Buscar

Gabarito da AD1 - (2015.1) Gestão da Interface Empresa x Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto
Gabarito
1ª Questão - Para o professor Ricardo Abramovay, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo, o ambientalismo empresarial representa a tendência das corporações com preocupação com questões ambientais. “Os temas de natureza ambiental deixam de ser abordados pelas firmas como um limite, como algo exterior aos seus interesses...” (ABRAMOVAY, Ricardo. Ambientalismo empresarial. Le Mode Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 21, out. 2007. Disponível em: <http://www.econ.fea.usp.br>).
	O autor identifica quatro momentos na história do ambientalismo empresarial: nos anos 1960, o tema aparece com os agrotóxicos e a poluição do ar; nos anos 1970, surgem os conflitos entre as empresas e as agências de proteção ambiental; a partir dos anos 1980, a preservação do meio ambiente torna-se tema de responsabilidade social; nos anos 1990, a preservação ambiental torna-se uma das estratégias empresariais. 
(pg. 17)
2ª Questão - R. Edward Freeman, renomado escritor na área de gestão, publicou, em 1984, o livro Gestão Estratégica: uma abordagem dos stakeholders (Strategic Management: a stakeholder approach) com base na seguinte pergunta: Em benefício de quem a empresa deve ser gerenciada? Como resposta, Freeman elaborou a teoria dos grupos de interesse.
Segundo ele, a empresa deve gerenciar suas atividades com o foco em dois grupos de interesse: os grupos primários e secundários.
Os grupos primários são aqueles que influenciam diretamente os negócios da empresa (por exemplo, os acionistas, os sócios, os empregados, os fornecedores, os clientes, os parceiros, a população residente na área de atuação da empresa, o ambiente natural, as espécies não-humanas e as futuras gerações).
Os grupos secundários são aqueles que influenciam indiretamente a empresa, não são afetados diretamente por ela e não estão diretamente engajados em suas transações (por exemplo, a mídia, os grupos de pressão), mas afetam a sua reputação, porque mobilizam a opinião pública. 
(pg. 32)
3ª Questão - A Fundação Nacional da Qualidade definiu cinco estágios que caracterizam a ação social de uma empresa:
	- Estágio 1: a empresa não assume responsabilidades perante a sociedade e não desenvolve ações sociais de qualquer tipo ou natureza.
	- Estágio 2: a empresa reconhece os impactos causados pelos seus produtos, processos e instalações e desenvolve algumas ações isoladas no sentido de minimizá-las.
	- Estágio 3: a empresa está iniciando a sistematização de uma avaliação dos impactos dos seus produtos, processos e instalações e exerce alguma liderança em questões de interesse da comunidade. Existe envolvimento das pessoas nos esforços de desenvolvimento social.
	- Estágio 4: a avaliação dos impactos dos produtos, processos e instalações está em fase de sistematização. A empresa exerce liderança em questões de interesse da comunidade por meio do desenvolvimento de projetos, investimentos e parcerias. O envolvimento das pessoas nos esforços de desenvolvimento social é frequente.
	- Estágio 5: a avaliação dos impactos dos produtos, processos e instalações está sistematizada buscando antecipar as questões públicas. A empresa lidera questões de suma importância para a comunidade e dentro do seu setor de atividades. O estímulo à participação de pessoas e esforços de desenvolvimento social é sistemático. 
(pgs. 57-58)
4ª Questão - Tal modelo baseia-se nos seguintes princípios:
	- os recursos naturais são finitos e, por isso, devem ser preservados;
	- o desenvolvimento econômico deve levar em conta o meio ambiente;
	- os recursos naturais devem ser preservados porque deles dependem a humanidade e toda a diversidade biológica (zoologia e botânica);
	- o aumento da reutilização e da reciclagem é uma prática que deve ser estimulada, pois reduz o uso de matérias-primas e produtos;
	- todas as relações do homem com a natureza devem ocorrer com o menor dano possível;
	- para alavancar o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental deve constituir-se parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste. 
(pg. 113)
5ª Questão - Savitz e Weber escreveram o livro “Three Botton Line (As três linhas mestras), no qual enfatizam a atuação empresarial nos níveis econômico, social e ambiental. De acordo com esse modelo, uma empresa sustentável é aquela que desenvolve ações voltadas para a busca da lucratividade (sustentabilidade econômica), o desenvolvimento da comunidade e atendimento das necessidades dos seus empregados e parceiros (sustentabilidade social) e a preservação do meio ambiente (sustentabilidade ambiental). 
(pg. 144)

Outros materiais