Buscar

Caso Concreto 2 Aula 2 História do Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
História do Direito Brasileiro Rio de Janeiro 25 de abril de 2016
Professor: RONALDO LUCAS DA SILVA 1º Semestre/2016
Aluno: JOSÉ CARLOS DE CAMPOS CONDÉ
Aula 2: Caso Concreto 2
O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?
Resposta: 
Portugal era um país pequeno, entretanto realizou a façanha em escala nunca vista organizada pelo Reino, que simultaneamente estimulava o comércio marítimo, e a reconquista das terras ocupadas pelos mouros, e ia se afirmando politicamente em torno da Monarquia. Portugal foi beneficiada pela unificação em 1249, dois séculos antes da Espanha, Com a navegação no Atlântico superaram antigos mitos, abrindo perspectivas de intercâmbio numa escala planetária o que demandou esforços de organização por parte do Estado Português, conciliando interesses dos nobres guerreiros e dos grandes burgueses, comprovando-se com a conquista de Celta em 1415. Principalmente após a Revolução de Avis de 1385 que, expulsando do país elementos favoráveis ao domínio de Castela, beneficiou a burguesia concentrando recursos tecnológicos e militares, fornecendo suporte ao empreendimento das navegações reunindo interesses de cunho político, econômico, religioso e militar em um plano sem precedentes na História. Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo um centro de estudos: A Escola de Sagres.
As grandes navegações foram motivadas pela queda de Constantinopla, tomada pelos Turco-Otomanos em 1453, o que fez com que as rotas do comércio com as índias fossem bloqueadas, o que implicou no motivo para a descoberta de uma rota marítima para as índias em busca de especiarias. Além deste interesse econômico da Burguesia interessada em lucros e da Nobreza guerreira interessada em terras e prestígio, havia o interesse político onde o Rei queria ampliar seus domínios, o interesse religioso, a busca da igreja por novos fiéis, estimularam as explorações dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico no decorrer dos séculos XV e XVI, dando origem ao fenômeno identificado como a Era das Navegações e descobrimentos.
No caso do Brasil foi descoberto por Portugal, no período das grandes navegações.
Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?
Resposta: Direito Romano-germânico (Civil Law)
Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do século XVI para o século XVII?
Resposta: Sim. Era chamada Capitania de Martin Afonso de Souza (1º Quinhão), Rio de Janeiro.

Continue navegando