, isto é, um processo que nos faz evoluir e ascender, não possuindo um limite, já que é infinito. Não pode um homem saber tudo, mas apenas uma parcela do universo. 
É importante ressaltar que o conhecimento não é permanente. É mutável, pois faz parte de um processo que, ao longo do tempo, é acrescido de novas descobertas, ficando mais complexo e explicativo, porém ainda não acabado. Com novas informações, o homem adquire um domínio maior sobre a realidade, o que contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda é de se ressaltar que, quando digo informações, não me refiro propriamente ao conhecimento, mas a frações dele que, em conjunto, o formam.
O anseio pela descoberta muda o homem. Deixamos de agir pelo instinto e passamos a observar cada vez mais o mundo. Assim, é visível que não são as respostas, mas sim as perguntas que nos instigam. Por isso, quem acredita que a ignorância faz do homem mais feliz por não conhecer os problemas, é ignorante por não saber que a razão o faz questionar e elaborar soluções para as nossas mazelas. Querer acreditar que não haja problemas não significa que eles não existam. 
Platão, filósofo grego nascido em Atenas, exemplificou bem o que o conhecimento representa para o homem com a Alegoria da Caverna, presente em sua obra A república. Na alegoria, homens viviam presos em uma caverna onde viam projeções de sombras de um mundo exterior. Após um deles conseguir sair, este percebe que o local onde estava preso era apenas uma projeção da realidade. Analogamente, o conhecimento liberta as pessoas fazendo com que elas consigam viver no mundo “real”, ou seja, racional. 
O conhecimento pode ser adquirido pelos sentidos, mas a principal fonte de aprendizagem é o raciocínio. Entretanto, para que isso ocorra é imprescindível que o homem se mostre interessado.

Continue navegando