Buscar

O que é o Fundo Garantidor de Crédito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)? Qual o principal objetivo desse fundo? Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito para cada investidor?
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites estabelecidos pela regulamentação, contra instituições financeiras a ele associadas, em caso de intervenção e liquidação extrajudicial e reconhecimento, pelo Banco Central do Brasil, do estado de insolvência de instituição associada. Integra também o objeto do FGC, consideradas a missão institucional de contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e para a prevenção de crise bancária sistêmica, a contratação de operações de assistência ou de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de empresas por estas indicadas, inclusive com seus acionistas controladores.
Os associados repassam mensalmente um percentual de suas contas para o FGC. Em caso de falência ou intervenção em uma instituição financeira, esse montante é usado para quitar o valor devido a correntistas e investidores.
https://www.fgc.org.br/garantia-fgc
2) Pesquise dois produtos financeiros nos quais o Fundo Garantidor de Crédito pode ser acionado? Porque esse fundo seria acionado?
· depósitos de poupança;
· depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado; (CDB, RDB)
O processo de pagamento da garantia inicia-se quando o Banco Central decreta a intervenção ou liquidação de uma instituição financeira. Então, o interventor ou liquidante designado pelo BACEN para administrar a instituição Financeira sob intervenção ou liquidação prepara a relação de credores, bem como os respectivos documentos para pagamento (Termos de Cessão de Créditos), consolidando os créditos por CPF ou CNPJ dos depositantes e investidores, informando ao FGC o valor que cada um tem a receber.
https://www.fgc.org.br/garantia-fgc
3) Qual a alíquota de IR descontada na fonte de uma aplicação de CDB por 400 dias? (KERR, 2011)
Seja para o CDB ou outro investimento em renda fixa, ele segue a seguinte regra:
· Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5%
https://blog.rico.com.vc/imposto-de-renda-cdb
4) Pesquise e um exemplo de CDB e indique: a instituição que emitiu o título; o valor do título (ou valor mínimo a ser aplicado); o tempo (ou tempo mínimo) que o recurso deve ficar aplicado; a remuneração; alíquota de IR.
5) Procure justificar a intensão da Receita Federal ao instituir alíquotas regressivas com o prazo de aplicação dos investimentos (KERR, 2011).
Define que, quanto maior o tempo de aplicação, menor o valor do imposto cobrado.
6) O que são os CDIs e para que servem?
O CDI, sigla para Certificado de Depósito Interbancário, é um título emitido pelos bancos para a realização de operações de empréstimo entre si, em uma modalidade de curtíssimo prazo. Os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo e, quando o volume financeiro de saques supera o de depósitos, a diferença é tomada de outros bancos, que estejam superavitários através do CDI.
https://blog.rico.com.vc/o-que-e cdi#:~:text=O%20CDI%2C%20sigla%20para%20Certificado,uma%20modalidade%20de%20curt%C3%ADssimo%20prazo.
7) Como é remunerada uma caderneta de poupança?
Pessoa Física
· Rentabilidade é mensal (Juros Compostos);
· A data de aniversário, é a data de aplicação dos recursos;
· Remuneração se dá pelo menor saldo do período;
· Possui isenção de IR e IOF.
Pessoa Jurídica
· Rentabilidade é Trimestral (Juros Compostos);
· A data de aniversário, é a data de aplicação dos recursos;
· Remuneração se dá pelo menor saldo do período;
· Não possui isenção de IR (exceto PJ imunes).
8) Como está a remuneração atual da caderneta de poupança, em termos percentuais?
O rendimento da poupança hoje é de 1,40% ao ano. Ou seja: se você investir R$ 100 na poupança hoje, terá R$ 101,40 no ano que vem. O rendimento mensal da poupança hoje é de 0,11%.
https://blog.magnetis.com.br/rendimento-da-poupanca-hoje-e-ruim/#:~:text=A%20nova%20regra%20da%20poupan%C3%A7a,TR%2C%20assim%20como%20era%20antigamente.
9) Existe diferença de remuneração da caderneta de poupança entre os bancos? Explique.
Não. Como a TR é uma taxa referencial diária calculada pelo governo, a caderneta de poupança de todos os bancos utiliza (obrigatoriamente) o mesmo cálculo para os juros da poupança. Além dos rendimentos serem exatamente iguais, todas as poupanças também são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
https://queroficarrico.com/blog/rentabilidade-da-poupanca-e-igual-em-todos-os-bancos/#:~:text=Ser%C3%A1%20que%20a%20poupan%C3%A7a%20paga,0%2C5%25%20ao%20m%C3%AAs.
10) Você utilizaria uma operação de Hot Money para financiar a compra de um torno novo (investimento fixo) para sua metalúrgica? Justifique (KERR, 2011).  
11) Explique como funciona uma operação de desconto de duplicatas?
Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita a prazo.
https://www.wizfee.com/blog/como-funciona-o-desconto-de-duplicatas/
12) Em que situação você acredita que o desconto de duplicatas poderia ser usado? Explique.
O Desconto de Duplicatas pode ser obtido de várias formas. As mais comuns incluem:
· Cobrança simplificada, ou simples, em que a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o seu comprador honrará o compromisso de pagar o valor devido. Em caso de inadimplência, o valor restante é descontado da empresa que solicitou o adiantamento;
· Cobrança caucionada, em que a empresa realiza a penhora de todas as suas duplicatas, tendo direito junto à instituição financeira de solicitar uma parte desse valor como adiantamento de crédito.
https://maisretorno.com/blog/termos/d/desconto-de-duplicatas
13) Quais a principais diferenças entre desconto de duplicatas e factoring? (KERR, 2011).  
Desconto de Duplicatas é uma operação de empréstimo bancário que se assemelha a operação de Factoring.
· No desconto de duplicatas no banco para o tomador de recursos, parece a mesma coisa, pois ele entrega as duplicatas originadas de vendas mercantis a prazo, e recebe antecipadamente à vista os recursos que receberia no futuro, com a dedução dos respectivos encargos financeiros representados pelos juros e tarifas existentes na operação.
· Na operação de Factoring, apesar de resultar no mesmo objetivo final de transformar uma venda a prazo em venda à vista, ocorre algumas mudanças conceituais, a seguir mencionadas:
· No Desconto de duplicatas, o banco realiza uma operação de empréstimo financeiro, utilizando-se de recursos de intermediação financeira, enquanto a Factoring utiliza exclusivamente capital próprio, para comprar as duplicatas de seus cedentes.
· No desconto de duplicatas, o banco concede crédito somente aos seus clientes, que não apresentem mácula nos restritivos de crédito (risco cedente), enquanto a Factoring concede credito aos sacados dos seus cedentes (risco sacado), motivo pelo qual o cedente pode ter restrições e o sacado não.
· No desconto de duplicatas, o banco recebe as duplicatas como garantia de um contrato financeiro, enquanto na Factoring a transferência é operada pelos institutos da cessão ou do endosso previstos no Código Civil.
· No desconto de duplicatas, o banco cobra juros arbitrados por um mercado fortemente concentrado, enquanto a Factoring cobra um fator de deságio pela compra do título e serviços prestados, livremente pactuado pelas partes, num mercado altamente competitivo.
· No desconto de duplicatas, todas operações de crédito no banco são registradas no sistema Sisbacen, enquanto as operações de Factoring não tem essa obrigação, pois as Factoring não têm a supervisão do Banco Central, estando subordinadas exclusivamente ao COAF.
https://www.credere.com.br/desconto-de-duplicatas-se-assemelha-a-operacao-de-factoring/#:~:text=No%20desconto%20de%20duplicatas%2C%20o%20banco%20concede%20cr%C3%A9dito%20somente%20aos,restri%C3%A7%C3%B5es%20e%20o%20sacado%20n%C3%A3o.14) Explique o que são Warrants?
O Warrant é um instrumento financeiro que dá ao investidor o direito de comprar ou vender um determinado ativo, podendo ele ser uma ação, uma commodity, um índice de ações ou mesmo uma taxa de câmbio.
Quando transacionado em bolsa, seu funcionamento é semelhante ao de uma opção:
· Call Warrant: o investidor pode comprar um ativo a um preço previamente acordado até a data do seu vencimento. Caso seja exercido esse direito, o vendedor do Warrant precisa entregar o ativo;
· Put Warrant: o investidor pode vender um ativo a um preço previamente acordado até a data do seu vencimento. Caso seja exercido esse direito, o vendedor do Warrant precisa comprar o ativo;
O valor intrínseco de um Warrant depende do seu strike price e do seu prazo. Quanto mais favoráveis ambos forem em relação aos preços negociados e à volatilidade do mercado, mais valioso é o Warrant.
https://maisretorno.com/blog/termos/w/warrant
15) O que são debêntures? O que são debêntures conversíveis?
São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora. A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.
http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf
Debêntures conversíveis são aquelas que podem ser trocadas por ações da companhia emissora. As debêntures conversíveis - e também as não-conversíveis - podem contemplar cláusulas de permutabilidade por outros ativos ou por ações de emissão de terceiros que não a emissora. As condições de conversibilidade, bem como as de permutabilidade, devem estar descritas na escritura de emissão.
1)
 
O que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)? Qual o principal objetivo 
desse fundo? Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito para cada investidor?
 
 
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos 
depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites 
estabelecidos pela regulamentação, contra instituições financeiras a ele associadas, em caso 
de intervenção e liquidação extrajudicial e reconhecimento, pelo Banco Central
 
do Brasil, 
do estado de insolvência de instituição associada. Integra também o objeto do FGC, 
consideradas a missão institucional de contribuir para a manutenção da estabilidade do 
Sistema Financeiro Nacional e para a prevenção de crise bancária sistêmica
, a contratação 
de operações de assistência ou de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com 
as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de empresas por estas indicadas, 
inclusive com seus acionistas controladores.
 
O
s associados 
repassam mensalmente um percentual de suas contas para o FGC. Em caso 
de falência ou intervenção em uma instituição financeira, esse montante é usado para quitar 
o valor devido a correntistas e investidores.
 
https://www.fgc.org.br/garantia
-
fgc
 
 
2)
 
Pesquise do
is produtos financeiros nos quais o Fundo Garantidor de Crédito 
pode ser acionado? Porque esse fundo seria acionado?
 
·
 
depósitos de poupança;
 
·
 
depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado; (CDB, RDB)
 
 
O processo de pagamento da garantia 
inicia
-
se quando o Banco Central decreta a 
intervenção ou liquidação de uma instituição financeira. Então, o interventor ou liquidante 
designado pelo BACEN para administrar a instituição Financeira sob intervenção ou 
liquidação prepara a relação de credore
s, bem como os respectivos documentos para 
pagamento (Termos de Cessão de Créditos), consolidando os créditos por CPF ou CNPJ 
dos depositantes e investidores, informando ao FGC o valor que cada um tem a receber
.
 
https://www.fgc.org.br/garantia
-
fgc
 
 
3)
 
Qual a 
alíquota de IR descontada na fonte de uma aplicação de CDB por 400 
dias?
 
(
KERR, 2011)
 
 
S
eja para o CDB ou outro investimento em renda fixa, el
e
 
segue a seguinte regra:
 
·
 
Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5%
 
https://blog.rico.com.vc/imposto
-
de
-
renda
-
cdb
 
 
4)
 
Pesquise e um exemplo de CDB e indique: a instituição que emitiu o título; o 
valor do título (ou valor mínimo a ser aplicado); o tempo (ou tempo míni
mo) que o 
recurso deve ficar aplicado; a remuneração; alíquota de IR.
 
 
5)
 
Procure justificar a intensão da Receita Federal ao instituir alíquotas 
regressivas com o prazo de aplicação dos investimentos
 
(
KERR, 2011).
 
D
efine que, quanto maior o tempo de 
aplicação, menor o valor do imposto cobrado.
 
 
6)
 
O que são os CDIs e para que servem?
 
 
1) O que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)? Qual o principal objetivo 
desse fundo? Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito para cada investidor? 
 
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos 
depositantes e investidores no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, até os limites 
estabelecidos pela regulamentação, contra instituições financeiras a ele associadas, em caso 
de intervenção e liquidação extrajudicial e reconhecimento, pelo Banco Central do Brasil, 
do estado de insolvência de instituição associada. Integra também o objeto do FGC, 
consideradas a missão institucional de contribuir para a manutenção da estabilidade do 
Sistema Financeiro Nacional e para a prevenção de crise bancária sistêmica, a contratação 
de operações de assistência ou de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com 
as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de empresas por estas indicadas, 
inclusive com seus acionistas controladores. 
Os associados repassam mensalmente um percentual de suas contas para o FGC. Em caso 
de falência ou intervenção em uma instituição financeira, esse montante é usado para quitar 
o valor devido a correntistas e investidores. 
https://www.fgc.org.br/garantia-fgc 
 
2) Pesquise dois produtos financeiros nos quais o Fundo Garantidor de Crédito 
pode ser acionado? Porque esse fundo seria acionado? 
 depósitos de poupança; 
 depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado; (CDB, RDB) 
 
O processo de pagamento da garantia inicia-se quando o Banco Central decreta a 
intervenção ou liquidação de uma instituição financeira. Então, o interventor ou liquidante 
designado pelo BACEN para administrar a instituição Financeira sob intervenção ou 
liquidação prepara a relação de credores, bem como os respectivos documentos para 
pagamento (Termos de Cessão de Créditos), consolidando os créditos por CPF ou CNPJ 
dos depositantes e investidores, informando ao FGC o valor que cada um tem a receber. 
https://www.fgc.org.br/garantia-fgc 
 
3) Qual a alíquota de IR descontada na fonte de uma aplicação de CDB por 400 
dias? (KERR, 2011) 
 
Seja para o CDB ou outro investimento em renda fixa, ele segue a seguinte regra: 
 Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5% 
https://blog.rico.com.vc/imposto-de-renda-cdb 
 
4) Pesquise e um exemplo de CDB e indique: a instituição que emitiu o título; o 
valor do título (ou valor mínimo a ser aplicado); o tempo (ou tempo mínimo) que o 
recurso deve ficar aplicado; a remuneração; alíquota de IR. 
 
5) Procure justificar a intensão da Receita Federal ao instituir alíquotas 
regressivas com o prazo de aplicação dos investimentos (KERR, 2011). 
Define que, quanto maior o tempo de aplicação, menor o valor do imposto cobrado. 
 
6) O que são os CDIs e para que servem?

Continue navegando