Buscar

Resumo Chester Bernard

Prévia do material em texto

Resumo Chester Bernard
Chester Bernard foi um dos pioneiros na explicação do papel do comportamento humano no desempenho das organizações.
Chester Bernard passou quase toda sua vida de trabalho numa única empresa a American Telephone and Telegraph (ATT) onde começou como um funcionário do departamento de estatística até torna-se presidente da Bell Telephone Company de New Jersey.
Em 1937, foi convidado a ministrar um curso aberto em Harvard. A editora da Universidade procurou-o e pediu-lhe que transformasse o conteúdo dessas sessões em um livro, que viria a ser “As funções do executivo”, publicado em 1938.
Para Bernard, as organizações são por natureza essencialmente sistemas cooperativos. As pessoas cooperam pelo objetivo da organização, que é um sistema de atividades ou forças de duas ou mais pessoas coordenadas conscientemente. As organizações sempre tem um propósito moral. Inocular este propósito moral em todas as partes da organização é a tarefa mais significativa do executivo. Assim, a natureza da organização e o papel do executivo são conceitos intimamente relacionados.
Outro aspecto importante das concepções de Bernard são aquelas que relacionam a organização formal e a informal. Na medida em que vai se tornando eficaz, a organização informal vai se formalizando e explicitando suas atitudes e instituições.

Continue navegando