Buscar

ANÁLISE DE CASO CONCRETO CONSTITUCIONALIII

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CASO CONCRETO – CASO 2
ORDEM SOCIAL: COMUNICAÇÃO SOCIAL
ALEX SANDRO VASCONCELOS DE ARAÚJO
ADRIEL DE ARAÚJO LOBATO JÚNIOR
LINDOMAR DO NASCIMENTO
ALEX SANDRO VASCONCELOS DE ARAÚJO
ADRIEL DE ARAÚJO LOBATO JÚNIOR
 ANÁLISE DE CASO CONCRETO – CASO 2
ORDEM SOCIAL: COMUNICAÇÃO SOCIAL
 Trabalho apresentado a Professora Carla Coutinho da disciplina Direito Constitucional III, turma 90441 NA, turno noturno do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau.
Análise do caso
Segundo o art. 220 da CF, “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Considerando o texto acima que fala da decisão da ADPF 187, faça uma relação entre a liberdade para manifestação do pensamento estimulada pela Constituição e as questões trazidas com o movimento “marcha da maconha”, de modo a responder às seguintes perguntas:
A manifestação do pensamento pode ser usada para fazer referência ao consumo de drogas ilícitas? 
Conforme decisão do STF pode-se manifestar-se de forma pacífica na realização dos eventos chamados “marcha da maconha” que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga, ressalta-se que foi aberto precedente de repercussão geral para esse evento sobre a marcha da maconha e não para outras drogas como crak,cocaína e outras de alto poder destrutivo em sociedade.
A marcha da maconha é um movimento que viola direitos fundamentais? 
Não, pois em uma sociedade democrática a liberdade de expressão e de manifestação somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar ações ilegais e iminentes. Assim, a livre circulação de ideias representa um signo inerente às formações democráticas que convivem com diversidade. (Decisão unânime do STF liberou a manifestação consubstanciada no artigo 220 da CF/88).
De que forma o Estado pode continuar estimulando a liberdade de expressão sem prejudicar outros direitos previstos constitucionalmente? 
De forma igualitária e democrática tendo como fundamento a liberdade de expressão tanto dos favoráveis como os dos não favoráveis, demonstrando que nosso ordenamento tutela os direitos previstos constitucionalmente, respeitando a diversidade sem discriminação propiciando desta maneira um debate onde prevalecerá o entendimento democrático do que seja melhor para nossa sociedade.
 Qual a opinião do grupo a respeito da decisão do STF?
 Conseguiu-se através de uma análise de textos relacionados ao tema em comento, que para sermos um país democrático temos que conviver com as diferenças, para chegarmos a um entendimento do que seja melhor para sociedade, levando em consideração toda gama de princípios que norteiam os direitos fundamentais do homem e do cidadão, por fim para que possamos chegar a esse consenso é preciso debates sobre o assunto, fóruns, convenções entre outros meios democráticos que levam a sociedade a um nível de excelência para com os seus cidadãos e seus direitos em toda sua amplitude.

Continue navegando