Buscar

Questões grupo 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Wendel Ferreira de Andrade
Questões Grupo 5 (1985 – 1989)
 1) Para a população brasileira o que a Democracia traria para o Brasil e os brasileiros?
R= a democracia traria de volta a liberdade civil e política como também o fim da inflação, o retorno do crescimento e a sonhada redistribuição de renda. Tinha no ar o sentimento de esperança e de profundas mudanças.
2) Quais eram as 4 propostas de desindexação? Qual foi adotada no Plano Cruzado e qual era o diagnostico da Inflação dessa Proposta?
R= “choque ortodoxo”; pacto social. “choque heterodoxo” e a “reforma monetária”. A proposta adotada foi o “choque hetedoroxo”, para essa proposta a inflação poderia ser de demanda e poderia ser inflação de custo.
3) Quais foram os 4 grandes Grupos de Medidas no Plano Cruzado? Explique um deles.
R= foram as “reformas monetária e congelamento , desindexação da economia, índice de preços e caderno de poupança e politica salarial. Reforma monetária e congelamento: ficaria esta sendo o “cruzado” como o novo padrão monetário nacional. A paridade de cr$1.000 = c$ 1. A mudança tinha praticamente dois propósitos – 1: criar a imagem de uma nova moeda forte e 2: permitir a intervenção nos contratos, já que ficavam estabelecidas uma nova unidade monetária. Os preços de todos os produtos ficavam congelados a partir de 28 de fevereiro, e a taxa de câmbio no dia anterior ao plano ficou igualmente fixa. Para o controle do congelamento foi criado a Sunab.
 4) Cite alguns erros na concepção e na condução do Plano Cruzado.
R= diante da economia aquecida pelo plano cruzado, aumentou o consumo, e começo a aparecer sinais de desabastecimento da economia. Produtos que foram congelados com defasagem em relação a media do período foram os primeiros a desaparecer. Isso fez o descongelamento ser obrigatório.
 5) Cite as Lições desse Período para a área Econômica.
R= as lições foram que a democratização é a melhor opção para ser ter uma liberdade econômica tanto dos empresários, quanto do governo e população para um melhor andamento da economia.
E também por conta da inflação deixada por outros governantes, foi feito varias medidas para combate-la e uma politica monetária ‘acomodatícia” se revelou incorreta, diante da explosão de demanda que se seguiu após a adoção do plano cruzado.
Uma sucessão de erros levou ao fracasso do plano cruzado e foi criado medidas de conteção. 
a estabilização segue movimentos naturais de expansão de demanda. Estes foram ampliados pelos abonos salarias e pelas politicas adotadas pelo governo. Ainda que a inflação fosse puramente inercial, teriam que ser tomadas medidas de conter o boom de consumo que sucedeu a estabilização. A outra lição e o uso da escala móvel. O “gatilho salarial”, ao endogeneizar o período de reajuste, provou ser, na prática, um acelerador da inflação, na medida em que levava ao encurtamento do período de reajuste. E outra lição que se segue e de que a estratégia de congelamento produziu desequilíbrios de preços relativos, pois o descongelamento se mostrou difícil administrar.

Outros materiais