Buscar

SEMINÁRIO INTEGRADOR - AULA 03 e 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A aula de hoje tem como texto base o capítulo 10 do livro Psicologias, intitulado “A psicologia como profissão”. Teremos os 4 períodos, pois a professora Ana Laura trocou com o Professor José Ricardo, por motivos pessoais e profissionais.
	Em roda, a professora foi apresentando o resumo do capítulo, conversando, discutindo... Tudo bastante dinâmico e com ampla participação dos alunos.
	Resumindo...
	A psicologia esteve muito ligada ao misticismo, isso só mudou quando a psicologia se tornou ciência.
	A nossa religião não pode intervir no atendimento ao paciente. A religião do paciente, esta sim: deve ser considerada. Tivemos uma boa discussão sobre espiritualidade e religiosidade, enriquecida pela colega Andrea, que é enfermeira e especialista em Saúde e Espiritualidade. Para tirar todas as dúvidas, podemos consultar o código de ética da classe, no site: www.pol.org.br
	A psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil no ano de 1962, uso de métodos e técnicas: diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica.
	Diferentemente do que o senso comum pode pensar, o psicólogo não adivinha nada, ele apenas dispões de técnicas e conhecimentos que auxiliam a compreender o que o outro diz, compreender as expressões e gestos que o outro faz e descobrir as razões dos atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções.
	O imaginário popular muitas vezes tem uma visão distorcida do psicólogo...
	A psicologia ajuda as pessoas a se conhecerem melhor, pois é uma ciência humana, que ajuda a conhecer o homem de forma mais abrangente. É através da ciência que sabemos mais sobre emoções, sentimentos, comportamentos, aprendizado, inquietações, vivências, angústias e alegrias. Mas ainda há muito a se pesquisar sobre o psiquismo humano.
	O psicólogo é diferente de um bom amigo, pois a intervenção do psicólogo é intencional, planejada, feita com a utilização de conhecimentos científicos, técnicas, testes, registros...
	As práticas profissionais dos psicólogos e dos psiquiatras são muito semelhantes, os psicólogos apenas não receitam medicações. A psiquiatria costuma nomear os transtornos, enquanto a psicologia age mais no comportamento.
	De uma forma bastante geral, a função do psicólogo é promover a saúde. Entenda-se saúde pela definição dada pela OMS: “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
	Após o intervalo, a professora propôs que os grupos de trabalho das entrevistas se reunissem e criassem as questões a serem feitas para o psicólogo entrevistado. 
	Após a criação do questionário, fomos liberados.
	
UFPEL – CURSO DE PSICOLOGIA – DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR – PROFESSORA: ANA LAURA�AULAS Nº 03 e 04 – 25/10/2013�ANOTAÇÕES DA ACADÊMICA LARISSA DE OLIVEIRA PEDRA (ATP 2018)