Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
SIMULADO   FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER

Pré-visualização | Página 1 de 2

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	
	Simulado: SDE0533_SM_201403019363 V.1 
	Aluno(a): SAMUEL LUCIANO DA COSTA
	Matrícula: 201403019363
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 05/06/2016 22:29:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403767313)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O assoalho pélvico é importante na manutenção da continência urinária e na estática pélvica, sua avaliação realizada pela escala PERFECT não permite quantificar:
		
	
	a intensidade das contrações.
	 
	a sensibilidade das contrações.
	
	o número de contrações rápidas e lentas.
	
	o tempo de sustentação das contrações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403622881)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gestante realiza algumas compensações durante o ato de levantar-se de uma cadeira. Observe as alternativas e assinale com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	Observa-se redução da base de apoio.
	 
	A propulsão para frente é feita de maneira rapidamente.
	 
	Ocorre aumento do movimento do segmento torácico.
	 
	Há ampliação da base de apoio.
	 
	A propulsão para frente é feita de maneira mais cautelosa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403284951)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante:
		
	 
	O FSH é um hormônio sem atuação durante a gravidez.
	
	Relaxina é uma inflamação encontrada apenas em gestantes.
	
	O hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) é uma glicoproteína do qual o corpo lúteo depende totalmente.
	
	A progesterona é um importante hormônio pois relaxa o útero na gravidez, mas causa desconforto na gestante como no caso do aumento da pressão arterial.
	
	Quando uma mulher desconfia que está grávida, o principal exame laboratorial que ela realiza é o betaHCG. Este exame deve ser realizado após dois dias em que houve relação sexual.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403284556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor atendimento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas abaixo sobre as informações que devem ser coletadas durante o exame físico da gestante e escolha a melhor opção. I. sinais vitais, avaliação postural. II. verificar a presença de diástase abdominal e edema. III. teste de esforço físico máximo e padrão respiratório.
		
	 
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	 
	Apenas a opção III está correta.
	 
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	 
	Apenas a opção II está correta.
	 
	Apenas a opção I está correta.
		
	
	5a Questão (Ref.: 201403787225)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Resolução número 401 de 18 de agosto de 2011 do COFFITO resolve sobre a disciplina e especialidade profissional de Fisioterapia da Saúde da Mulher. Segundo o COFFITO, para o exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência. A atuação do Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da cliente/paciente/usuária. Reflita e indique quais dos seguintes ambientes listados a seguir correspondem à atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher: I Hospitalar; II Ambulatorial (clínicas, consultórios, centros, unidade ou núcleos de saúde); III Domiciliar e Home Care; IV Públicos; V Filantrópicos; VI Militares; VII Privados; VIII Terceiro Setor.
		
	 
	Apenas os itens I, II, III e IV são corretos.
	
	Todos são falsos.
	 
	Todos são verdadeiros.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas os itens impares são corretos.
	
	FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	
	Simulado: SDE0533_SM_201403019363 V.1 
	Aluno(a): SAMUEL LUCIANO DA COSTA
	Matrícula: 201403019363
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 05/06/2016 22:41:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403170384)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A duração de um ciclo menstrual típico é de 28 dias, podendo variar entre os 21 e os 35 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia de menstruação por "dia 1" do ciclo, porque o fluxo de sangue menstrual é a mais evidente das alterações que acontecem. O ciclo ovárico divide-se, fisiologicamente, em 3 fases sequenciais:
		
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase luteínica.
	
	a fase preparatória, a fase ovulatória e a fase luteínica.
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase gestacional.
	 
	a fase folicular, a fase ovulatória e a fase luteínica.
	
	a fase preparatória, a fase cumulativa e a fase luteínica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403200020)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
		
	 
	Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
	
	No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
	
	Todas estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403284820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a fisiologia da lactação e complemente as frases de maneira a torná-las verdadeiras. Os hormônios envolvidos na amamentação são fundamentais para que haja a produção correta do leite (mediada pela _________________) e a ejeção adequada do mesmo (mediada pela _________________). A elaboração do _________________ ocorre nas primeiras 48 a 72h após o parto, promove a nutrição do bebê por ser altamente concentrado e rico em _________________.
		
	
	estrógeno; ocitocina; colostro; anticorpos
	 
	prolactina; ocitocina; colostro; anticorpos
	
	prolactina; ocitocina; leite maduro; água
	
	prolactina; estrógeno; colostro; anticorpos
	
	prolactina; ocitocina; colostro; vitaminas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403684564)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação a dor pélvica crônica marque verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	Dentre os recursos fisioterapêuticos para o tratamento da dor pélvica crônica podemos citar o TENS convencional, TENS burst, termoterapia com compressas quentes e ondas curtas e massagem do tecido conjuntivo.
	 
	O tratamento farmacológico para a dor pélvica crônica consiste apenas em fármacos analgésicos.
	 
	A dor pélvica crônica é uma situação bastante frequente entre a população feminina. Atualmente a prevalência dessa afecção é de 50% entre as mulheres.
	 
	As mulheres que apresentam dor pélvica crônica podem desenvolver um quadro de alodinia e hiperalgesia devido a um mecanismo de adaptação do SNC e SNP ao tempo prologando de exposição a dor.
Página12