Buscar

Desvaloração do agente em acidente de trânsito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. Disserte sobre o tema do dolo nos casos de morte perpetrada na direção de veículo automotor e seus possíveis enquadramentos legais.
 
	Nos crimes de morte na direção de veiculo automotor somente podem serem considerdos dolosos quando provado que o condutor do veiculo quis tal resultado, ou ingere substancia quimica para conseguir o resultado, ao qual sobrio nao sabe se teria coragem para faze-lo. O Direito Penal na evolução da teoria do delito desenvolve o desvalor da ação, ou seja, é a modalidade utilizada para ofender o bem juridico, o qual esta previsto no tipo penal, sendo ele o desvalor da ação nos crimes culposo.
	Partindo dessa premissa, ao nos depararmos com um acidente de transito envolvendo veiculo automotor, onde a vitima perde a sua vida, a analise a ser realizada é element subjetivo do autor, pois, quando este, ao adentrar no veiculo e vem a utiliza-lo com a intenção de praticar um delito, deverá responder por crime de transito doloso, sendo essa a unica maneira de se caracterizar o dolo em acidentes envolvendo automotor, conduta prevista no art. 121, §2 CP.
	Demonstrado a maneira mais abrangente de dolo nos crimes de transito, verificamos com maior facilidade outras questões pertinentes ao tema, tais como o acidente em que ocorre a morte da vitima estando o condutor do veiculo embriagado. Nota-se que nesse caso a analise voltará para o desvalor da ação, pois a inobservancia do cuidado gera o crime culposo, uma vez que o autor nao dirige o carro com a intenção de matar alguem, repondendo assim, como homicidio culposo previsto no art. 303, § unico CTB.

Continue navegando