Buscar

Disciplinas: Didática ,Língua Portuguesa de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Graduação em Pedagogia
Unidade: FAC 3
Disciplinas: Didática,Língua Portuguesa de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tutor(a):
NOME DO ALUNO:
RA:
NOME DOALUNO:
RA:
NOME DOALUNO:ValeriaHonoratoMuniz
RA:
Desafio Profissional: 
Campinas
2015
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP como conclusão das disciplinas Didatica,Lingua Brasileira de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, tendo como tutora presencial: Profa. Marciene Reis.
Desafio Profissional: 
Campinas
2015
2
Introdução
	Neste trabalho foram organizadas informações sobre a importância de um bom planejamento ambiental, usando recursos existentes para serem bem aplicados para a melhoria da comunidade Boa Esperança.
 	Essa comunidade enfrenta problemas com a poluição de um córrego que atravessa a vila e para encontrar uma solução, pais e professores resolveram se unir para encontrarem uma boa solução para este problema e decidiram criar um projeto para solucionar esse problema que terá como título córrego da Boa Esperança, também haverá a parceria dos órgãos governamentais do estado e prefeitura que terá por objetivo melhorar a qualidade de água, promovendo sua despoluição e revertendo a situação atual de degradação do córrego.
	A associação de pais e mestres da Comunidade Boa Esperança, propõe levantar os problemas que afetam a escola e a comunidade, no que diz respeito ao tratamento do córrego que corta o espaço urbano da comunidade.
 
 	O objetivo é contribuir com ideias que melhorem a qualidade de vida dos alunos e moradores, apresentando uma proposta de solução para os problemas, contando com a ajuda da comunidade, escola e poder público.
	Os problemas decorrentes da poluição do córrego da comunidade Boa Esperança atinge a toda a comunidade .
PROBLEMAS DECORRENTES DA MÁ QUALIDADE DAS ÁGUAS DO CORRÉGO DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano
Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Mal cheiro e desenvolvimento de micro-organismosno córrego
Não jogar lixo domésticodiretamente no córrego
Assoreamento do córrego
Não descartar lixo sólido e nem doméstico
Transbordamentodo córrego em dias chuvosos
Não jogar lixo nas vias e até mesmo no córrego
6
	Como toda a comunidade, a boa esperança reúne moradores com interesses, padrões de vida, e preocupações e classes sociais distintas, os problemas, potencialidades e propostas de melhorias do espaço publico são pensados por setores organizados da sociedade civil, com o objetivo de melhorar a qualidade das aguas do córrego que corta a comunidade boa esperança.
Proposta das iniciativas de âmbito privado 
GRUPO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS
Agentede meio ambiente
Conscientizar a população sobre o que polui o córrego e as medidas que poderão ser tomadas para evitar.Procurar de maneirasimples promover eventos para orientar a população para a despoluição do córrego
Responsávelpelo Esgotamento Sanitário
Será executada obras de prolongamento de redes de esgoto para melhorar o número de ligaçãodomiciliares de esgoto e caberá a empresa realizar o monitoramento e manutenção das ligações
Líder Comunitário
Visitar os moradores levando ações que os incentivem a coleta seletiva de lixo e esgoto orientando sobre a importância da mudança nos hábitos alertandosobre a poluição
Algumas ações que podem ser ensinadas às crianças com objetivo de conscientiza-las e visa diminuir o lixo e poluição no córrego da comunidade Boa Esperança
PROPOSTA DAS INICITIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR
AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
DETALHAMENTO DAS AÇÕES
Coleta Seletiva de Lixo
Realizar um mutirão entre os moradores da
Vila, recolhendo todo o lixo encaminhando o para acondicionamento final adequada.
Reutilização do Papel
Incentivar funcionáriose também alunos a reutilizarem o papel.
Confecção dos Coletores Seletivos
Sea escola não tiver condições financeiras para adquirir os coletores seletivos,os próprios alunos poderão confeccionar,usando tambores de lata de tinta pintando corretamente com as cores do lixo coletivo.
PROPROSTA DAS INICIATIVA A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA 
	
É certo conscientizar a comunidade que não é dever apenas dos governantes é também da população que devem se organizar para defender conservar e desfrutar de um ambiente saudável 
Problemas Especificidadese Características da Comunidade
Sugestão de Melhorias que podem ser contempladas no Plano Diretor Municipal
Falta de saneamento Básico
Ausência do saneamento básico leva a contaminação eprovoca diversas doenças
Falta de rede de Esgoto
Os moradores precisam ter acesso em suas casas a rede de esgoto ondeestá rede leva todo o esgoto das casas e escolas para uma estação de tratamento
CONTRIBUIÇÃO DA LIMPEZA URBANA
13
Proposta das iniciativas do poder publico
	O Plano Diretor do município deve levar em conta as necessidades levantadas pela Associação de pais e mestres. A gestão democrática das cidades deve garantir que seus representantes apresentem propostas sobre o uso de espaço, apontando problemas, potencialidades e a vontade da população sobre a ocupação urbana. A leitura da comunidade é o resultado das impressões dos moradores e representantes da sociedade civil( empresários, moradores, trabalhadores, e associações) com relação a realidade e necessidades locais. 
RESULTADOSDA PESQUISAS, AÇÕES E PRÁTICAS NAS REUNIÕES ORDINÁRIAS
Iniciativa do Âmbito Privado
Ausência do saneamento básico leva a contaminação eprovoca diversas doenças.
Iniciativa a sociedade Civil
Os moradores precisam ter acesso em suas casas a rede de esgoto ondeestá rede leva todo o esgoto das casas e escolas para uma estação de tratamento.
Poluição da água
É certo conscientizar a comunidade não é dever apenas dos governantesé também da população,e devem se organizar para defender conservar e desfrutar de um ambiente saudável.
		O sucesso do programa córrego comunidade Boa Esperança dependerá da participação e do envolvimento de toda a comunidade mantendo a preservação as atividades realizadas.
	Cabe a população cuidar do córrego e das áreas ao seu redor para impedir o depósito de lixo , lançamento de esgotos clandestinos e ocupação irregulares , será desenvolvido para a comunidade um trabalho de educação ambiental onde todos participarão do processo identificador da importância do córrego para a região por meio de históricos palestras e trabalhos apresentados pelos alunos da escola sobre o que eles conhecem e buscando informações sobre o que não conhecem sobre a história da vila e do córrego.
PARTICIPAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DE TODA COMUNIDADE MANTENDO A PRESERVAÇÃO DO CORREGO LIMPO
	A conscientização de todos é fundamental já que muito da poluição dos córregos é resultado do lixo que é jogado nas ruas e que acabam sendo levados para os corpos d´água, a chamada poluição difusa, Orientar e conscientizar a população sobre a importância da ligação de esgotos Para a completa e permanente despoluição dos córregos, a parceria com a sociedade é considerada um pacto socioambiental. Por isso, um trabalho de orientação e educação será desenvolvido junto à população que reside na área dos córregos para incentivar a redução da poluição por abandono de lixo sólidos em ruas e encostas dos córregos, além de informar sobre a correta utilização do sistema de coleta de esgotos, bem como de galerias de águas pluviais. Estas são algumas ações que serão trabalhadas como forma de contribuir para melhorias ambientais e minimizar os efeitos da poluição difusa provenientes da ocupação urbana. 
Considerações finais
wikipedia.org/wiki/Saneamento básico .Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000. 1ª ed. ed. Rio de Janeiro: [s.n.]. p. 20-25 	(397) p. ISBN 85-240-0881-4 Página visitada em 19 de setembro de 2008.
Mais de 1 milhão de
vidas seriam salvas se houvesse saneamento: http://tratabrasil.org.br/multimidia/tv-cultura-jornal-da-cultura-mais-de-1-milhao-de-vidas-seriam-salvas-se-houvesse-saneamento .Acesso 26 de fev de 2013 .
 Córregos poluídos geram transtorno a população: Disponivel: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/areas-poluidas-proximas-aos-corregos-geram-transtornos-a-população .Acesso 15 de maio de 2013
Braga, Adriana Regina (el al); Educação Ambiental para gestão de recursos hídrico – Livro de orientação ao educador –consorcio PGJ Americana ,SP. Consorcio PCJ 2003.251p.il.
Chistofoletti,Antonio-Modelagem de Sistema Ambiental , Antonio Chistofoletti 1ª ed.Sao Paulo : Edgard Blucher 1999.
Sabesp . Otimização de Rede coletora de Bacia 10-20àc28- contrato ME 9.193/00.Sao Paulo 
Eliane de Patrinhani , Maria Fatima de Jesus Teixeira , Valeria Honorto Muniz.Desafio Profissional das disciplinas de Didática ,Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente (Online). Campinas ,2015 Disponível em <www.anhaguera .edu.br/ceaad>acesso em :novembro 2015
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando