Buscar

ERP anotações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEFINIÇÃO DO ERP
Planeja O ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) - É um sistema de gestão que integra as operações da empresa, seus relacionamentos com o ambiente e fornece as informações precisas, de forma rápida e intuitiva para que os gestores possam analisar as relações de causa e efeito, fazer simulações e construções de cenários, além de acompanhar o resultado das ações planejadas.
 Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
HISTORICO DO ERP
► Década de 50 e 60: Surgem os primeiros sistemas de controle de estoques, apesar da automatização ser cara e lenta.
► Década de 70: Com expansão econômica e a maior disseminação computacional surgem os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), considerado o “avô” dos ERPs. 
► Década de 80: Com o avanço das redes de computadores ligados a servidores é desenvolvido o MRP II, que já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento.
HISTORICO DO ERP
► Década de 90: A nomenclatura ERP ganha muita força entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente.
 Na segunda metade da década de 90 ocorre o boom nas vendas dos pacotes de gestão.
ERP II
Quebrou as barreiras de comunicação e fluxo de informações tanto internas como externas, por meio da internet.
 
HISTORICO DO ERP
IMPLANTAÇÃO
Na implantação de um sistema ERP, a customização é um compromisso entre os requisitos da empresa e as funcionalidades disponíveis no sistema. 
A primeira medida de customização é a seleção dos módulos que serão instalados. A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo.
A decisão de implantação de um sistema ERP só deve ser tomada após uma análise detalhada dos processos da empresa e das funcionalidades dos sistemas ERP.
Fases de um projeto ERP
REQUISITOS DO SOFTWARE
Multifuncional em escopo;
Integrado;
Modular;
Facilitar o planejamento e controle clássico das atividades de produção.
(O software deve adaptar-se as atividades das organizações.)
CUSTOS
Custos de Implantação do ERP
 MÓDULOS QUE COMPÕEM ERP

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais