Buscar

Funcionalismo, Behaviorismo e Gestalt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisão 
Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia I 
ANTECENDENTES
 DO
 FUNCIONALISMO
DARWIN 
A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural 
Variação entre os membros de uma espécie.
Variabilidade espontânea transmitida de uma geração para outra. 
A Seleção Natural resulta na sobrevivência dos organismos mais bem adaptados ao seu ambiente e na eliminação dos demais. 
“As espécies que não se adaptam não sobrevivem”.
2
A Seleção Natural 
Os seres vivos que sobrevivem e atingem a maturidade tendem a transmitir aos seus descendentes as mesmas habilidades e vantagens que lhes permitiram prosperar. 
Além disso, como a variação é uma das leis gerais da hereditariedade, a prole também apresenta variações; alguns descendentes acabam tendo suas boas qualidades mais desenvolvidas que as dos pais. 
Tais qualidades podem ser bastante significativas, a ponto de produzirem as diferenças observadas hoje entre as espécies. 
3
A Influência de Darwin na Psicologia 
O enfoque na psicologia animal, que formou a base da psicologia comparativa;
A ênfase nas funções e não na estrutura da consciência ;
A aceitação da metodologia e dos dados de diversas áreas;
O enfoque na descrição e mensuração das diferenças individuais. 
Obs.: 
“Enquanto os psicólogos estruturalistas continuavam a buscar as leis gerais que abrangessem toda a mente, os psicólogos influenciados pelas idéias de Darwin procuravam as diferenças mentais individuais e logo apresentaram técnicas para medir essa diferenças.”
4
George John Romanes (1848 – 1894)
Fisiologista britânico que formalizou e sistematizou o estudo da inteligência animal. 
Desenvolveu a “escala mental”: ordenava as espécies de acordo como grau de seu funcionamento mental. 
5
Método Anedótico
Utilização dos relatos de observação do comportamento animal.
Obs.:
- Tais relatos podiam ser casuais e colhidos de observadores não-treinados, parciais e negligentes. 
Romanes e a Introspecção por Analogia
Introspecção por analogia: técnica para estudar o comportamento animal, partindo do princípio de que os processos mentais que ocorrem na mente do observador também se dão na mente do animal.
6
“Para começar, com base no conhecimento subjetivo das operações da minha mente e das atividades que essas operações parecem indicar em meu organismo, sigo por analogia para deduzir, a partir da atividades observáveis demonstradas por outros organismos, o fato de que certas operações mentais sustentam ou acompanham essas atividades.”
A Importância do Trabalho de Romanes
Obs.:
 O trabalho de Romanes empregava métodos muito aquém do rigor científico e, muitas vezes a divisão entre a interpretação factual e a subjetiva de seus dados não era clara. Todavia, ele era respeitado pelos esforços pioneiros, incentivando o desenvolvimento da psicologia comparativa... Em diversas áreas da ciência, a utilização de dados observacionais antecede o desenvolvimento da experiência... Foi Romanes quem deu início ao estágio observacional da psicologia comparativa.”
7
Conwy Lloyd Morgan (1852-1936)
Designado por Romanes como seu sucessor. 
Indicou, formalmente, os pontos fracos dos métodos anedóticos e da introspecção por analogia. 
Foi aluno de Huxley.
Lei da Parcimônia ou Cânone de Lloyd Morgan:
8
A noção de que não se deve atribuir ao comportamento animal um processo mental superior, quando for possível explicá-lo em termos de uma processo mental inferior. 
Morgan e o Método Experimental
A intenção de Morgan não era a exclusão completa do antropomorfismo, mas a redução do seu uso e a utilização de um método mais científico. 
Morgan foi o primeiro cientista a conduzir estudos experimentais em larga escala na psicologia animal. 
Seus estudos foram um avanço importante do método anedótico de Romanes. 
9
O Funcionalismo 
O Zeitgeist Americano
1900 – A psicologia nos Estados Unidos assume um caráter próprio, distinto da psicologia de Wundt e de Titchener: preocupa-se com o objetivo ou com a utilidade das funções da consciência.
Os americanos eram voltados ao prático, útil e funcional.Por essa razão, a teoria evolucionista foi mais bem aceita nos Estados Unidos do que em outras nações. 
A psicologia americana transformou-se em uma psicologia funcional porque a evolução e o espírito funcional eram compatíveis com esse temperamento básico.
Inglaterra – Estados Unidos 
final do século XIX e início do XX.
Herbet Spencer (1820 – 1903)
1882 – o filósofo inglês chega aos Estados Unidos. 
O Darwinismo Social: 
Aplicação da teoria evolucionista à natureza humana e à sociedade.
12
Para Spencer o desenvolvimento de todas as espécies era evolucionário, inclusive do caráter humano e das instituições sociais. 
A “sobrevivência do mais apto”. 
Somente com a sobrevivência dos melhores a sociedade atingiria a perfeição
Filosofia Sintética – a ideia de Spencer que atribui a explicação sobre o conhecimento e a experiência aos princípios do evolucionismo.
“Na visão utópica de Spencer, se o princípio da sobrevivência do mais apto operasse com liberdade, apenas os melhores sobreviveriam. 
Portanto, a perfeição humana seria inevitável, caso nenhuma ação interferisse na ordem natural das coisas. 
O individualismo e o sistema econômico do laissez-faire eram vitais, 
ao passo que a interferência governamental na economia e no bem-estar da população (com subsídios à educação, moradia e pobreza) era uma força contrária.“
13
William 
James
(1842 -1910)
O Precursor da 
Psicologia Funcional
Foi o principal precursor americano da psicologia funcional.
Considerado a segunda figura mais importante da psicologia americana, perdendo apenas para Wundt.
O paradoxo de James: para alguns, ele era uma força contrária ao desenvolvimento da psicologia devido o seu interesse por assuntos como telepatia, clarividência, espiritismo, comunicação com os mortos em sessões espíritas.
15
Os Primórdios da Psicologia Funcional
The Principles of Psychology
A psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas o estudo da adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. 
A função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência. A consciência é vital para as necessidades dos seres complexos em um ambiente complexo: de outra forma, a evolução humana não ocorreria. 
16
Ataque ao ponto central de Wundt
“Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiências conscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta de elementos mínimos da consciência por meio da análise introspectiva não demonstra que eles existam independentemente de um observador treinado. Os psicólogos realizam leituras da experiência com base na sua posição sistemática e com o seu ponto de vista.”
As sensações simples não existem na experiência consciente; são invenções ou distorções de um observador treinado.
17
Fluxo de Consciência 
O novo programa de psicologia: a vida mental consiste em uma unidade, em uma experiência total que se modifica. 
A consciência é um fluxo constante e qualquer tentativa de dividi-la em fases temporariamente distintas pode distorcê-la. Para expressar essa idéia, James cunhou a expressão fluxo de consciência: a consciência é um processo de fluxo contínuo e qualquer tentativa de reduzi-la a elementos pode distorcê-la. 
Não é possível experimentar o mesmo pensamento ou a mesma sensação mais de uma vez. Pode-se pensar em um objeto ou estímulo em mais de uma ocasião, mas os pensamentos não são idênticos em cada situação, devido às experiências intervenientes.
A consciência é cumulativa e não recorrente. 
18
A mente é contínua e seletiva
A mente é igualmente contínua. 
Não há interrupção abrupta no fluxo de consciência, exceto quando estamos sonolentos, por exemplo. 
A mente é seletiva. O critério é a relevância. 
A função ou propósito da consciência:
Função biológica, de outro modo não teria sobrevivido tanto tempo. Sua função é proporcionar a capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher. 
Distinção entre escolha e hábito: os hábitos são involuntários e não conscientes. Quando estamos diante de um novo problema e temos de escolher uma forma de enfrentá-los, a consciência entra em cena. 
19
Os Métodos da Psicologia 
James utilizou a introspecção. Ciente de suas limitações, lançou mão de comparações para uma verificação mais apurada das constatações obtidas por diversos observadores. 
Considerava também importante o método experimental. 
A principal diferença entre o Estruturalismo e o Funcionalismo: no primeiro havia a utilização de apenas um método: a introspecção; no segundo, a utilização de vários métodos, dentre eles, a introspecção, o método experimental e o método comparativo. 
20
O Pragmatismo
Pragmatismo:
“Doutrina que afirma estar o significado das idéias em sua consequências práticas.”
Foi desenvolvido na década de 1870 por Charles Sanders Peirce, filósofo e amigo de James. 
21
James: a importância do pragmatismo na psicologia: “se funcionar, é verdadeiro.”
A teoria das Emoções de James
“Os psicólogos partiam do princípio de que a experiência mental subjetiva da emoção antecedia a expressão ou a ação corporal.”
Exemplo: avistar um animal selvagem, sentir medo e fugir correndo.
James: “a reação física ocorre antes do surgimento da emoção, principalmente das emoções que ele considerava ‘grosseiras’ como o medo, a ira, a dor e a compaixão.”
Exemplo: ver um animal selvagem, correr e só então vivenciar a emoção do medo. 
O Hábito: 
Hábitos – repetição. Envolvem o sistema nervoso e servem para aumentar a plasticidade da matéria neural, o que facilita a execução das repetições e exige menor atenção consciente.
Consequências sociais do hábito. 
22
Granville Sanley Hall (1844-1924):
1º aluno no 1º Laboratório de Psicologia nos Estados Unidos. 
1º periódico americano. 
1º presidente da APA.
 Evolução e Recapitulação da Teoria do Desenvolvimento:
Teoria da Recapitulação: 
Ideia de Hall de que o desenvolvimento psicológico da criança repete a história da raça humana. 
23
A Desigualdade Funcional das Mulheres
 Mary Whiton Calkins (1863 – 1930)
Foi recusada pela Harvard.
Foi a primeira mulher a ser presidenta da APA.
 Em 1906 estava em 12º lugar entre os 50 psicólogos mais importantes dos Estados Unidos. 
James foi um grande incentivador dos estudos de Calkins. 
24
 A crença na superioridade intelectual masculina, compartilhada por muitos psicólogos da época. 
 A Hipótese da variabilidade (Darwin): noção de que o homem demonstra uma gama maior de variação no desenvolvimento físico e mental do que a mulher; as habilidades da mulher são consideradas mais medianas. 
 
HELEN BRADFORD THOMPSON WOOLLEY (1874 – 1947) 
Dissertação de doutorado de Helen Woolley: teste experimental do conceito darwiniano da inferioridade biológica da mulher em relação ao homem. 
Ela aplicou um teste em 25 homens e 25 mulheres para medir a habilidade motora, os limites sensoriais (paladar, olfato, audição, visão e tato), a capacidade intelectual e os traços de personalidade.
Os resultados revelaram não haver diferenças no funcionamento emocional entre homens e mulheres e apenas uma diferença insignificante na capacidade intelectual. Os dados também mostraram pequena superioridade das mulheres em habilidades como a memória e a percepção sensorial. 
Woolley deu um passo inédito - atribuir as diferenças aos fatores ambientais e sociais: às diferentes práticas na criação da criança e às expectativas distintas para os meninos e as meninas – e não às determinações biológicas. 
25
Leta Stetter Hollingworth (1886 – 1939)
Resultados de sua pesquisa: 
Seus dados desmentiram a hipótese da variabilidade e outras noções de inferioridade feminina. 
Constatou que o ciclo menstrual não está relacionado com os desempenhos deficientes das habilidades motoras e perceptuais. Desafiou o conceito de instinto inato da maternidade: a noção de que somente sendo mãe é que a mulher atingia a plena satisfação. 
Importante contribuição na orientação vocacional: a mulher deve buscar outros campos de atuação;
Trabalhou arduamente em favor do direito ao voto feminino (aprovado em 1920), nos Estados Unidos. 
26
A Fundação do Funcionalismo
Artigo de Titchener: “Os postulados da psicologia estrutural”, em 1898.
Titchener indiretamente funda o Funcionalismo ao afirmar que o estruturalismo é o único estudo adequado da psicologia, utilizando a palavra “estrutural” em oposição a “funcional”.
Não havia ninguém interessado em fundar uma nova escola de pensamento, dentre aqueles que se opunham a postura adotada por Titchener e que defendiam a mudança de objeto da psicologia. 
27
A Escola de Chicago
Fundadores “Relutantes do Funcionalismo”:
John Dewey e 
 James Rowland Angell.
Chegaram, em 1984, a University of Chicago. 
William James anunciou Dewey e Angel como responsáveis pela fundação do novo sistema que ele designou a “escola de Chicago”. 
28
John Dewey (1859 – 1952)
O Arco Reflexo
Artigo (1896): “O conceito do arco reflexo na psicologia” foi o ponto de partida da psicologia funcional. 
Alegava não ser possível reduzir o comportamento ou a experiência consciente aos seus elementos componentes, como afirmavam Wundt e Titchener.
Arco reflexo: a ligação entre os estímulos sensoriais e as respostas motoras. 
Dewey argumentava não ser possível a redução do comportamento envolvido na resposta reflexiva a elementos sensórios-motores básicos, assim como era impossível analisar de forma adequada a consciência, dividindo-a em partes componentes. 
29
James Rowland Angell (1869 – 1949)
Transformou o movimento funcionalista em uma escola de pensamento utilitária.
A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência. A consciência é vista como um instrumento utilitário, já que faz a mediação entre as necessidades do organismo e as condições do ambiente. Os psicólogos funcionalistas precisavam descobrir qual era a função não apenas da consciência como também dos processos mentais mais específicos como o julgamento e a vontade. 
A psicologia funcional é a psicologia das relações psicofísicas (as relações mente-corpo) e dedica-se ao estudo de todas as relações entre o organismo e seu ambiente. O funcionalismo abrange todas as funções mente-corpo e não faz qualquer distinção entre mente e corpo. Ele os considera pertencentes à mesma classe e admite a facilidade de transferência entre eles.
30
Harvey A. Carr (1873-1954)
Aprimorou a posição teórica de Angell.
Em seu período, o funcionalismo em Chicago atingiu o ápice como sistema formal. 
Para Carr, o funcionalismo passou a ser a psicologia americana. 
Segundo ele, as demais versões de psicologias propostas: o behaviorismo, a psicologia da Gestalt e a psicanálise, dedicavam-se apenas a alguns aspectos limitados do campo; não tinham muito a acrescentar na tão abrangente psicologia funcionalista. 
O Funcionalismo na Columbia University
Não existiu uma forma única de psicologia funcional. 
A Columbia University foi a base acadêmica de outros dois psicólogos de orientação funcionalista:
James Mckeen Cattell – testes mentais.
E. L. Thorndike – aprendizagem animal. 
32
Robert Sessions Woodworth (1869-1962)
Não pertencia formalmente à escola de pensamento funcionalista. Entretanto grande parte do trabalho que escreveu sobre a psicologia seguia o espírito funcionalista. 
A Psicologia Dinâmica
Woodworth introduziu a psicologia dinâmica, que desenvolveu com base nos ensinamentos de John Dewey e William James. 
Dinâmica diz respeito ao estudo da motivação e a intenção de Woodworth era desenvolver o que chamava de “motivatologia”: o estudo da motivação. 
PSICOLOGIA DINÂMICA: sistema de psicologia de Woodworth, que se dedica aos fatores causais e às motivações
que influenciam os sentimentos e o comportamento. 
Críticas:
Ao termo “função” – inconsistência e ambiguidade: atividade ou utilidade?
Objeto e método.
Interesses práticos. 
Contribuições:
Oposição ao Estruturalismo.
Ênfase na função: amplitude do campo da psicologia:
Estudo com animais.;
Estudo com bebês, crianças e adultos com dificuldades mentais. 
Utilização de outros métodos, que complementavam a introspecção: pesquisa fisiológica, os testes mentais, os questionários e as descrições objetivas do comportamento. 
BEHAVIORISMO
ANTECEDENTES 
Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1936)
Os Reflexos Condicionados:
Reflexo Condicionado: reflexo condicional ou dependente na formação de uma associação ou ligação entre o estímulo e a resposta. 
Reflexo Inato ou não-condicionado: reação natural a um estímulo (não envolve aprendizagem). 
Behaviorismo: as influências anteriores
Edward Lee Thorndike (1874 – 1949):
O Conexionismo: aprendizagem baseada nas conexões entre as situações e as respostas. 
Aprendizagem por tentativa-e-erro: aprendizagem baseada na repetição das tendências de respostas que levam ao êxito. 
As Leis da Aprendizagem:
Lei do Efeito: os atos que produzem satisfação em determinada situação tornam-se associados a ela; quando a situação se repete, o ato tende a ocorrer. 
Lei do Exercício: quanto mais um comportamento é realizado em uma situação, mais forte se torna a associação entre comportamento e situação. 
A Caixa-Problema
A Influência da Psicologia Funcional no Behaviorismo
A objetividade: o comportamento diretamente observável como objeto de estudo da Psicologia. 
Muitos psicólogos funcionalistas queriam uma psicologia objetiva, ou seja, uma psicologia com enfoque no comportamento. e não na consciência. 
Behaviorismo: os primórdios
John B. Watson (1878-1958): o fundador do Behaviorismo.
Os Métodos do Behaviorismo (das ciências naturais):
Observação com e sem o uso de instrumentos.
Métodos de teste – para medir as respostas. 
O Método de Relato Verbal – apenas para respostas que podiam ser verificadas. 
O Método do Reflexo Condicionado: substituição de estímulo. 
O Objeto de Estudo do Behaviorismo
Os principais objetos de estudo da psicologia behaviorista de Watson eram os elementos do comportamento, ou seja, os movimentos musculares do corpo e as secreções glandulares.
Sendo uma ciência do comportamento, a psicologia tratava exclusivamente dos atos possíveis de descrição objetiva, sem o emprego de terminologia
 subjetiva ou mentalista. 
O objeto de estudo
Meta: unidades de estímulo, procurando compreender o comportamento na totalidade. 
Comportamentos complexos: atos: qualquer ação que afetasse o ambiente. Ação além da simples conexão dos elementos musculares. 
As respostas podem ser implícitas ou explícitas. 
Os estímulos também podem ser simples ou complexos. 
As Emoções
Três padrões fundamentais de resposta emocional não aprendida:
O medo: ruídos altos e perda de apoio súbita.
A raiva: restrição dos movimentos. 
O afeto: toque carinhoso na pele, embalo, e carícias. 
Essas três emoções básicas compõem outras respostas emocionais mediante o processo de condicionamento.
- Elas podem se associar a estímulos que originalmente não eram capazes de provocá-las. 
As Emoções
O pequeno Albert (11 meses):
Mary Jones: Peter (3 anos) e o medo de coelhos. 
Behaviorismo de Watson:
Críticas:
Determinismo.
Objeto de Estudo.
Contribuições
Maior objetividade no fazer da Psicologia. 
Deu início a uma escola importante na Psicologia. 
Behaviorismo: após a fundação
Behaviorismo: Três Estágios:
Behaviorismo de Watson.
Behaviorismo de Tolman, Hull e Skinner.
Behaviorismo Social (sociobehaviorismo): Bandura e Rotter
Os neobehavioristas Hull, Tolman e Skinner compartilhavam os seguintes pontos de vista:
O estudo da aprendizagem constitui o tópico central da psicologia. 
Em sua maioria, os comportamentos, independentemente da sua complexidade, podem ser entendidos pelas leis do condicionamento. 
A psicologia deve adotar o princípio do operacionismo: o valor de qualquer descoberta científica ou qualquer teoria depende da validade das operações empregadas para determiná-los. 
B. F. Skinner (1904 – 1990)
Determinismo. 
Estudo das ações. 
Ênfase no ambiente, sem negar a existência dos processos internos.
Investigação: um único sujeito. 
O Condicionamento Operante
Situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo em vez de eliciado por um estímulo detectável. 
Diferença para o Condicionamento Pavloviano: o comportamento é eliciado por um estímulo observável. Tal comportamento foi denominado: respondente, por Skinner. 
Skinner: Comportamento Operante. 
O Condicionamento Operante
A Caixa de Skinner
Lei da aquisição: a força de um comportamento operante aumenta quando, em seguida, recebe um estímulo reforçador.
Esquemas de Reforço: condições que envolvem diferentes razões ou intervalos de tempo entre reforços. 
O comportamento verbal. 
Os Aparelhos de Skinner
A Máquina de Ensinar. 
A caixa de Skinner. 
A Modificação do Comportamento
Uso do reforço positivo para controlar ou modificar o comportamento individual ou coletivo. 
A psicologia Aplicada Animal
Condicionamento animal observado em laboratório, que pode ser aplicado no mundo real. 
Behaviorismo de Skinner
Críticas:
Comportamentos aprendidos.
Comportamentos verbais aprendidos. 
Contribuições:
Conhecimentos sobre aprendizagem e comportamento nas mais variadas esferas da vida humana e da Psicologia: consultório, empresas, escolas etc. 
Psicologia da Gestalt
A Revolta da Gestalt
Alemanha
Contrária à Psicologia de Wundt: psicologia elementar. 
Contrária ao Behaviorismo de Watson. 
A Percepção
Wundt: elementos (sensações elementares).
Gestalt: percepção além dos elementos. 
Gestalt: formato, forma, configuração. 
55
Influências Anteriores
Christian Von Ehrenfels (1859-1932): 
Qualidades de experiência que não podem ser explicadas como combinações de elementos sensoriais. 
Gestalt Qualitäten (Qualidades de Forma) = percepções além das aglutinações de sensações individuais. 
Ex.: A transposição de uma melodia. 
Fenomenologia:
 Abordagem do conhecimento baseada em uma descrição imparcial da experiência imediata conforme ela ocorre, e não analisada nem reduzida a elementos. 
56
Gestalt: 
Fundadores
Wertheimer
Khöler
Kofka
 
57
O Fenômeno Phi
Max Wertheimer (1910):
O Fenômeno Phi: “A ilusão de que dois focos fixos de luz piscante estão em movimento de um lugar para outro”.
Gestalt e Percepção
Constância Perceptual: qualidade de integridade ou plenitude da experiência perceptual que não se altera com a mudança dos elementos sensoriais. 
Percepção: é um todo, uma gestalt, e qualquer tentativa de analisá-la ou reduzi-la em elementos a destruirá. 
58
Os Princípios da Gestalt
 sobre Organização Perceptual
Wertheimer:
Proximidade
Continuidade
Semelhança
Preenchimento
Simplicidade
Figura e Fundo 
59
Gestalt e Aprendizagem
O Insight e a mentalidade dos macacos:
Insight: compreensão ou percepção imediata. 
O Isomorfismo:
Doutrina que afirma existir uma correspondência entre a experiência psicológica ou consciente e a experiência cerebral latente. 
60
61
A Teoria de Campo: 
Kurt Lewin (1890 – 1947)
“Sistema de Lewin que aplica o conceito de campos força, para explicar o comportamento de um indivíduo com base no seu campo de influências sociais”
Espaço Vital: campo psicológico que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam. 
Vetores – setas que indicam a meta (sentido, direção) do indivíduo.
Objetivos (metas):
 atraentes: valências positivas;
 ameaçadores: valência negativas. 
63
A Motivação e o Efeito Zeigarnik
Lewin: existência de um estado básico de equilíbrio entre o indivíduo e o ambiente. Qualquer perturbação desse equilíbrio produz uma tensão
que, por sua vez, conduz o sujeito a uma ação a fim de voltar ao equilíbrio anterior, com o alívio da tensão. 
Em 1927, Bluma Zeigarnik realizou o seguinte experimento: 
Os participantes recebiam uma série de tarefas. Algumas eram completadas e outras eram interrompidas antes de serem terminadas. 
64
O Efeito Zeigarnik
“Tendência de se lembrar mais facilmente das tarefas não completadas do que das tarefas completadas”. 
Gestalt: Críticas e Contribuições
Críticas:
Ênfase na teorização. 
Experimentos pouco controlados. 
Descrença no insight dos macacos. 
Contribuições:
Estudos sobre percepção. 
Abordagem fenomenológica. 
65

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais