Buscar

PSICOMOTRICIDADE avaliando aprendizado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOMOTRICIDADE
	
�
 1a Questão (Ref.: 201501054910)
Pontos: 0,1  / 0,1
O APGAR, exame realizado logo após o nascimento do bebê, acontece no 1o min e no 5o min de vida, para avaliar as condições do neonato e sua adaptabilidade à vida extra-uterina. Assinale os fatores avaliados no APGAR.
 
Respiração, reflexo de irritabilidade, cor da pele, frequência cardíaca, e tônus muscular.
Frequência cardíaca, cor da pele, reações primitivas, tônus muscular e praxia global.
Frequência respiratória e cardíaca, reflexos primitivos e reações, noção do corpo e tônus cortical.
Respiração, reflexos primitivos e reações, tonus muscular e movimento voluntário.
Reflexo de irritabilidade, tonicidade, movimentação voluntária e atividade mental.
�
 2a Questão (Ref.: 201501661031)
Pontos: 0,0  / 0,1
Uma lesão neurológica pode causar diversos distúrbios da motricidade e/ou sensibilidade, dependendo do local afetado e do tipo de lesão. Então, sobre a apraxia, é correto afirmar que:
É a dificuldade que uma pessoa tem em realizar movimentos rápidos alternadamente.
 
Comprometimento da capacidade de realizar movimentos voluntários, previamente aprendidos, espontaneamente e/ou ao comando.
Déficits de linguagem falada e escrita.
 
Perda da capacidade para reconhecer ou identificar objetos apesar de manterem a função sensorial intacta (visão, audição e tato).
São reações inatas que são desencadeadas por uma forma específica de estímulo.
�
 3a Questão (Ref.: 201501749415)
Pontos: 0,1  / 0,1
Um paciente chega no consultório do fisioterapeuta com o resultado de um exame de imagem indicando lesão em áreas motoras secundárias. Quanto a essa área e o provável acometimento do paciente, marque a alternativa verdadeira.
A lesão dessa área causa GNOSIA
É responsável pela percepção
 
A lesão dessa área causa APRAXIA
É a via final do movimento voluntário
É responsável pelas emoções
�
 4a Questão (Ref.: 201501755996)
Pontos: 0,0  / 0,1
Durante o desenvolvimento intra-uterino, o ser humano passa por etapas de constituição de diversos órgãos e sistemas (entre eles, o sistema nervoso), que o capacitará a entrar em contato com o meio externo, rico em estímulos sensoriais importantes na elaboração dos futuros dados perceptivos. Neste sentido, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: [ ] O processo de mielinização tem início nos axônios dos neurônios corticais, seguindo-se a formação de mielina na medula espinhal. [ ] Durante o quarto mês, ainda no período embrionário, ocorre a formação do tubo neural. [ ] Por volta do 3º mês, o feto já tem atividades reflexas primitivas (como os reflexos de sucção e preensão palmar). Então a sequencia será:
 
[V]; [F]; [V]
 
[F]; [F]; [F]
 
[V]; [V]; [V]
 
[F]; [V]; [V]
 
[F]; [F]; [V]
�
 5a Questão (Ref.: 201501699372)
Pontos: 0,1  / 0,1
Diante do quadro clinico apresentado a seguir, escolha a alternativa que NÃO SE ENQUADRA á reabilitação solicitada: Uma senhora de 81 anos foi encaminhada ao fisioterapeuta visto que possuía o diagnóstico clínico de Alzheimer. Após avaliação física e psicomotora, o fisioterapeuta verificou dificuldades na lateralidade e no reconhecimento de partes do corpo. A mesma tem Histórico de: muitos episódios de queda, confusão mental e dificuldades para tomar banho, se alimentar e se vestir. A proposta de intervenção psicomotora traçada, visou reabilitar as habilidades prioritárias.
 
uma proposta de intervenção psicomotora que visa lateralidade e reconhecimento do corpo com estímulos com diferentes texturas em diferentes partes do corpo e solicitar que a paciente responda o que sentiu e onde foi tocado
 
uma proposta de intervenção psicomotora que visa lateralidade e reconhecimento do corpo anda em linha reta, pe ante pé, para melhorar a coordenação elaborada que foi perdida.
 
uma proposta de intervenção psicomotora que visa lateralidade e reconhecimento do corpo trabalhando diferentes movimentos, como dançar, (importante que seja um trabalho bilateral);
 
uma proposta de intervenção psicomotora que visa lateralidade e reconhecimento do corpo, trabalhando diferentes movimentos imitando o fisioterapeuta que sempre solicita para nomear o que está fazendo
 
uma proposta de intervenção psicomotora que visa lateralidade e reconhecimento do corpo trabalhando diante do espelho com movimentos e nomear, realizar diferentes gestos com as mãos, braços, pés.

Outros materiais