Buscar

Trabalho de Contabilidade Comercial e Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Trabalho de Contabilidade Comercial e Financeira
Operações Financeiras
Professor: Wilson		
Investimentos:
A maneira mais fácil, mais segura e com retorno certo do seu dinheiro aplicado (investido), é investir no Tesouro Direto, o mesmo possui títulos de baixo risco, a aplicação mínima para ser investido é uma taxa de R$ 30,00, a taxa de administração é de 0,23% a. a. Uma das melhores do mercado e a liquidez diária é garantida pelo Tesouro Nacional. Ou seja, não há risco de o emissor dos títulos declarar falência e não lhe pagar, como pode ocorrer no CDB, por exemplo. Isso faz com que o mercado se refira ao Tesouro Selic, como o investimento livre de risco em nossa economia.
Há, porém, outros tipos de riscos. Os títulos prefixados e os títulos atrelados à inflação podem apresentar volatilidade. Prefixados são aqueles para os quais você sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se mantiver o título até a data de vencimento. Esses títulos são indicados se você acredita que a taxa oferecida para o período será maior que a Taxa Selic, a taxa de juros básica da economia.
Por terem rentabilidade predefinida, seu rendimento é nominal. Isso significa que é necessário descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação. 
Empréstimo
O empréstimo de certa forma é outra maneira de investimento, seja ele efetuado por algum banco, ou por você mesmo, pois ao emprestar o seu dinheiro, certamente serão cobrados os juros e a correção monetária, e o retorno do seu dinheiro é certo, mas não tão certo como o do investimento.
É comum a utilização do termo “empréstimo” para designar outras operações, como financiamento de crédito. No entanto, tais termos não são equivalentes. Enquanto no empréstimo o valor é dado sem destinação específica, no financiamento existe vinculação entre o valor concedido e sua utilização.
Exemplo:
O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em1824, no valor de 3,7 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como o empréstimo português, destinado a cobrir dívidas do período colonial e que na prática significa um pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independência. 
Operações com Duplicatas
A duplicata é um título de crédito que pode ser emitido pelas empresas sempre que efetuarem vendas de mercadorias a prazo. É um documento de caráter comercial, emitido nas vendas a prazo, que discriminará as mercadorias vendidas.
As operações com duplicatas são caracterizadas em: Cobrança simples de duplicatas, Desconto de duplicatas.
Cobrança Simples de Duplicata – A própria empresa, pode efetuar a cobrança, por meio de um departamento específico criado na empresa para este fim; Contratar um banco para prestar o serviço de cobrança destas mesmas duplicatas.
Neste caso, a instituição financeira se encarregará de entrar em contato através de telefonemas ou postais com os clientes, e adotar outros procedimentos visando agilizar o recebimento de crédito da empresa.
Para tal, é necessário que a empresa envie duplicatas ao banco que a primeira pretende que a segunda cobre. Tal envio é feito por meio de um documento denominado “Borderô”. 
Desconto de Duplicatas – É uma operação de crédito em que a empresa transfere a propriedade das duplicatas ao banco que em troca lhe paga o valor destas , descontado dos juros cobrados na operação em função do prazo para recebimento das mesmas. 
Porém, neste tipo de operação, a empresa torna-se coobrigada, juntamente com os devedores por estes pagamentos, ou seja, caso o devedor não efetue o pagamento da duplicata na data estipulada, o valor será descontado da conta corrente da empresa, e a duplicata retornará à empresa ou prosseguirá no banco para cobrança simples.

Continue navegando