Buscar

A.P ESTATÍSTICA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		O uso tanto dos testes paramétricos como dos não paramétricos está condicionado à dimensão da amostra e à respectiva distribuição da variável em estudo. Testes paramétricos são baseados nos seguintes parâmetros da amostra:
		
	
	
	
	
	Moda e desvio padrão
	
	
	Mediana e Moda
	
	 
	Média e desvio padrão.
	
	
	Media e moda
	
	
	Mediana e desvio padrão
	
	
		2.
		Antes das resoluções dos exercícios, a Tutora propôs aos alunos a compreensão do conceito de Teste de Hipóteses. Portanto, nas opções abaixo há as respostas dos alunos, porém apenas uma sentença está correta. Marque a opção correta.
		
	
	
	
	
	Se estudarmos as Probabilidades e multiplicarmos pelo evento complementar e o resultado for menor que 1, estaremos estudando o Teste de Hipótese.
	
	
	O Teste de Hipótese é um estudo relacionado as Medidas de Dispersão.
	
	
	O teste de hipóteses é um procedimento analítico da População, através da teoria de probabilidades condicionais, usado para avaliar determinados parâmetros compreendidos em um intervalo fechado entre [0,1].
	
	 
	O Teste de Hipóteses é um estudo estatístico baseado na análise de uma amostra, através da teoria de probabilidades, usado para avaliar determinados parâmetros que são desconhecidos numa população.
	
	
	Teste de Hipótese usa a tabela Z e para isso é necessário sabermos a média dos eventos envolvidos.
	
	
		3.
		Considere as frases: 1-A hipótese nada mais é do que uma possível explicação para o problema. 2-No jargão científico, hipótese equivale, habitualmente, à suposição de uma verdade, depois comprovada ou descartada pelos fatos, os quais hão de decidir, em última instância, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar. 3-A hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou afirmar. 4-Nos Testes de hipótese paramétricos, destacamos as hipóteses H0, conhecida como Hipótese nula e H1, conhecida por Hipótese alternativa. Considerando as 4 frases podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	só a segunda é verdadeira
	
	
	todas são falsas
	
	
	só a quarta é verdadeira
	
	 
	todas são verdadeiras
	
	
	existem apenas 2 frases verdadeiras
	
	
		4.
		O tempo médio, por operário, para executar uma tarefa, tem sido 100 minutos, segundo a distribuição normal. Introduziu-se uma modificação para diminuir este tempo, e, após certo período, sorteou-se uma amostra de 25 operários, medindo-se o tempo de execução gasto por cada um. O tempo médio da amostra foi 90 minutos com desvio padrão de 10 minutos. Qual é a conclusão ao nível de significância de 5 %? Obs1: O valor crítico para 5% é 1,96 desvios (Z tabelado) Obs2: Para o cálculo do Valor da Estatística de Teste: (média da amostra - média da população) / (desvio padrão / raiz quadrada da amostra)
		
	
	
	
	
	Como Z = - 7 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 8 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 6 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 9 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	 
	Como Z = - 5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
		5.
		O tempo médio, por operário, para executar uma tarefa, tem sido 95 minutos, segundo a distribuição normal. Introduziu-se uma modificação para diminuir este tempo, e, após certo período, sorteou-se uma amostra de 16 operários, medindo-se o tempo de execução gasto por cada um. O tempo médio da amostra foi 90 minutos com desvio padrão de 8 minutos. Qual é a conclusão ao nível de significância de 5 %? Obs1: O valor crítico para 5% é 1,96 desvios (Z tabelado) Obs2: Para o cálculo do Valor da Estatística de Teste: (média da amostra - média da população) / (desvio padrão / raiz quadrada da amostra)
		
	
	
	
	 
	Como Z = - 2,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 4,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 5,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 3,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 6,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
		6.
		O tempo médio, por operário, para executar uma tarefa, tem sido 95 minutos, segundo a distribuição normal. Introduziu-se uma modificação para diminuir este tempo, e, após certo período, sorteou-se uma amostra de 25 operários, medindo-se o tempo de execução gasto por cada um. O tempo médio da amostra foi 90 minutos com desvio padrão de 10 minutos. Qual é a conclusão ao nível de significância de 5 %? Obs1: O valor crítico para 5% é 1,96 desvios (Z tabelado) Obs2: Para o cálculo do Valor da Estatística de Teste: (média da amostra - média da população) / (desvio padrão / raiz quadrada da amostra)
		
	
	
	
	
	Como Z = - 5,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 6,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 4,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	
	Como Z = - 3,5 , a hipótese nula será rejeitada.
	
	 
	Como Z = - 2,5 , a hipótese nula será rejeitada.

Continue navegando