Buscar

passei direto

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0067_AV1_201202242642 » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202242642 - GERMANA CAROLINA DOS SANTOS SOUZA
	Professor:
	LUIZ CARLOS CHAVES ROCHA
	Turma: 9003/GY
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 20/04/2016 20:03:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201202896753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com as afirmativas abaixo sobre as formações econômicas pré-capitalistas: é correto afirmar que: I - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade feudal ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade escravista ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade antiga ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	
	somente a afirmativa I é falsa.
	 
	somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	somente a afirmativa III é falsa.
	
	a afirmativa II e a afirmativa III são verdadeiras.
	
	somente a afirmativa I e a II são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202841902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque abaixo a opção que você considera certa, de forma a caracterizar a formação econômica antiga das Economias pré-capitalistas.
		
	
	a concentração de propriedade rural, economia industrial, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	 
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	
	a concentração da propriedade urbana, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pela escravidão.
	
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de guerras e pelo trabalha assalariado.
	
	a concentração de propriedade territorial, economia monetária, trocas, conquistas de terras por meio de diálogos e pela escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202896754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o modo de produção capitalista: é correto afirmar que: I - Com o esfacelamento da sociedade antiga, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - Com o esfacelamento da sociedade moderna, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - Com o esfacelamento da sociedade escravista, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	
	todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	somente a afirmativa I é falsa.
	
	a afirmativa II e a afirmativa III são verdadeiras.
	 
	todas as afirmativas são falsas.
	
	somente a afirmativa I e a II são verdadeiras.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202896768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade ........ ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. De acordo com o trecho citado acima,o capitalismo surge do esfacelamento de que modo de produção:
		
	
	contemporãnea
	
	escravista
	
	moderna
	 
	feudal
	
	antiga
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202842011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	John Keynes diz escreve o que determina a renda de uma nação é o fluxo de renda de passa de ¿mão para mão¿, ou seja, é o processo de transferência de mão em mão que revitaliza constantemente a economia ¿ que é o que chamamos de Consumo. Mas parte da renda que não é consumida se chama Poupança. E é esta que os empresários usam para aumentar os investimentos no aumento da capacidade produtiva, visando expandir e ampliar a participação de mercado dos seus negócios. Contudo, quando o cenário aponta ser desfavorável, não apresentando boas perspectivas para o consumo futuro, o que ocorre?
		
	
	Eles tomam a decisão de gerar mais investimentos, se antecipando à concorrência.
	
	Eles tomam imediatamente a decisão de demitir, de forma a preservar a margem de lucro.
	
	Eles pedem ao governo que diminua os impostos, para manterem suas margens de lucro.
	
	Eles negociam com os sindicatos uma maneira de manter os empregos com salários mais baixos.
	 
	Eles adiam os investimentos e não geram novos empregos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202842045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
		
	 
	da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
	
	dos setores privados mais capitalizados, que poderiam receber fortes concessões do estado para assumirem as funções que seriam do próprio estado, mas que não se mostraram competentes.
	
	através dos bancos privados que receberiam recursos com taxas de juros muito baixas, desde que gerassem emprego na população mais pobre.
	
	de maior concessão de crédito para o setor privado se levantar e investir mais.
	
	por meio da mobilização dos empresários, que com o apoio do estado ficariam estimulados a usarem as suas poupanças para gerar mais emprego e renda.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202842103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A principal referência do padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são as relacionadas abaixo, exceto qual?
		
	
	O direcionamento da heterogeneidade da produção a uma demanda prevista do consumo.
	
	A diversidade e heterogeneidade da produção.
	
	A organização do trabalho em equipe.
	 
	A concentração e homogeneidade da produção.
	
	A terceirização de parte da produção e o estoque mínimo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202975207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. De acordo com Harvey (1999, p.117), o que ocorreu foi "uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado". Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando se considera as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e o advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202392949)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Wikipédia: Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos osmeios de trabalho necessários à produção ( instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.)
A seguir, faremos uma breve sinopse do filme ¿Tempos Modernos¿, de Charles Chaplin:
 
 
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...
 
Marque o modo de produção, que está descrito no filme:
		
	
	   Primitivo
	
	   Feudal
	 
	 Capitalista
	
	 Comunista
	
	  Escravista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202494804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar então que o ar possui:
		
	 
	um valor de uso, mas não de troca
	
	trabalho humano agregado a ele
	
	um valor de uso insignificante
	
	valor de troca, mas não valor de uso
	
	um valor de troca máximo
	
	
	Períod

Continue navegando