Buscar

Desafio 5º

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
11
UNIDADE ARAGUAINA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.
Anacléia Nunes de Araújo - RA - 9653527139
Ana Mourão Muniz - RA - 9612488617
Odete Dias Medrado - RA - 9648493881
Rosenilson João de Sousa - RA - 9573424391
“Dengue, bem longe de mim!”
Araguaína, 29 de maio de 2016.
1-INTRODUÇÃO 
O trabalho a partir da metodologia de projetos permite que o professor desenvolva uma construção de conhecimento no individuo, favorecendo o processo ensino aprendizagem, neste sentido, gerando resultados melhores e originais.
Segundo Barbosa e Horn (2008, p. 85), 
A comunidade educativa precisa torna-se uma comunidade de aprendizagem educativa, onde os indivíduos aprendem uns com os outros e onde as investigações sobre o emergente têm nessas trocas papel fundamental. 
As autoras deixam claro que a postura de e trabalhar coletivamente traz benefícios promissores para todos e que cada educando tem algo novo, diferente e importante para compartilhar. Portanto, faz-se necessário ressaltar o trabalho em conjunto, onde a troca constante de pensamentos tome conta desse processo, criando caminhos, desafios e soluções.
 2 - DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
	O presente trabalho foi dividido em tópicos:
Caracterização da Turma.
Organização do espaço físico da instituição
Elaboração do Projeto.
Conclusão.
Bibliografia.
2.1 CARACTERISTICAS DA TURMA.
1. Nome da instituição de educação infantil: Centro Educacional Reino Encantado.
2. Quantidade de turmas atendidas: 12 turmas.
3. Quantidade de crianças em cada turma: Aproximadamente 18 alunos.
4. Faixa etária de cada turma: Maternal, 2/3 anos, 1º Período, 3/4 anos, 2º Período, 4/5 anos. 
 5. Aspectos individuais 
5.1. Quantidade de crianças que moram com: 
 Pai e mãe: 50%
 Só com o pai: 8%
 Só com a mãe: 20%
 Mãe e padrasto: 5%
 Pai e madrasta: 7%
 Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 10%
5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde: 
5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais: em todo o ambiente escolar há um total de 19 crianças, sendo que os tipos de necessidades mais comuns são: baixa visão, paralisia, autismo e neuro motor. 
5.4. Hábitos das crianças que merecem destaque: não foi identificado nenhum caso.
2.2- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA INSTITUIÇÃO
A escola iniciou seu funcionamento em 07 de maio de 1983, com o horário de funcionamento é oito horas diárias pela manhã das sete as onze, a tarde das treze as dezessete, possui um amplo espaço de área livre com quadra de esporte, bebedouro e separadamente deste local encontra-se a pracinha, com vários brinquedos como: pula-pula, escorregador, balanços, gangorra, gira-gira, piscina de bolinhas, quatro banheiros, sendo dois femininos e dois masculinos, seis salas de aula distribuídas em turmas de educação infantil, totalizando doze turmas, que são organizadas normalmente com o numero de alunos entre onze a dezoito por classe.
	A instituição conta também, com uma sala de direção que em conjunto funciona com a secretaria, encontra-se uma maquina de xerox, dois computadores, um armários e materiais didáticos, sala de professores com banheiro próprio, cozinha com dispensa a disposição dos professores, alunos e funcionários. o grupo de professores, na sua maioria, atuam quarenta horas semanais e possuem formação superior, pós-graduados ou esta em andamento.
	Atualmente no quadro geral da escola encontra-se, 184 alunos, 08 professores, 05 assistentes de professores, 03 assistentes de alunos, 03 cozinheira, 03 responsáveis pela limpeza e organização da instituição, 01 porteiro, 01 coordenadora pedagógica e 01 diretora, a escola é conveniada com a prefeitura, os pais contribuem com uma taxa simbólica no valor R$ 35,00 reais para suprir com as demais necessidades. O calendário escolar é elaborado pela coordenadora junto com os demais servidores.
	As classes são organizadas em forma de fila, conta vários modelos de alfabeto, murais para exposição de trabalhos, numerais ate 9, armário e mesa para professora, prateleira com livros didáticos, jogos pedagógicos, caixa com livros de historias infantis, murais: do ajudante, dos aniversariantes.
	Conforme o Projeto Politico Pedagógico, a avaliação: “... é a garantia da qualidade da aprendizagem”. Além disso, os pais ou responsáveis recebem uma avaliação para opinarem sobre o trabalho realizado bimestralmente, tanto sobreo aluno a professora quanto a instituição. 
		 
	
2.3- ELABORAÇÃO DO PROJETO 
Diante as observações e analises realizadas na instituição Centro Educacional Reino Encantado, elaboramos o Projeto “Dengue, bem Longe de mim” afim de ser desenvolvido com as turmas do IIº Período, no período de 05 dias, com o intuito de diminuir a incidência de larvas nos bairros, por meio de pequenas ações transmitidas aos alunos que poderão ser retransmitidas a seus pais e assim sucessivamente.
TEMA
Dengue, bem longe de mim! 
OBJETIVO GERAL
Trabalharem em sala, junto com os alunos, esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.
Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito como consequência a doença.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar o mosquito transmissor Aedes Aegypti.
Reconhecer e dissociar os sintomas da dengue, chikungunya e a zika.
Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor.
Conscientizar familiares e vizinhos sobre a contribuição de cada um na prevenção da dengue, chikungunya e zika.
Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
Ter cuidado com o armazenamento do lixo: material reutilizável e lixo orgânico.
Conhecer as diversas formas de contagio, sintomas, prevenção e tratamento;
Identificar as causas de ocorrência de epidemias.
Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty.
Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue.
Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue.
Desenvolver a cidadania.
Aplicar os conhecimentos adquiridos.
JUSTIFICATIVA
O numero cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil, traz preocupações a todos, diante da possibilidade de uma nova epidemia da doença. E diante do surto atual de doenças transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue, tem também, Febre Zika e Febre Chikungunya, faz-se necessário promover ações a fim de sensibilizar os alunos e orienta-los a lidar com o problema.
Para combater é preciso entender!
Sabemos dos esforços dos órgãos públicos no combate ao mosquito transmissor e no atendimento a saúde da população, porem ainda não damos, muitas vezes, real importância a esta doença que pode matar. Assim, a prevenção e as medidas de combate, exigem a participação e mobilização de toda comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Em todo este contexto, a escola, professores e alunos tem papel fundamental.
METODOLOGIA
Exibição de vídeos sobre o mosquito;
Leitura de noticiários;
Atividades impressas para pintura;
Campanha para incentivar a limpeza nos seus quintais;
Confecções de cartazes;
Passeata no bairro com entrega de panfletos;
Palestra teatralizada com especialista do CCZ.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Rodas de conversas;
Estudo daletra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
ARTES:
Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
MÚSICA E MOVIMENTO:
Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
MATEMÁTICA:
Contar letras da palavra DENGUE;
Contar mosquitos (figuras previamente preparada pelo professor);
Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da observação, participação, interação, disposição e envolvimento nas atividades propostas, bem como no desempenho em trabalhos em grupos, organização e criatividades e o acompanhamento diário das atividades desenvolvidas pelos alunos.
RECURSOS HUMANOS:
Alunos, 
Familiares e vizinhanças, 
Agentes de endemia.
RECURSOS MATERIAIS:
Cartazes e panfletos;
Livros;
Data show;
Máquina digital;
Computadores;
Atividades xerocopiadas;
Internet;
Pen drive;
Aparelho de Som;
Cadernos;
Folha sulfites;
Cartolinas; 
Pincéis;
Lápis coloridos;
Garrafa pet;
Micro tule;
Fita adesiva;
2.4 – RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os alunos se envolvam na proposta de trabalho e executem as atividades com eficiência e entusiasmo;
Espera-se, ainda que a comunidades se sensibilizem com o tema trabalhado e estejam dispostos a combater o mal que assola a população, interagindo e socializando o saber adquirido;
Além disso, espera-se que a escola alcance um patamar mais elevado com relação às mudanças da cultura de conteúdos estão desvinculados da realidade. O aluno de fato, aprende que o que faz sentido em sua vida especialmente se esse conhecimento for constituído por ele com o proposito de repassa-lo a outros.
3- REFERÊNCIAS
Todos contra a Dengue - parte 1: 
https://www.youtube.com/watch?v=u8XsMmkOJZ8> acesso em: 15 mai.2016
Todos contra a dengue - parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=9ELg656e3Ko> acesso em: 15 mai.2016
Ciclo de vida do Aedes - Fiocruz.flv.flv
https://www.youtube.com/watch?v=eRXHcSgX9AE> acesso em: 15 mai.2016
Mitos e Verdades da Dengue
https://www.youtube.com/watch?v=VpAIsbYPsFo> acesso em: 15 mai.2016
4 - CONCLUSÃO 
A partir do desenvolvimento deste trabalho foi possível aprimorar os conhecimentos acerca do desenvolvimento de projeto podendo assim identificar a importância da aprendizagem que pensa no aluno como ponto central e que busca instigar o desenvolvimento de habilidades, tomada de decisões na resolução de problemas e tarefas propostas.
Com a nossas pesquisas, percebemos que a aprendizagem baseada em projetos, auxilia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e hábitos importantes para a integração do aluno na sociedade onde vive, integrando diversas disciplinas e buscando união com a comunidade, tornando fácil a aplicação dos conhecimentos no seu dia-a-dia, desenvolvendo ou melhorando a comunicação e todos os envolvidos, levando os alunos a desenvolver uma amostra final do que aprenderam, motivando-os a desenvolver a autonomia da aprendizagem.
O trabalho aqui desenvolvido foi de suma importância para o nosso conhecimento, a compreensão e o aprofundamento deste tema, pois visto que permitiu compreender melhor a importância de se trabalhar com projetos educativos no ambiente escolar, além de nos permitir desenvolver competências de investigação criação de nosso próprio projeto acreditando está alcançado que foi nos proposto. 
4-BIBLIOGRAFIA
Livros
BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MEC – Secretaria De Educação Fundamental. Referencias Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998. v.1
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção Docência em Formação).
Material da Internet
http://www.pedagogia.com.br/projetos/como.php> acesso em 15 de mai.2016.
 
5-ANEXOS

Continue navegando