Buscar

INTRODUÇÃO À Paleontologia E FÓSSEIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PALEONTOLOGIA
CONCEITO: O termo paleontologia tem origem nas palavras gregas: palaios que significa antigo mais ontos que é igual a ser e logos igual a estudo. Portanto, é o estudo de seres antigos – os fósseis. Incorporado à literatura geológica em 1834.
*
*
DIVISÃO: 
PALEOZOOLOGIA 
PALEOBOTÂNICA
MACROFÓSSEIS
MICROFÓSSEIS
NANOFÓSSEIS
*
 Paleopalinologia, que mesmo tratando de formas microscópicas (palinomorfos) não são tratados dentro da Microplaeontologia e sim neste campo particular. Dentre os palinomorfos estão os polens e esporos. 
*
Paleoicnologia: estuda os vestígios da atividade do organismo como por exemplo pegadas e pistas de dinossauros, tubos de vermes, galerias de crustáceos, pistas de trilobitas (cruziana) e outras marcas que possibilitem inferir dados comportamentais do indivíduo enquanto vivo.
*
*
Tafonomia, trata das condições e processos envolvidos na preservação dos restos orgânicos, permitindo reconhecer desde a causa da morte do indivíduo até os processos a que foi submetido durante a fossilização.
*
*
Paleoecologia, estuda as relações dos organismos com o meio em que viviam, possibilitando a reconstituição de paleoambientes. A análise da fauna e flora pode possibilitar a interpretação de dados como salinidade, profundidade e condições climáticas.
*
*
PRINCÍPIOS DA PALEONTOLOGIA:
			Uniformitarismo
			Uniformitarismo taxionômico
			Analogia
*
FÓSSEIS
Conceito: O termo fóssil tem origem na palavra latina – fossilis que significa extraído da terra. É, então definido como restos ou vestígios orgânicos que se conservaram nas rochas testemunhando um tempo pré-histórico.
*
*
Tipos de fóssil: 
	
Fóssil-índice ou fóssil-guia – aqueles que apresentam uma pequena distribuição estratigráfica e ampla distribuição geográfica. Por ex.: alguns grupos de trilobitas, cefalópodes, cnidários e foraminíferos. 
*
*
Fóssil vivo ou formas relíquias – aqueles organismos que ao decorrer de um longo período geológico, sofreram poucas modificações. Ex.: Ginkgo biloba, Lingula, Latimeria Chalumnae 
*
*
	Fóssil químico – resulta da atividade orgânica.
	Subfósseis – aqueles com datação inferior a 11.000 anos.
	
		Pseudofósseis – estrutura inorgânica semelhante a uma orgânica. Ex.: septária, óxido de manganês (dendritos).
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais