apol1 fase2
4 pág.

apol1 fase2


DisciplinaEstado Politico e Social120 materiais71 seguidores
Pré-visualização1 página
Nota: 100
Disciplina(s):
Estado e Politica Social
Economia Politica Aplicada
Questão 1/5
Os modelos de Estado e sua organização podem diferenciar ao longo da história ou na comparação entre diferentes civilizações. Contudo, alguns elementos são comuns em todos os tipos de Estado.
Assinale a alternativa que contém todos estes elementos.
	A	Governo, população, território
Você acertou!
Governo, população e território são elementos comuns aos mais diversos tipos de formação de Estado e essenciais para sua existência.
	B	Governo, nação, democracia
	C	Democracia, nação, território
	D	Democracia, população, exército
Questão 2/5
Leia com atenção o texto abaixo:
\u201cO Estado não se confunde, pois, nem com as sociedades em particular, nem com a Sociedade em geral. Os seus objetivos são os de ordem e defesa social, e diferem dos objetivos de todas as demais organizações. Para atingir essa finalidade, que pode ser resumida no conceito de bem público, o Estado emprega diversos meios, que variam conforme as épocas, os povos, os costumes e a cultura. Mas o objetivo é sempre o mesmo e não se confunde com o de nenhuma outra instituição.
Subentende-se e supõe-se que o Estado assim procede para realizar o bem público: por isso e para isso tem autoridade e dispõe de poder, cuja manifestação concreta é a força.\u201d
 
(AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do Estado. Porto Alegre: Globo, 1984)
 
Como se vê no texto acima, o Estado usa de autoridade e poder para exercer sua função e cumprir seu objetivo de promoção do bem público. Assinale a alternativa que expressa corretamente a conceituação de poder e autoridade:
	A	Autoridade é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido
Você acertou!
Está correta devido aos conceitos apresentados. 
	B	Poder é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido
	C	Autoridade é a força por meio da qual se obriga alguém a obedecer.
	D	Poder é a força de resistência do estado frente às exigências da sociedade civil.
Questão 3/5
Em seus \u201cManuscritos Econômicos e Filosóficos\u201d, escritos em 1844, Karl Marx (1818-1883) vai estabelecer uma crítica as ideias defendidas economistas políticos clássicos. Marque a única alternativa que contém os economistas políticos clássicos:
	A	Thomas Gresham (1519-1579) e Jean Baptiste Say (1767-1832).
	B	Thomas Mun (1575-1641) e Phillip von Hornick (1638-1712)
	C	François Quesnay (1694-1774) e William Petty (1623-1687).
	D	Adam Smith(1723-1790) e David Ricardo (1722-1823)
Você acertou!
Conforme conteúdo estudado.
Questão 4/5
A teoria da mais-valia foi uma teoria que contribuiu para mudar a percepção sobre o valor dos bens e serviços na economia. Essa teoria foi defendida por:
	A	Adam Smith.
	B	Alfred Marshall.
	C	David Ricardo.
	D Karl Marx.
Você acertou!
Conforme conteúdo estudado.
Questão 5/5
\u201cO Estado moderno surge para dar garantia e segurança nas relações burguesas que se desenvolviam confrontando-se com a organização feudal. Com a monopolização da força e das normas de proceder, é o Estado quem finca os limites do exercício da liberdade e os faz respeitar. Com isto esperava-se a paz social e o bem-estar dos cidadãos, o que não se concretizou. Atuações mais profundas foram reclamadas desta organização, que passaram a ocorrer mediante determinações legais.\u201d
(DERANI, Cristiane. Política pública e a norma política. Revista da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n.41, p.19-28, jul. 2004.)
 A tensão entre os interesses de uma classe \u2013 burguesia \u2013 e o bem-estar coletivo são marca da constituição do Estado Moderno, conforme vimos no texto de Cristiane Derani.
Assinale, a seguir, a alternativa que caracteriza adequadamente o Estado Liberal e o Estado Social, dentro do contexto do Estado Moderno citado acima.
	A	
Estado liberal compreende ampla intervenção estatal e defende as liberdades públicas e estatais. Estado social considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção dos direitos individuais
	B	
Estado social compreende ampla intervenção estatal e defende as liberdades industriais e comerciais. Estado liberal considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção dos direitos individuais
	C	
Estado liberal compreende reduzida intervenção estatal e defende as liberdades públicas e estatais. Estado social considera a concentração da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção do desenvolvimento comum
	D	Estado liberal compreende reduzida intervenção estatal e defende as liberdades individuais e comerciais. Estado social considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção do bem comum.
Você acertou!
Está correta pois as demais distorcem o adequado conceito apresentado na alternativa correta.