Buscar

Exercícios de Revisão de Processo Civil I

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE REVISÃO- TGP
1. (CESPE-2013-TJ-DF-Analista Judiciário) O direito de ação representa um direito subjetivo do jurisdicionado, vinculado ao seu direito material, razão por que o direito de ação se confunde com o próprio direito material invocado, não havendo autonomia entre um direito e outro.
2. (CESPE-2013-TJ-DF-Analista Judiciário) São elementos da ação: o interesse de agir, a legitimidade da parte e a possibilidade jurídica do pedido.
3. (CESPE-2011-TJ-ES-Analista) A revelia é a ausência de contestação do réu e tem como principal efeito o fato de se reputarem verdadeiros os acontecimentos afirmados pelo autor. Assim, salvo no caso de direitos indisponíveis, ocorrida a revelia, o juiz proferirá sentença julgando antecipadamente a lide e decidindo, sempre, o mérito da causa pela procedência do pedido.
4. (FGV-2014-DPE-RJ- Técnico Médio de Defensoria Pública) Com base no caso Desdêmona (ação de conhecimento de Otelo em desfavor de Iago, questionando promessa de compra e venda de Desdêmona, uma vaca premiada), a resposta apresentada por Iago, que é assistido por Defensor Público, tem o prazo de:
A) 10 dias B) 15 dias
C) 30 dias D) 45 dias
E) 60 dias
5. (FCC - 2012 - TRT - 11ª Região (AM) - Analista Judiciário- Adaptada A revelia.Parte superior do formulário
A) acarreta a presunção de veracidade das alegações de direito do autor. B) impede o juiz de determinar a produção de provas, quando julgar necessário. C) não acarreta para o revel a presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor se algum litisconsorte contestar a ação. D) não impede o réu de intervir no processo, mas não lhe dá o direito de recorrer da sentença. E) implica necessariamente na procedência do pedido do autor.
6. (FGV-OAB-Exame de Ordem Unificado-2013) Com relação ao início da contagem do prazo para apresentação de resposta, em ação ajuizada pelo rito comum ordinário, em face de apenas um réu, assinale a afirmativa correta. 
 A) Em se tratando de citação postal, começa a correr o prazo a partir da data da juntada aos autos do aviso de recebimento. B) Em se tratando de citação por oficial de justiça, começa a correr o prazo no dia seguinte ao do cumprimento da diligência. C) Em se tratando de citação por carta precatória, começa a correr o prazo no dia em que a carta é devolvida ao juízo de origem. D) Em se tratando de citação por edital, começa a correr o prazo no dia seguinte ao da publicação do referido edital.
7. (Aplicada em: 2016 Banca: IESES Órgão: TJ-PA Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção) Julgue as assertivas relacionadas ao instituto da arbitragem:
I. As partes interessadas podem submeter a solução de seus litígios ao juízo arbitral mediante convenção de arbitragem, assim entendida a cláusula compromissória e o compromisso arbitral.
II. A administração pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais indisponíveis.
III. A arbitragem poderá ser de direito ou de equidade, a critério das partes.
IV. A arbitragem que envolva a administração pública será sempre de direito e respeitará o princípio da publicidade.
A sequência correta é: 
 A) Apenas as assertivas I e II estão corretas. B) Apenas a assertiva II está correta. C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas. D) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
8. (FCC- TJ/SE- Juiz Substituto-2015- adaptada). O novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) dispõe que “na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis" (artigo 219, caput). Considerando-se que esta norma já foi publicada, porém ainda não entrou em vigor, a parte deve valer-se da forma de cômputo estabelecida pelo,
A) novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) para todos os atos processuais, incluindo os anteriores à sua entrada em vigor, tendo em vista que a norma processual possui efeito retroativo. B) novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) para todos os atos processuais, incluindo os anteriores à sua publicação, tendo em vista que a norma processual possui efeito retroativo. C) novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) para os atos posteriores à sua publicação, ainda que antes da vigência, porque a lei gera efeitos durante a vacatio legis.
D) Código de Processo Civil passado (Lei nº 5.869/1973) para todos os atos processuais, incluindo os que se iniciarem depois da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), tendo em vista que a lei deve respeitar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. E) Código de Processo Civil passado (Lei nº 5.869/1973) enquanto este estiver em vigor, e da estabelecida pelo novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) apenas para os atos praticados depois do início de sua vigência, tendo em vista o efeito imediato da lei e a proteção ao direito adquirido, ao ato jurídico perfeito e à coisa julgada. 
9. (FCC- TJ/RJ- Técnico-2012- Adaptada) Quanto à resposta do réu,
A) se não for oferecida contestação, reputar-se-á verdadeiro o direito afirmado pelo autor. B) uma vez oferecida a contestação, será sempre vedado deduzir novas alegações. C) a contestação e a reconvenção são oferecidas na mesma peça, sendo julgadas por sentenças diferentes. D) a impugnação aos fatos pode ser apresentada gradualmente no processo, até o oferecimento das alegações finais pelas partes. E) são suas espécies, dirigidas ao juiz da causa, a contestação e a reconvenção. 
10. (TJ/SC- Técnico Judiciário- 2010). No campo do processo civil, a parte que não alega a nulidade de ato processual na primeira oportunidade em que falar nos autos se sujeita aos efeitos da:
a) Perempção; b) Prevenção; c) Revelia; d) Deserção; e) Preclusão;Parte inferior do formulário

Continue navegando