Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

*
*
*
Características dos níveis organizacionais 
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO
Planejar significa interpretar a missão e a visão organizacional e estabelecer os objetivos da organização, bem como os meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência.
O planejamento constitui a função inicial do processo administrativo. 
Planejamento é o processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los (Chiavenato, 1999, p. 244). 
*
*
*
Os tipos de planejamento 
*
*
*
Planejamento Estratégico 
 É um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas.
Características do planejamento estratégico:
üNível de decisões: institucional (presidência e diretoria)
ü Dimensão temporal: longo prazo
ü Amplitude de efeitos: a organização como um todo (sistêmico)
ü Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente tarefa (sujeito às incertezas).
 Etapas do planejamento estratégico:
Determinação dos objetivos organizacionais 
Análise ambiental externa 
Análise organizacional interna 
Formulação das alternativas estratégicas e escolha e escolha da estratégia empresarial 
Elaboração do planejamento estratégico 
*
*
*
Planejamento Tático 
O planejamento tático interpreta as decisões estratégicas e as transforma em planos concretos dentro de cada departamento ou divisão organizacional. Portanto, ele está contido no planejamento estratégico da organização.
O planejamento tático envolve a elaboração de um plano para cada área funcional da organização. Portanto, o planejamento tático envolve: plano de operações, finanças, pessoas e marketing.
Um plano deve responder as seguintes questões: o quê, quando, como, onde e quem.
*
*
*
Planejamento Operacional 
O planejamento operacional é focalizado no curto prazo e cobre cada uma das tarefas ou operações individualmente. É constituído de uma infinidade de planos de planos operacionais.
O planejamento operacional preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer” as atividades funcionais.
Tipos de planos operacionais:
Plano de procedimentos: relacionado com métodos.
Plano orçamentário: relacionado com a alocação de verbas orçamentárias (valores monetários).
Programação: relacionada com a alocação de tempo em relação às tarefas.
Plano comportamental: relacionado com a determinação de regulamentos e dos comportamentos.
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO
A organização estabelece os meios e recursos necessários para possibilitar o planejamento, bem como reflete como a organização tentará cumprir os planos. Está relacionada com a atribuição das tarefas, o agrupamento dessas tarefas em equipes ou departamentos e a alocação dos recursos necessários nas mesmas equipes e departamentos. 
Tipos de organização:
Linear: é a estrutura baseada na autoridade linear. É decorrente do princípio da unidade de comando.
Funcional: é a estrutura que aplica o princípio funcional ou o princípio da especialização das funções.
Staff (assessoria): é a estrutura baseada na prestação de serviços especializados e de consultoria técnica aos órgãos de linha.
Divisional e/ou departamental: é a estrutura baseada na estruturação por divisões e/o departamentos (produto/serviço, área geográfica, projeto, processos, equipes, marca...).
*
*
*
Estrutura funcional de uma organização 
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO
A função administrativa “direção” se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos e as metas organizacionais devem ser alcançados por meio das atividades das pessoas que compõem a organização.
A direção está relacionada com a gestão de pessoas/recursos humanos da organização. Envolve o uso de influência para ativar, comunicar e motivar pessoas para alcançar os objetivos organizacionais. 
A direção está intimamente relacionada com a autoridade e o poder. Ambos são meios de influência e se refere ao comportamento de um indivíduo que altera os comportamentos, atitudes e sentimentos de outros indivíduos.
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO
A direção das pessoas diferencia-se em cada um dos níveis organizacionais: no Institucional (Direção) no Intermediário (Gerência) e no Operacional (Supervisão/Coordenação)
Estilos de direção:
Autocrático-coercitivo: é um sistema autoritário, impositivo, forte, fechado, centralizado e arbitrário. Controla rigidamente tudo o que ocorre dentro de uma organização.
Autoritário-benevolente: é um sistema autoritário, porém mais “suave” do que o coercitivo. Controla rigidamente tudo o que ocorre dentro de uma organização, mas permite exceções e delegações.
Consultivo: é um sistema que tende mais para o lado participativo do que para o autoritário. Baseia-se em confiança e conhecimento das funções.
Participativo: é um sistema democrático por excelência.
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados (Chiavenato, 1999, p. 668).
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos e as metas devem ser alcançados, monitorados, mensurados, analisados e avaliados.
A essência do controle reside na verificação de que as atividades e as pessoas estão ou não alcançando os resultados desejados definidos no planejamento, em conformidade com o que foi organizado e segundo as diretrizes da direção.
Controlar representa definir e monitorar padrões e/ou indicadores de desempenho, comparar o desempenho com o que foi definido e efetuar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
*
*
*
O PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE
Controle está orientado para a medição das perspectivas dos seguintes indicadores de desempenho:
Financeiros: lucratividade, retorno sobre os investimentos, ... 
Clientes: níveis de venda, grau de satisfação, competitividade, ...
Aprendizado e crescimento: desenvolvimento de novas tecnologias, inovação, crescimento da organização, pessoas e qualidade de vida no trabalho, ...
Processos internos: produtividade, controle de qualidade, otimização de processos, ...