Seminário   Antropologia
3 pág.

Seminário Antropologia


DisciplinaAntropologia I7.301 materiais59.770 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Há também vários hospitais especializados, tais como hospitais de olhos, de otorrinolaringologia, de coração e maternidades.

No período entre esses dois movimentos, muitas pessoas associam o hospital a problemas de saúde mais graves, que não podem ser tratados por PGs, ou nas alternativas informal e popular.

 Normalmente, os aspectos social, familiar, religioso e econômico da vida do paciente são insensíveis para a equipe do hospital, apesar das tentativas dos assistentes sociais em reunir estas informações. A ênfase maior está na identificação e no tratamento da doença física, embora isto ocorra menos nos hospitais psiquiátricos.
Atividade do médico generalista
Ao contrario do que ocorre nos Estados Unidos, está área de tratamento de saúde está amplamente separada da medicina hospitalar.

Em 1978 na Inglaterra e no País de Gales, havia somente 350 cottage hospitals administrados por PGs, com uma média de 20 a 40 leitos em cada um. Enquanto os PGs têm acesso às alas hospitalares e debatem o tratamento de seus pacientes com a equipe médica do hospital, a responsabilidade maior sobre o tratamento recai sobre o hospital.
A Medicina generalista está fundamentada nos ambientes domésticos e comunitários, além dos fatores sociais, psicológicos e familiares, relevantes na elaboração do diagnóstico.

Diferente da maioria dos médicos de hospital, o PG inglês é, em geral, uma figura familiar na comunidade. Muitos vivem na própria, participam das atividades locais, vestem-se à paisana e utilizam linguagem coloquial nas consultas.

Ao contrário dos médicos de hospitais e da maioria dos curandeiros populares, eles fazem consultas domiciliares, e tratam de mais de uma geração da mesma família. Diferentemente do setor hospitalar, as doenças tratadas pelos PGs são, geralmente, de pouca gravidade.

Segundo Levitt , o PG é o primeiro consultor para aproximadamente 90% dos indivíduos que procuram auxílio profissional através do SNS, embora as consultas tenham, em média, apenas 5 ou 6 minutos de duração.
Atividade do enfermeiro
No SNS, o maior grupo profissional é formado por enfermeiros e parteiras; em 1981, seu número era de 476.300 \u2013 43% do total dos profissional.

Nos hospitais, os enfermeiros estão, a maior parte do tempo, contato direto com paciente, mais do que em qualquer outro profissional da hierarquia médica.

Nos hospitais ingleses, hierarquia varia do Enfermeiro-Chefe até os vários níveis de Enfermeiro Administrador Superior, Enfermeiro Chefe de Departamento. Muitos são especializados em ramos diferentes da Medicina.

Aqueles que trabalham em unidades de tratamento intensivo e em outras divisões hospitalares normalmente têm um curso de qualificações de 2 anos adicionais ao curso básico de treinamento. Alguns enfermeiros trabalham como \u201c District Nurses\u201d, outros como Parteiras da Comunidade, Visitadores de Saúde, Enfermeiros de Escola, Enfermeiros Generalistas, ou como Enfermeiros Psiquiátricos da Comunidade, com uma base hospitalar.
Assistência médica particular
Esta forma de assistência procedeu do Serviço Nacional de Saúde; hoje ambos coexistem. O tratamento privado está progredindo rapidamente, devido, em parte, aos cortes ocorridos no SNS. O Serviço reduziu o número de leitos hospitalares e aumentou as listas de espera para cirurgias e consultas ambulatórias. Hoje, ainda é responsável pela, menor parte dos tratamentos de saúde.
Um número considerável de profissionais trabalha nos dois serviços, embora alguns médicos venham exercendo exclusivamente a medicina particular. Há diversos hospitais e clínicas particulares, e vários financiamentos abrangentes de saúde.
Do ponto de vista de alguns pacientes, o controle sobre o tempo e a escolha do tratamento de suas doenças é maior na Medicina particular, ou seja, a duração das consultas é maior no setor privado, o que proporciona mais tempo para explicações do diagnóstico, etiologia, prognóstico e tratamento da sua condição.

Há também listas de espera menores para consultas com especialistas ou para cirurgias.

O paciente pode escolher o especialista e o hospital.

Abrangência do termo \u201ccurandeiro\u201d
A palavra \u201ccurandeiro\u201d refere-se a todos aqueles que, formal ou informalmente oferecem orientação e tratamento aos que sofrem de algum desconforto físico e/ou desgaste psicológico.
REFERÊNCIA
HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde & Doença. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
OBRIGADO