Buscar

Av1 Saúde Ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0025_AV1_201002139953 » ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201002139953 - RAPHAELLE SILVA DOS SANTOS
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9003/HK
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 05/04/2016 13:26:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201002333627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa completa a frase abaixo: __________________é o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
		
	
	Saúde ambiental
	 
	Meio ambiente
	
	Política ambiental
	
	Vigilância ambiental
	
	Saúde humana
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002829278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
		
	
	Os recursos naturais, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
	
	É necessário não criar critérios e princípios comuns, que ofereçam aos povos do mundo, inspiração e obrigação, para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
	
	Apenas o desenvolvimento econômico, é responsável por assegurar ao homem, um ambiente de vida e trabalho favorável para criar na terra, as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
	 
	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
	
	Os recursos não renováveis da terra, devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento, e de assegurar que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002287706)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dificuldade de escoamento das águas pluviais é um dos problemas causados pela urbanização das cidades sem planejamento prévio. Um sistema de drenagem de águas precário pode ocasionar além dos transtornos socioeconômicos, o aparecimento de doenças. Do ponto de vista sanitário, o sistema de drenagem urbano visa
		
	
	adotar um sistema de escoamento de água que mantenha sob controle os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	
	adotar um sistema de escoamento de água considerado eficaz, apesar de não identificar, com precisão, os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine parcialmente os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	 
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002337962)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
		
	
	a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
	
	os componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002286664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Animais sinantrópicos são àqueles que se acostumaram a viver na proximidade dos seres humanos, dentre estes, alguns podem ser veiculadores ou facilitadores de doenças. Os sinantrópicos que muito incomodam são os ratos, insetos, aracnídeos (aranhas e escorpiões), aves e morcegos. Medidas de controle ambiental reduzem a possibilidade destes invadirem áreas residenciais, comerciais e locais de atendimento à saúde. Dentre estas medidas, uma que torna-se eficaz no controle de vetores e pragas urbanas:
		
	 
	Os roedores aproveitam espaços e alimentos disponíveis, assim, o acondicionamento dos resíduos sólidos (lixos) em recipientes adequados, inspeção periódica em armários, estoques, vedação dos ambientes internos e limpeza de terrenos baldios, são medidas eficazes no controle destes sinantrópicos.
	
	Em hospitais, para o controle de aves, pode-se abatê-las com produtos químicos adequados e suas carcaças imediatamente incineradas.
	
	Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas destacamos duas, as quais são comuns, o Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Um controle efetivo nos hospitais seria o uso de desinfetantes nas paredes e chão.
	
	As baratas francesinhas (Blatella germanica) invadem o ambiente com facilidade por terem ampla facilidade de reprodução. São vetores mecânicos de transmissão de gastroenterites. Medidas de vedação das janelas e acondicionamento correto dos alimentos são medidas suficientes no controle.
	
	A Musca domestica (mosca comum) alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. O uso de detergentes sanitizantes em hospitais e áreas de saúde de um modo geral é uma medida mais eficaz que o próprio acondicionamento correto do lixo ou armazenamento dos alimentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002289786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito dos principais ecossistemas do Brasil, responda o item NÃO CORRETO é:
		
	
	A Caatinga, característica da região nordeste do território brasileiro, possui baixa biodiversidade decorrente do clima semi-árido muito severo com elevado período de seca.
	
	A Mata Atlântica chamada de floresta estacionária semi-decidual, influencia a abscisão foliar (queda das folhas), atualmente é um ecossistema muito devastado pela ação humana, restando aproximadamente 45% da cobertura original.
	
	O Pantanal Matogrossense, a maior planície de inundação do planeta, abrigo de uma vasta diversidade biológica, comunica-se com o cerrado e a floresta amazônica.
	
	A Floresta Amazônica situada na região norte do país, considerada a maior floresta do planeta, possui clima equatorial úmido e uma variedade de fisionomias vegetais.
	 
	A Mata Atlântica típica da região central do país, apresenta estações climáticas bem definidas (verão chuvoso e inverno seco), devido a sua localidade, zona de transição (mescla) de outros ecossistemas é considerado um ecótono, principalmente pelos variados tipos fisionômicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002334020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os componentes físicos do ambiente,são:
		
	
	clima, topografia, solo e bacterias.
	 
	clima; hidrografia, topografia e o solo.
	
	fauna; flora; clima e hidrografia.
	
	virus; hidrografia, topografia e bacterias.
	
	fauna, flora; bacterias e virus.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002858677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para mudar os fatores relativos aos hospedeiros, aos agentes  ou aos ambientes, realiza-se:
		
	
	Prescriçãomédica.
	
	Auditoria médica.
	 
	Avaliação de risco.
	
	Diagnóstico de enfermagem.
	
	Gestão em saúde.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002727232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Primeira Fase da Revolução Industrial, analise as afirmativas abaixo:
I - Surgimento das primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força motriz.
II - Crescimento do mercado consumidor de artigos industrializados em várias partes do mundo, como América, Ásia e Europa.
III - Crescimento da indústria têxtil, devido à grande oferta de matéria-prima.
IV - Com a migração do homem do campo para as cidades, ocorreu a abundância de mão de obra que barateava os custos da produção e aumentava o lucro.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I,III
	
	II, IV
	
	II,III, IV
	
	I, II, III
	 
	I,II, III, IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002829256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a primeira fase da Revolução Industrial é INCORRETO afirmar:
		
	
	Com a migração do homem do campo para as cidades, ocorreu a abundância de mão de obra que, barateavam os custos da produção e o aumento do lucro.
	
	Crescimento do setor metalúrgico,onde ocorriam pesquisas de novas fontes de energia.
	
	Inglaterra liderou o processo de industrialização.
	 
	Descoberta de novas fontes energéticas, de eletricidade e de petróleo.
	
	Surgimento das primeiras máquinas feitas de ferro que, utilizam o vapor como força motriz.

Continue navegando