Buscar

Nelson - Aula 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3° Aula
Leitura Kaleckyana do grau de monopólio e do poder de mercado: os casos da firma, da indústria e geral.
Aula 14
A estratégia antecipa. A antecipação é a estratégia, você tem a definição de uma boa estratégia quando você antecipa as margens. A margem é definida antes do Ebtida. 
Concretamente, quando você define o preço, você define o preço médio da indústria. A diferença entre o preço e o custo direto tende a ser maior sem necessidade de elevação, trabalhando com a eficiência. Grau de monopólio é a sua capacidade de administrar preço. Controlando os custos diretos a margem vai ser maior. 
P=m.u+n.p’ 
Quando maior o m, menor o n
m>1
n=0
M é coeficiente de controle. N é coeficiente de definição de preço. Quem controla o n tem maior grau de monopólio. O n é o definidor do preço da firma. O m vai me dizer se eu estou com o preço acima ou abaixo da média. Quando o m é decrescente significa que eu tenho um controle elevado dos meus custos, ou seja, uma boa administração. Quanto maior o M, que é o coeficiente de controle de U, menor vai ser o n, que é o coeficiente de definição de preço. Ou seja, os dois são inversamente proporcionais. Produtividade (quem produz mais com menos, tem maior controle de seus custos diretos) elevada reduz a curva de custos. 
m+n=1 (médio)
0,7+0,3 = 1
0,6+0,4 = 1 
0,8+0,2 = 1
Quando m decresce, eu estou dizendo que há um limite. O número 1 é o preço médio da indústria, certamente quem tem o preço maior tem o custo maior. N significa sua capacidade de definir preços em relação ao preço médio do mercado, quanto menor o N menor é a sua margem quanto às margens do mercado. O n cresce quanto menor for a margem de lucro. Para se manter na margem de preços, sua margem, como no exemplo, iria para 60. Para cobrir a demanda, você teria que elevar seus preços, elevar sua margem. N alto significa lucro baixo. 
P=20+80=100
P=10+90=100
P=40+60=100 (manter maior equilíbrio, se manter na margem)
P=40+80=120 (sai da margem do mercado. 20% acima do preço de mercado; a empresa tem pouco controle sobre os custos indiretos).
Isso significa definir os preços da média. A questão do oligopólio é quem define quem está na média, quem puxa os preços da média. A firma líder define o preço, é ela que define o jogo. A estratégia do mercado quem decide não é a firma. Maior custo, menor margem, menor geração de caixa para atender demandas. Concorrência perfeita (tende a trabalhar no ponto máximo de eficiência) é price taker, então ele é independente de M e N porque não tem como mudar o preço, ele depende do preço do mercado, nela existe a necessidade de adaptar seus custos ao mercado, então, não existe grau de monopólio. 
Dúvida: Porque quando M +N > média a empresa vai ter problemas de controle de custos? (N é a definição de preço). Se o 1 é eficiência media do mercado, se ele tiver uma soma maior que 1, significa que a firma está acima do mercado. Se a firma define preço observando o preço médio de mercado, ela define um preço que pode estar acima da média. Controle do custo razoável se estiver dentro do limite de 1. É igual a 1 mas meu lucro é maior que o dos outros. Nunca para o valor absoluto. O N decrescido é bom. Se tiver maior do que 1 o N pode estar crescendo. Se tiver acima de 1, está acima da média de mercado, perde então parcela de mercado, poder de concorrência. Normalmente as alterações ocorrem no M que vão influenciar no N. Todo o preço determinado por margens parte do custo direto. 
Observação: N é a capacidade de definir preços baseado na média do mercado. Se o N for zero, a firma depende menos da média do mercado. Ex: O preço médio do mercado é 100, se na sua firma tiver um resultado u + mark up de 40+80 = 120 você tem que tentar custear os novos investimentos e tentar aumentar o preço do mercado. 
Dúvida: Quanto maior o N, maior é a sua margem em relação ao mercado. Quando o n é crescente significa descontrole. Exceção: quando há aqueles acordos e cartéis as empresas aumentam o preço. Se você tem uma taxa de juros elevada no mercado internacional, as empresas aumentam o preço por causa da elevação do preço da matéria prima. Quando a inflação sobe, a empresa perde o controle do M. Se você perder o controle do M, você não consegue definir mais, aí o preço fica sob influencia do mercado. 
O ebtida não capta o impacto do investimento sobre a firma. 
 
Grau de Monopólio
Quem define é quem está na média (a firma é referência). A pessoa líder é quem vai ter M+N=1.
Como você define se uma firma, no conjunto das firmas, tem grau de monopólio? 
A posição é: a fixação de preço para uma firma que tem grau de monopólio.
Para a firma, a fórmula p=m.u+n.p’ ou seja, o custo direto+margem referida a modo que seu preço esteja de acordo dentro do mercado, funciona. Ou na mesma relação que a anterior só que mais precisa, a fórmula p/u = u.m/u+n.p’/u. As firmas são interdependentes. Se uma firma com um alto grau de monopólio for agir sem olhar o mercado, pode perder sua posição. 
Grau de monopólio é m/1-n, significa que você tem que ter o preço igual ao preço médio do mercado. O que significa? Significa que quanto menor o custo direto, maior a sua margem de lucro sem a necessidade de aumentar o preço. Gm = P/U, verificando a parte inelástica, o P se mantém estável, mas o U decresce ou se mantém baixo.
Definição de Grau de Monopólio: É a relação entre preço e custo direto. É a relação de receita (preço x quantidade) e o estoque pronto para vender naquele momento.
A estratégia de margem é a estratégia de grau de monopólio. Quanto mais elástico, maior o grau de monopólio. Quanto menor o U (custo direto) maior a margem. 
Comportamento da curva 1: Se o crescimento fosse igual, teríamos uma curva assim. Se n < 1, nós sabemos também que a trajetória da curva tem influência e é determinante no chamado grau de monopólio. Os cruzamentos com a abscissa me dão os pontos com o grau de monopólio, ou seja, os preços de custo direto são menores, a depender da firma líder do mercado. N nunca vai ser igual a 0, o N é sempre maior do que 0 e menor do que 1. M é o contrario. 
Dúvida: M = 0 é ineficiência total do controle de custos. O que se localiza na parte mais elástica da curva quebrada de demanda? Porque o P/U é elástico e o M/1-N não é elástico? Explicar o gráfico de Grau de Monopólio e porque N tem que ser menor do que 1. O p/u é chamado grau de monopólio, ele tem que ser elástico (ao uso não conceitual), ele tem que ser maior, o grau só ocorre quando você obtém uma maior margem de lucro, então o elástico significa aumentar essa margem de lucro, diminuir os custos. Se m/1-n não for elástico ocorre perda de grau de monopólio. Quem tem o grau de monopólio maior pode se dar ao luxo de não seguir o preço que a outra empresa ditou, porque a margem é maior e ele pode se manter no mercado com isso. A curva quebrada tem relação com isso quando alguma empresa aumenta o seu preço e a outra, que tem grandes margens diz que não vai fazer. O que tem maior grau de monopólio fica no grau de equilíbrio, o que tem baixo grau de monopólio tenta forjar um aumento de preço e acaba perdendo.
 
Desinvestimento: Se você se desfaz do Capital fixo ou estoques é um desinvestimento (vender estoques). Se você mantém o estoque, a empresa vai estar trabalhando com sua capacidade ociosa. Se não vendeu estoque, não aconteceu desinvestimento.
M e N iguais = Quando você tem controles iguais, tem mesmo preço, mas não numericamente, ou seja, conseguem margens diferentes. 
A posição é: caso especial da indústria com m e n iguais. O que vai variar são os investimentos diferenciados.
P1: m.u1+n.p’
P2:m.u2+n.p’
P3: m.u3+n.p’
P4:m.u4+n.p’
Pz:m.uz+n.p’
p(linha)=mu(linha)+np(linha)
p(linha)-np(linha)= mu(linha)
p(linha)(1-u)=um(linha)
Indústria: Suponhamos que haja uma elevação circunstancial se, por exemplo, houver uma elevação das taxas salariais. 
P/u (grau de monopólio) de uma pequena firma pode ser maior que o de uma grande firma, só que com investimento baixo. 
Treta: Se aumentartaxas de juros as firmas elevam para depreciação para fazer caixa. Por exemplo, se a matéria prima sobe (petróleo) e se as taxas de juros internacionais se elevam, o que você faz? Você vai elevar o seu % de depreciação para não ser tributado. 
O N puxa o preço para trás (para baixo, não deixando aumentar) quando U aumenta. O preço descresse em projeção geométrica. 
As margens tendem a estar de acordo com o preço médio do mercado, por isso N tem que ser <1, porque a média do mercado tem que dar 1. Os preços não acompanham os custos, se aumentaram os preços todos os preços gerais sobem e isso é chamado de inflação. Por isso existem as instituições reguladoras, para evitar esse tipo de situação.
Dúvida: Pedir para explicar o caso da indústria onde M e N são diferentes. Muda a eficiência. O controle de custos de cada uma é diferente de acordo com a empresa.
Quando o mercado é concentrado significa que existem poucas empresas dominando, isso implica em um maior grau de monopólio, pois as empresas tem uma maior fatia do mercado. Quanto menos empresas dominarem o mercado, mais próximo ele fica de um monopólio. Quanto maior o grau de monopólio, maiores as condições de controle dos custos.

Outros materiais