Buscar

fichamento Kleber Barreto cap 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E TÉCNICA NO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
Andanças com Dom Quixote e Sancho Pança
Kleber Duarte Barretto
 Fichamento capítulo XIII
No qual se reflete sobre a função especular e a emergência da 
 Experiência estética
De acordo com a perspectiva winnicottiana, estamos falando da constituição do eu a partir do processo de identificação primária com a mãe ou seu substituto. Como sugere Winnicott, a mãe reflete em seu rosto aquilo que sente e que vê em relação seu bebê e este pode se encontrar em seu olhar. Com o tempo a função especular vai sofrendo distorções e vai ganhando o campo cultural. 
A função especular tem duas dimensões a partir da função materna de espelho: o estabelecimento de uma imagem do próprio eu que permitirá à criança integrar-se numa imagem que a represente; e a valorização narcísica dessa imagem pelo outro. Pode reconhecer-se e encontrar-se no rosto materno é para o bebê, não só um momento integrador de sua imagem, mas constitui-se no que Safra (1996 e 1999) denomina experiência estética. Esta seria dada pelo encontro com o outro ou com algum objeto da cultura, que acaba de revelar um aspecto de si mesmo, do próprio self. O reconhecimento é o encontro do ser, não se dá, somente, através da imagem, mas pode ser pelo som, pela fala, pelo gesto ou pelo olfato. Segundo o autor acima citado, cada um de nós privilegia um órgão sensorial; e, é ai, que ancoramos nosso self; é ai que habitamos preferencialmente.
Penso que no At a diversidade de experiências está ambos os presentes. Vivemos com nossos pacientes momentos de profunda beleza. Infelizmente, na escassa literatura sobre acompanhamento terapêutico, e não encontramos quase nenhuma referencia a esse respeito. Na experiência estética tanto te o corpo como alma estão sendo mobilizados, com exceção da teoria winnicottiana – utilizar-se de um referencial a priori para explicar toda e qualquer experiência humana. A destrutividade para outros serão os elementos básicos a partir dos quais se compreenderão as expressões do homem, isso impede que fenômenos que apresentam o ser fiquem reduzidos a meros fantasmas ou mesmo deixem de ser percebidos.

Continue navegando