Buscar

HEGEL CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEGEL
Visão iluminista da história (hegeliana)
A história caminha em sentido único e inexorável.[1: Inexorável: Pré-determinada.]
A história evolui em etapas de desenvolvimento.
Cada etapa tenta resolver problemas específicos presentes na etapa anterior.
As etapas estão em relação dialeta entre si.[2: Dialético: Construção de um todo por meio das contradições das partes. ]
As etapas funcionam em um sistema:
Tese: é uma forma de organização do mundo das ideias ou material que visa resolver um problema especifico da etapa de desenvolvimento.
Antítese: por meio de uma relação dialética bomba etapa, visa resolver a contradição presente na etapa anterior.
Síntese: com uma combinação entre a tese e a antítese, a síntese forma uma nova tese de organização do mundo das ideias e do mundo da matéria.
Além da relação dialética entre as etapas, existe uma relação dialética dentro das etapas entre o mundo das ideias e o mundo da matéria.
“TODOS OS GRUPAMENTOS HUMANOS PASSARÃO NECESSARIAMENTE PELAS MESMAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO”
“SE ASSIM COMO A HISTÓRIA TEM UM COMEÇO, A HISTÓRIA TERÁ UM FINAL”
A história começa com a sociedade
Na sociedade temos uma relação de poder.
Na sociedade precisamos do ato comunicativo. (Língua)
No período pré-societal não existia desigualdade de poder, nem uma comunicação eficiente.
estado de natureza
	Descreve teoricamente as relações humanas na ausência de estruturas societárias. Trata-se de uma metáfora conceitual. (Ausência de poder e comunicação) Tristeza e violência.
	O estado de natureza se configura como uma situação de rebaixamento da felicidade dos seres humanos. A constituição das estruturas sociais é uma resposta direta a essa situação potencial (guerra e violência generalizada).
TESE
	Segundo Hegel as evoluções históricas do mundo das ideias ocorrem em três etapas que posteriormente foi incorporado uma quarta etapa.
Argumento associativo: é um sistema logico ou racional que associa exaustivamente um objeto a um símbolo linguístico. (Descreve sem explicar) Fundação do ato comunicativo.[3: Exaustivamente: Completo, que tenha possibilidades contrarias.]
Pensamento Mitológico: antítese do pensamento associativo que visa resolver as contradições presentes nele ou criar a possibilidade de explicação (Explica sem logica) DEUS. 
A contradição presente no pensamento mitológico é que permite descrever logicamente o mundo, mas, no entanto, sua explicação é não lógica (Contradição: ou você aceita inteiramente o argumento ou se rejeita integralmente, o argumento não permite validação interna de suas premissas) 1 + 1 + 1 = DEUS[4: Premissas: Proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levara a uma conclusão.]
Pensamento Filosófico: se configura como a síntese das contradições presentes do pensamento associativo etiológico ao fornecer uma descrição e uma explicação lógica para o mundo físico ou social. Criar uma explicação do mesmo nível analítico (Mesmo nível de linguagem). 1 + 1 + 1 = 3
Deus é um argumento extralinguístico.
Toda explicação é lógica.
ANOTAR SOBRE VALIDAÇÃO INTERNA E DAS FORMAS.
escolhas (filosofico) justificaveis racionalmente
	Segundo Hegel a síntese final seria o pensamento filosófico, no entanto descobriu-se uma contradição presente no pensamento filosófico.
Ciência: o pensamento filosófico não permite referencias causais e extrapolações empíricas. Não desenvolve, como o cientifico desenvolve.
a ciencia é a sintese final
MODELO CIENTIFICO 	
COMUNIDADE EPISTÊMICA: Comunidade de conhecimento institucionalizado que compartilha teorias e métodos.
VD = VARIÁVEL DEPENDENTE: Fenômeno físico, social ou biológico importante para uma certa comunidade cientifica que o pesquisador deseja explicar.
VI = VARIÁVEL INDEPENDENTE: Fenômeno físico, social ou biológico que explica o comportamento ou aparecimento da variável dependente.
VInt = VARIÁVEL INTERVENIENTE: Fenômeno que explica concomitantemente a variável dependente e independente.[5: Concomitantemente: Que se verifica ao mesmo tempo que outra, simultâneo.]
 H = HIPOTESE: ANOTAR.
T = TEORIA: Conjunto articulado de hipóteses que é identificado o fenômeno interveniente.

Outros materiais

Outros materiais