Buscar

Portifólio Cultura Material e Imaterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINTER – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CULTURA MATERIAL E IMATERIAL
Erick da Silva Andre
Resumo
Este trabalho tem com intuito apresentar um pouco do que é Cultura Material e Cultura Imaterial. O objetivo deste trabalho é mostrar o significado de ambas, de mostrar um pouco da cultura material e imaterial da região do qual eu moro e da importância do estudo destas culturas dentro da sala de aula, trazendo a luz dos alunos que existem em nossa região fatos e acontecimentos que precisam ser conhecidos por nós levando-os a fazerem pesquisas e trabalhos sobre as culturas da região. Apesar de pequeno será de grande valia para alimentar ainda mais nossa curiosidade de pesquisarmos ainda mais sobre a cultura material e imaterial
Palavras chave: cultura, cultura imaterial, Cultura Material, Holocausto brasileiro.
A cultura dos povos sempre foi um objeto de pesquisa, de querer se entender o porquê das culturas, do como elas surgiram, as histórias, contos, objetos, danças. Todas estas coisas interessam e sempre interessaram ao homem, portanto, a cultura de um povo foi definida em duas vertentes a Material e a Imaterial.
A cultura material foi ter um conceito por volta do sec. XIX através do geólogo francês Perthes, para org.GRANATO:
“O conceito sobre cultura material somente na metade do século XIX com os estudos da Pré-história. O geólogo francês Bourcher de Perthes, nas obras Antiquites celtiques et antédiluviennes (1847). De I´homme antédiluvien (1860), foi dos primeiros a empregar o conceito para analisar objetos produzidos por homens durante a pré-história. Após as pesquisas de Perthes, o termo de cultura material difundiu-se aos poucos sendo institucionalizado apenas em 1919. Neste ano foi criado a Akademiia Istoril material´noi Kul´tury (Academia da História da Cultura Material), na Rússia Soviética. Com expressões eruditas de origem estrangeira e referencial Greco-romana – academia (grego), istoria (grego), materialnaia (latim), kultura (latim) – a academia tinha como objetivo investigar o passado de uma nação reconfigurada”. (GIL, 2004, apud org.GRANATO; 2009; p.4-5).
Como a cada dia mais o conhecimento sobre uma determinada cultura ficava mais descoberta, novos achados faziam com estes pesquisadores, geólogos, arqueólogos ficassem cada mais abastecidos com os documentos, objetos trazendo assim um conhecimento maior sobre a interligação de muitas culturas:
Os usos da cultura material podem, todavia, ser diferentes dos esperados pelos seus criadores. Independente das recepções das materialidades, que são muitas, é possível afirmar que a cultura material é produzida de acordo com a intencionalidade. Ela é concebida, materializada e utilizada dentro de determinadas culturas e, por isso, pode ser lida para compreensão do funcionamento das regras culturais. As leituras são realizadas pela arqueologia. Essa ciência é entendida como “estudo da cultura material que busca compreender as relações sociais e as transformações na sociedade. (FUNARI, 2003, apud org.GRANATO; 2009; p.7)
A cultura Imaterial já são conhecimentos que não foram ensinados por meio de livros ou registros formais, mas expressões passadas de geração em geração sobre as crenças, costumes, danças, festas, os modos de fazer, celebrações, lendas, musicas, que preservam as identidades de suas famílias ou culturas de uma região: “Não há identidade sem memória como diz uma canção catalã: aqueles que perdem suas origens, perdem sua identidade também” (BALLARTT,2007 apud org.GRANATO; 2009; p.9)
No Brasil nós temos o IPHAN, (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que cuida da preservação da nossa cultura Material e Imaterial.
Como alguns exemplos de culturas materiais do nosso país nós temos: O Cristo Redentor (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Praça São Francisco (SE), Museu Sacaca (AP).
Já na cultura imaterial nós temos: Teatro de Nova Jerusalém e Paixão de Cristo (PE), Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos ameríndios Wajãpi (AP), Círio de Nazaré (PA).
O estado de Minas Gerais também é um estado muito rico nos dois tipos de cultura, tanto a material, quanto a imaterial, são marcantes para todo o cenário nacional até mesmo porque boa parte da nossa história ocorreu neste estado, vejamos alguns exemplos de cultura material e imaterial do estado de Minas Gerais:
O Parque e Museu Mariano Procópio foi construído no ano de 1861 pelo Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage devido a inauguração de uma outra obra feita pelo mesmo a Rodovia União e indústria que liga a cidade de Petrópolis a Juiz de Fora. O museu é de grande valia guarda documentações e antiguidades pertencentes ao próprio Mariano como até mesmo alguns utensílios da coroa real da época.
Museu da Loucura foi fundado em 16 de agosto de 1996 pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac) , conhecido na história como o lugar aonde ocorreu o holocausto brasileiro 60 mil pessoas ao menos foram mortas neste local através de terapias feitas neste lugar.
Como Cultura Imaterial na cidade de Barbacena temos o Jubileu de São José Operário que já é comemorado a 52 anos, que é a comemoração da construção da Basílica, várias barracas de bebidas, comidas típicas e utensílios são montadas trazendo assim um momento de grande alegria aos cidadãos barbacenenses.
Devido a esta diversidade e riqueza é de suma importância que as culturas materiais e imateriais sejam ensinadas e discutidas dentro da sala de aula, pois é a história de nossos antepassados, podemos dizer, que é a nossa história, viva, presente em nosso dia a dia e a escola é a porta de passagem para este ensinamento não deixando com que estas culturas sejam postas de lado e esquecidas pelas pessoas.
Por isso é importante que a escola promova com os alunos formas de se trabalhar com estas culturas, hoje em dia com a tecnologia que temos fica ainda mais fácil, como por exemplo uma exposição com fotos sobre as culturas materiais e imateriais da cidade onde a escola está inserida, isto faz com que o aluno esteja presente na ação cultural o no museu ou no parque ecológico o aluno terá o prazer de participar deste momento que para ele será de grande valia.
Referências:
GRANATO, Marcos (org.). Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2009.
http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/conheca-as-diferencasentre-patrimonios-materiais-e-imateriais. Acesso em: 09 dezembro. 2015.
http://mapro.pjf.mg.gov.br/index.php/apresentacao. Carlos Fernando de Moura 
Especialista Arquiteto da Paisagem – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Loucura.Esta página foi modificada pela última vez à(s) 00h42min de 21 de março de 2015.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/mg/2014-01-09/museu-da-loucura-leva-visitantes-a-reflexao-sobre-holocausto-brasileiro.html. Por Carolina Garcia - iG São Paulo | 09/01/2014 
Protocolo de Entrega: 20160611117326312692311

Continue navegando