Buscar

avaliando 2

Prévia do material em texto

CCJ0025_SM_201403049769 V.1
sexta-feira, 8 de abril de 2016 (14:53)
	   »  de min.
	Aluno: ANA PATRÍCIA DÂMASO GRAÇA DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201403049769
	Disciplina: CCJ0025 - DIREITO DO TRABALHO II 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / SM
	
Prezado (a) Aluno(a),
Lembre-se que este exercício é opcional, mas valerá ponto extra para sua avaliação AV3. Ele será composto de cinco questões de múltipla escolha. Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito.
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV1, AV2 e AV3.
Atenção: você terá 50 minutos para realizar o exercício em cada disciplina!
	
	
		1.
		Venus trabalha há quatro meses na Clínica Médica Celta, exercendo as funções de secretária-recepcionista. Durante esse período, a empregada faltou por 25 dias alternados, sem apresentar justificativa legal para estas ausências. Nos dias em que compareceu ao trabalho, Venus frequentemente chegou com alguns minutos de atraso, bem como se esqueceu de agendar duas consultas, sofrendo advertências verbais e por escrito, além de duas suspensões. Nesta situação, a atitude da empregada enseja a rescisão do contrato por justa causa por
		Quest.: 1
	
	
	
	
	ato de improbidade.
	
	
	abandono de emprego.
	
	
	ato de indisciplina.
	
	
	desídia no desempenho das funções
	
	
	ato de insubordinação.
	
	
		2.
		(TRT 23ª R. 2011) Alessandra, no curso do aviso prévio, foi se sentindo cada dia mais chateada com o desemprego iminente. A seu ver fora injustiçada, pois a escolha para dispensa deveria recair sobre outra empregada que desempenhava função idêntica. A injustiça ao ver de Alessandra era porque acreditava ser mais competente. Arrasada com a situação, dirigiu-se ao chefe exigindo explicações. Esse respondeu que não devia satisfações, pois, como empregador, tinha o direito de demiti-la. Alessandra, aos gritos, agrediu seu chefe com palavras de baixo calão, além de ter lançado contra ele um pequeno objeto. Diante dessa situação, assinale a alternativa CORRETA.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Trata-se de justa causa da empregada e retira o direito a todas as verbas rescisórias.
	
	
	Trata-se de culpa recíproca e retira do empregado os direitos às verbas rescisórias de natureza salarial.
	
	
	Trata-se de hipótese de justa causa da empregada, que por ter sido cometida no curso do aviso prévio não influi nos direitos rescisórios.
	
	
	A hipótese qualifica-se como culpa recíproca;
	
	
	Trata-se de justa causa da empregada e retira o direito a todas as verbas rescisórias de natureza indenizatória.
	
	
		3.
		João Luiz se recusou a cumprir ordens diretas do seu superior hierarquico e este objetiva demití-lo por justa causa. Analisando o instituto da justa causa assinale a opção que configura a atitude praticada por João Luiz:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
	
	
	desídia
	
	
	ato de improbidade
	
	
	insubordinação
	
	
	indisciplina
	
	
		4.
		(OAB/FGV - V EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.2) A respeito do pagamento das verbas rescisórias, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O empregador que descumpre o prazo de pagamento das verbas rescisórias deverá pagá-las posteriormente acrescidas de 50% de multa, nos termos do artigo 467 da Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	
	No caso de pedido de demissão em contrato por prazo indeterminado, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é de 10 dias contados da data da notificação da demissão, quando dispensado o empregado do cumprimento do aviso prévio pelo empregador.
	
	
	O pagamento das verbas rescisórias ocorrerá no primeiro dia útil imediato ao término do contrato de trabalho quando o empregador indenizar o aviso prévio.
	
	
	As verbas rescisórias devidas após decurso normal de prazo de contrato a termo deverão ser pagas até o décimo dia contado do término, em face da inexistência do aviso prévio.
	
	
		5.
		XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado como vendedor e, após três anos, promovido a gerente, quando, então, teve aumento de 50%, cujo valor era pago sob a rubrica ¿gratificação de função¿. Nessa condição, trabalhou por oito anos, findos os quais o empregador, para dar oportunidade a outra pessoa, resolveu reverter Samuel ao cargo de origem (vendedor). Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O empregador não pode rebaixar Samuel, devendo mantêlo como gerente, mas pode reduzir a gratificação de função
	
	
	a atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos.
	
	
	A atitude do empregador é ilícita, pois está rebaixando o empregado, em atitude contrária às normas trabalhistas.
	
	
	O empregador pode revertê-lo ao cargo de origem, mas a gratificação deve ser mantida, pois recebida há mais de cinco anos
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando