Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202880700) Pontos: 1,5 / 1,5
A taxa de crescimento populacional sofre influência de alguns fatores que impactam positiva e negativamente em uma população. Cite três fatores que interferem no crescimento populacional?
Resposta: Mortalidade infantil, desnutrição, falta da saneamento. Gabarito: Migração, natalidade e mortalidade.
2a Questão (Ref.: 201202399043) Pontos: 0,5 / 0,5
Em Epidemiologia, as pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de:
 Grupo de Risco.
 População Saudável. Sintomáticas.
 Assintomáticas.
 Indivíduos Doentes.
3a Questão (Ref.: 201202399062) Pontos: 0,5 / 0,5
Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde­doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem:
 Viral ou Bacteriana
 Específica ou Inespecífica
 Natural ou Artificial
 Animal ou Vegetal
 Endógena ou Exógena
4a Questão (Ref.: 201202569979) Pontos: 0,5 / 0,5
As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
 A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando­se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
 Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade
23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
 Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
 O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
 A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
5a Questão (Ref.: 201202397609) Pontos: 0,5 / 0,5
Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê­lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre
determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta:
 Todas as afirmativas são falsas.
 Apenas a afirmativa II é verdadeira. Todas as afirmativas são verdadeiras. As afirmativas I, II e III são falsas.
 Apenas a afirmativa IV é falsa.
6a Questão (Ref.: 201202399035) Pontos: 0,0 / 0,5
Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de
230.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de outubro de 2005 é de:
 176,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes 186,1 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. 147,2 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. 250,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
 160,4 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
7a Questão (Ref.: 201202532415) Pontos: 0,0 / 0,5
O Brasil é o único país do mundo que se refere a estratégias de uso da Epidemiologia na sua constituição (Constituição Federal ¿ Artigos 196 a 200). A competência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) na execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de outras atribuições, resulta das peculiaridades de sua concepção, baseada na complexidade da dinâmica social e na aplicação de conhecimentos desenvolvidos a
partir da nossa realidade de saúde, sendo, então, um modelo articulado com outros setores sociais públicos e privados, bem como com a sociedade civil. Quais das definições não corresponde a verdade?
 Descentralização ­ Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal).
 Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
 O princípio da Universalidade está relacionado ao direito universal ao atendimento, ou seja, todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de
emprego ou renda, caracterizando a saúde como um direito de cidadania, ao ser definido pela
Constituição Federal como um direito de todos e um dever do estado.
 Participação da população através das entidades representativas na formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução, somente no nível primário de governo.
 Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
8a Questão (Ref.: 201202414431) Pontos: 0,0 / 1,0
O indicador positivo da saúde denominado Quality­Adjusted Life Years (QALY) é estimado a partir do:
 Cálculo acumulado (por área geográfica) da carga global de doença (GBD global burden of disease).
 Cálculo acumulado (por área geográfica) do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
 Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos com qualidade de vidanão vividos por motivo de doença, incapacidade ou morte.
 Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos sem considerar o estado ou nível de saúde desses anos.
 Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos com qualidade de vida.
9a Questão (Ref.: 201202444663) Pontos: 1,5 / 1,5
Os dados fundamentais para a Vigilância Epidemiológica são aqueles que permitem a identificação imediata do problema e seu enfrentamento. Dentro desse contexto, explique a importância dos Indicadores demográficos e socioeconômicos e cite dois dados coletados.
Resposta: Os indicadores demograficos são importante para verificar­moso crescimento de determinada area, ou estado. com isso conseguimos classificar como está sendo divida a riqueza e em quais lugares está tendo uma ocorrencia maior de determinada doença ou patologia, e assim investigaros agentes patologicos que estão ligados a esse quadro de morbidade. Nesse tipo de indicadores podemos coletar dados como idade, nivel escolar, situação da moradia, doenças anteriores...
Gabarito: Os indicadores demográficos e socioeconômicos são importantes para caracterizar os grupos populacionais, a dinâmica populacional, as condições de gerais de vida da população, além de obter estimativas para o cálculo das taxas de incidência e mortalidade. Dados coletados: Número de habitantes, nascimentos e óbitos de acordo com gênero e idade, além de dados sobre a situação socioeconômica como renda, escolaridade, ocupação, condições de saneamento, etc.
10a Questão (Ref.: 201202414388) Pontos: 1,0 / 1,0
Em 2005, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI/2005) que modificou a estratégia anterior para notificação internacional de problemas de saúde. Eventos recentes, de interesse em saúde pública, como a pandemia de Influenza A (H1N1), que repercutiram no quadro de morbidade e mortalidade da população brasileira comprovam a necessidade de:
 Responsabilizar as autoridades nacionais da ameaça para a população brasileira. Erradicar a circulação de patógenos não­biológicos do território brasileiro.
 Proibir o consumo de alimentos de origem animal, principalmente a carne de porco e de frango. Comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados da doença. Disponibilizar o RSI em português para conhecimento de todos.
Período de não visualização da prova: desde 17/11/2014 até 02/12/2014.

Outros materiais