Buscar

Anatomia - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Circulatório – Resumo
O coração está situado sobre o diafragma próximo da linha mediada da cavidade torácica no mediastino.
A extremidade pontiaguda do coração é o ápice e a parte mais larga, oposta ao ápice é a base.
Pericárdio – membrana que envolve/protege o coração.
Pericárdio fibroso – superficial tecido conjuntivo irregular denso, resistente e inelástico. Evita o estiramento excessivo do coração, fornece proteção e ancora o coração do mediastino.
Pericárdio seroso – mais profundo, é um membrana mais delicada e fina, e forma uma camada dupla. A lâmina parietal, externa, do pericárdio seroso é fundida ao pericárdio fibroso. A lâmina visceral, interna, do pericárdio seroso, também chamada de epicárdio, adere firmemente à superfície do coração.
Entre as lâminas encontra-se uma película fina de líquido seroso, chamado de líquido pericárdico (secreção lubrificante que reduz o atrito entre as membranas enquanto o coração se move).
O espaço que contém o líquido pericárdico é chamado de cavidade do pericárdio.
Camadas da Parede do Coração
Consiste em 3 camadas 
O epicárdio (camada externa, transparente e fina da parede) é composto por mesotélio e tecido conjuntivo frouxo, que deixa a fase externa do coração uma textura escorregadia e lisa.
 
O miocárdio (camada intermediária) é composto de tecido muscular cardíaco, forma a principal massa do coração e é responsável pelo bombeamento.
O endocárdio (camada interna e fina de endotélio sobreposta a uma camada fina de tecido conjuntivo) forma um revestimento liso para as câmaras do coração, recobrindo as valvas cardíacas.
Câmaras do Coração
Possui 4 câmaras – átrios e ventrículos.
Na face anterior de cada átrio encontra-se uma estrutura enrugada, saculiforme, chamada aurícula. Cada aurícula aumenta ligeiramente a capacidade do átrio, permitindo um volume maior de armazenamento de sangue.
Na face do coração encontram-se várias depressões denominadas sulcos (contêm vasos coronários e gordura.). Cada sulco marca o limite externo entre duas câmaras do coração.
Átrio Direito
Recebe sangue da veia cava superior, inferior e seio coronariano. 
A parede posterior é lisa, a parede anterior é enrugada, devido à presença de cristais musculares, chamadas de músculos pectíneos, que se estendem até a aurícula.
Entre o átrio direito e esquerdo encontra-se uma divisão fina, chamada septo interatrial. 
O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito por meio de uma valva, chamada valva atrioventricular direita, formada por três folhetos ou válvulas.
Ventrículo Direito
 Contém uma série de cristais, formadas por feixes elevados de fibras musculares cardíacas, chamada de trabéculas cárneas.
As válvulas da valva atrioventricular direita estão conectadas a cordões, chamadas cordas tendíneas, que por sua vez está conectada aos músculos papilares.
O ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular. 
O sangue passa do ventrículo direito, pela valva do tronco pulmonar, para um grande vaso, chamado tronco pulmonar, que se divide nas artérias pulmonares direita e esquerda.
Átrio esquerdo
Recebe o sangue proveniente dos pulmões, por meio de quatro veias pulmonares.
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo pela valva atrioventricular esquerda, que possui duas válvulas.
Ventrículo esquerdo
O sangue passa do ventrículo esquerdo, pela a valva da aorta (parte ascendente da aorta). Um pouco de sangue da aorta flui para as artérias coronárias, que se ramificam e levam o sangue até a parede do coração; o restante do sangue passa para o arco da aorta e para a parte descendente da aorta, que levam o sangue para todo o corpo.
OBS: os ventrículos bombeiam sangue por uma distância maior que os átrios, assim sua parede é mais espessa. 
	
Esqueleto Fibroso do Coração
Proporciona uma base para a fixação das valvas do coração, evita o estiramento excessivo das valvas, serve como um ponto de inserção para os fascículos musculares cardíacos e evita a difusão direta dos potenciais de ação dos átrios para os ventrículos. 
Consiste em anéis de tecido conjuntivo denso, que circundam as valvas do coração, fundindo-se entre si e com o septo interventricular.
Componentes
 4 anéis que suportam as 4 valvas do coração – anel fibroso atrioventricular direito, e esquerdo, anel fibroso pulmonar e aórtico.
Trígono fibroso direito e esquerdo e tendão do infundíbulo.
 
Valvas Atrioventriculares
No momento em que o sangue passa do átrio para o ventrículo, os músculos papilares estão relaxados e as cordas tendíneas frouxas.
Valvas Arteriais
Permitem a ejeção do sangue, do coração para as artérias.
Quando os ventrículos se contraem, as valvas se abrem. A medida que os ventrículos se relaxam , o sangue começa a fluir novamente para o coração preenchendo as válvulas das valvas, fazendo-as se fecharem.
 Circulação Pulmonar e Sistêmica
O lado esquerdo do coração que recebe sangue oxigenado é a bomba para a circulação sistêmica. O ventrículo esquerdo ejeta sangue para a aorta, que se ramifica em artérias sistêmicas (leva sangue para todos os órgãos do corpo). Nos tecidos sistêmicos, as artérias dão origem às arteríolas, que finalmente levam aos capilares sistêmicos (onde ocorre a troca de nutrientes).
O lado direito do coração é a bomba para a circulação pulmonar. Ele recebe todo o sangue desoxigenado, que retorna da circulação sistêmica. O sangue ejetado do ventrículo direito flui para o tronco pulmonar, que se ramifica nas artérias pulmonares, que levam o sangue para o pulmão direito e esquerdo.
Circulação Coronária
A parede do coração possui seu próprio suprimento sanguíneo. O fluxo de sangue pelos muitos vasos que penetram o miocárdio é chamada de circulação coronária (cardíaca), porque as artérias circundam o coração. Enquanto se contrai, o coração recebe pouco sangue oxigenado por meio das artérias coronárias, que se ramificam a partir da parte descendente da aorta. Quando o coração relaxa, a pressão alta do sangue na aorta impulsiona o sangue pelas artérias coronárias, pelos capilares e, em seguida, pelas veias do coração.
* Artéria coronária esquerda: divide- se em ramos. O ramo interventricular anterior (no sulco interventricular anterior) fornece sangue oxigenado para as paredes dos dois ventrículos. O ramo circunflexo (sulco coronário) distribui sangue para as paredes do ventrículo esquerdo e do átrio esquerdo.
* Artéria coronária direita: fornece pequenos ramos para o átrio direito. O ramo intraventricular posterior (sulco intraventricular posterior) irriga a parede dos dois ventrículos com sangue oxigenado. O ramo marginal direito (no sulco coronário) leva sangue oxigenado para o miocárdio do ventrículo direito.
Uma região onde é irrigada por mais de uma artéria, essas se conectam. Essas conexões são chamadas de anastomoses, e fornecem rotas para o sangue arterial, caso uma via principal fique obstruída. 
Veias do Coração
A maior parte do sangue desoxigenado é drenada para um grande seio vascular, chamado de seio coronário que desemboca no átrio direito.
As principais veias que levam o sangue para o seio coronário são:
*Veia cardíaca magna;
*Veia interventricular posterior;
* Veia cardíaca parva:
* Veias anteriores do ventrículo direito.
Complexo Estimulante do Coração
Assegura a contração das câmaras cardíacas de uma forma coordenada.
Geralmente a excitação cardíaca começa no nó sinoatrial (SA) e se propaga ao longo das fibras musculares atriais e chega ao nó atrioventricular (AV). Logo após esse potencial penetra o fascículo atrioventricular (AV) ou feixe de His. Após a condução ele passa para os ramos direito e esquerdo do feixe de His, e finalmente as fibras de Purkinje conduzem o potencial de ação até o ápice do coração.
Ciclo Cardíaco
Compreende todos os eventos associados a um único batimento do coração.
Sístole: contração
Diástole: dilatação

Outros materiais