Buscar

aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		
	
	cooperação social.
	 
	solidariedade orgânica.
	
	norma social.
	
	sistema orgânico.
	
	solidariedade mecânica.
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		
	
	especialização para o trabalho.
	
	manutenção da alienação.
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	conscientização e politização.
	
	emancipação de classe.
	ara Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	 
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	
	Em seu trabalho intitulado Educação e Sociologia, Durkheim se propõe a fazer um exame crítico das definições sobre educação escolar. Segundo o autor:
		
	
	a educação adequada é aquela que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho, pois a educação é um meio de ascensão social.
	
	a educação adequada e aquela é aquela que proporciona ao indivíduo uma formação integral, pois educação é sinônimo de emancipação.
	 
	a educação adequada é aquela própria a meio moral que cada um compartilha, pois educação também é socialização.
	
	a educação adequada é aquela que se desenvolve em todos os espaços, pois educação é sinônimo de inovação.
	
	a educação adequada é aquela que permite formar peritos e especialistas, pois educação precisa ter qualificação.
	
	
	Na concepção de Durkheim o conceito de consciência coletiva é central. O autor compreendeu consciência coletiva como: I. Traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros. II. O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções e racionalmente organizados. III. Princípio metodológico que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade. IV. Sistema de crenças, valores, ideias e percepções comuns aos membros de uma determinada sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente o item IV está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	
	"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.).
Neste texto Durkheim se refere ao processo de:
		
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais.
	 
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade polític

Outros materiais