Buscar

Questionário Unidade III - Perspectivas Profissionais em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Unidade III – Perspectivas Profissionais do Serviço Social
1 - A dimensão teórico-metodológica faz referência à compreensão da importância do desenvolvimento:
d- Sócio-histórico da profissão.
Comentário: A dimensão teórico-metodológica faz referência à compreensão da importância do desenvolvimento sócio-histórico da profissão, tendo em vista a necessidade de esta ser baseada na totalidade desse processo. Também faz menção, nos termos de Souza (2008), ao rigor metodológico, partindo da interlocução com a teoria. Esse processo deve ocorrer, nos termos de Iamamoto (2004), acompanhado por uma compreensão ampla da história da profissão e também da história da sociedade brasileira, por conseguinte, relacionado à realidade concreta.
2- A sigla CEAS quer representar:
d- Centro de Estudos e Ação Social.
Comentário: Em 1932, segundo Iamamoto e Carvalho (2005), foi constituído o Centro de Estudos e Ação Social, ou CEAS, sendo esse o “equipamento” criado pela Igreja Católica para oferecer essa formação suplementar. No entanto, a constituição do CEAS serviu apenas para a Igreja Católica, mais uma vez, repensar sua prática de formação.
3- As ações executadas pelo assistente social, a qual somente ele pode executar, são denominadas de:
a- Atribuição.
Comentário: Todas as ações que são privativas de uma determinada profissão são denominadas de atribuição.
4- Leia a frase extraída do livro-texto:
“As competências ____________________, ____________________ e ____________________ são requisitos fundamentais que permitem ao profissional colocar-se diante das situações com as quais se defronta.”
Marque a alternativa que contenha as palavras que preencham corretamente as lacunas:
c- Teórico-metodológica / técnico-operativa / ético-política.
Comentário: Consta nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (1996) sobre essa questão: “As competências teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política são requisitos fundamentais que permitem ao profissional colocar-se diante das situações com as quais se defronta, vislumbrando com clareza os projetos societários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho” (ABPESS, p. 13).
5- Para Guerra (2010), a metodologia e a instrumentalidade do serviço social pode assumir qual (is) caminho(s)?
e- As opções “a” e “c” estão corretas
Comentário: Para Guerra (2010), a metodologia, a instrumentalidade do serviço social pode assumir dois caminhos: o conservadorismo ou a emancipação. O conservadorismo faz referência à manutenção de práticas já desenvolvidas, sem que sobre elas seja realizada uma reflexão. Já a emancipação consiste em buscar, por meio da práxis, a superação da ação pautada exclusivamente no tecnicismo. O que daí deriva é a requisição por um profissional que seja “culturalmente versado e atento ao tempo histórico”, conforme nos coloca Iamamoto (2004), mas que tenha também pleno domínio da metodologia de sua intervenção.
6- Para Iamamoto (2004), o profissional competente é aquele que, além de uma série de habilidades, possui domínio e é versado no:
d- Instrumental técnico
Comentário: Para Iamamoto (2004), o profissional competente é aquele que, além de uma série de habilidades, possui domínio, é versado no instrumental técnico. Para que possamos ser “versados” no instrumental técnico, é necessário conhecê-lo e entendê-lo de uma forma diferenciada. Começaremos então pela história, ou seja, pelas informações que possuímos sobre a história de nossos instrumentais, dos “objetos” que permitem e viabilizam nossa intervenção profissional.
7- Qual o nome do movimento, ocorrido na segunda metade da década de 1960, que culminou na crítica de um grupo de assistentes sociais em relação à prática e instrumentais utilizados na profissão?
b- Reconceituação.
Comentário: Partindo do Movimento de Reconceituação da profissão, a questão instrumental assumiu um determinado tratamento junto às produções teóricas. Pires (2007) identifica três momentos: o primeiro momento teve seu início na década de 1960 e, nesse período, algumas produções teóricas analisadas por Pires (2007) teceram considerações sobre a questão instrumental; o segundo momento evidenciado por Pires (2007) teve início na década de 1970 e se caracterizou por uma severa crítica ao instrumental até então utilizado pelo serviço social e no terceiro momento, por sua vez, teria se iniciado em meados da década de 1980, havendo uma nova aproximação, com a questão instrumental agora considerada como algo relevante e importante à formação profissional, sem para tanto deixar de reforçar a importância de combater o tecnicismo compreendido como a prática pautada apenas na execução de técnicas sem reflexão.
8- Souza (2004) coloca que o tema “competência” surgiu no debate nacional brasileiro a partir da década de:
1980
Comentário: Souza (2004) coloca que o tema “competência” surgiu no debate nacional brasileiro a partir da década de 1980. Nesse período, segundo o que o autor destaca, a competência profissional passou a ser exigida para todos os profissionais em decorrência dos processos de reestruturação produtiva. Nesse processo, começou a ser “exigido” que o profissional fosse competente em sua área de formação e também em outras habilidades profissionais, ou seja, deveria ir além da sua formação profissional inicial.
9- É uma atribuição do assistente social:
e- Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Podem ser também atribuições além das citadas: assumir, no magistério de Serviço Social tanto em nível de graduação como de pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular; treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social; dirigir e coordenar unidades de ensino e cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação; dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social.
10- É uma das competências contidas no Código de Ética de 1993 do assistente social:
a- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos
Comentário: As demais estão erradas, pois a redação correta seria: planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais; encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; .planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social; realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

Continue navegando