Buscar

AV Analise Organizacional 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0964_AV_201509123946 » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201509123946 - ESTHFANY MANHAES DE SALES ANDRADE 
	Professor:
	JOAO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
	Turma: 9015/AJ
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 07:57:27 
	
	 1a Questão (Ref.: 201509220864)
	sem. N/A: Origens dos estudos da Estrutura Organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Função organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos, ou seja, é trabalhar a sua estruturação. No entanto, em toda empresa existe a organização formal e a informal, explique como se institucionaliza cada uma dessas organizações, citando suas diferenças.
		
	
Resposta: Organização formal é bem estruturada, com centralização das decisões, Divisões e funções bem definidas e representada por organograma, existem normas a serem cumpridas, objetivos e metas e estrategias bem definidas. Organização Informal é representada pelas relações que usualmente nao aparecem em organograma. As relações entre pessoas, por afinidade ou por interesse. Uma das vantagens é a solidariedade e umadas desvantagem é que podem interferir no rendimento profissional.
	
Gabarito: Estrutura Informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da intenção social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma. Enquanto a organização formal é a que está representada no organograma e segue normas específicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509861935)
	sem. N/A: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Estrutura Organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma organização. No desenvolvimento e na implementação da estrutura organizacional nas empresas, podem ser considerados três níveis: nível de empresa, nível de Unidade Estratégica de Negócio (UEN) e nível de corporação. Descreva pelo menos três benefícios de uma estrutura organizacional adequada.
		
	
Resposta: Os beneficios de uma estrutura organizacional adequada é: centralização do poder e autoridade, niveis e cargos bem distribuidos, contribuição direta para otimização direta para os comunicações das empresas, estabelecimento de indicador de crescimento (onde a maior probabilidade de crescimento para o funcionario)
	
Gabarito: O aluno deverá citar os seguintes benefícios: identificação das tarefas necessárias; organização das funções e responsabilidades; informações, recursos e feedback aos empregados; medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; e condições motivadoras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509404343)
	sem. N/A: Aula 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Entre as funções da Administração estão o planejamento, a organização, a direção e o controle. A disciplina Análise Organizacional está diretamente ligada a uma dessas funções. Entre as listadas abaixo, escolha que a função e as características a que a disciplina se refere:
		
	
	Marketing - determina que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
	
	Controle - busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido, corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização ou direção, previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.
	
	Organização - estrutura e agrupa os recursos, permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados, define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos.
	
	Planejamento - determina os objetivos e metas onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégicas, direciona todas as outras funções.
	
	Direção - indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados, é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509717671)
	sem. N/A: Desenho organizacional
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao desenhar a estrutura de sua organização, o gerente precisa atender a alguns requisitos fundamentais, pois os desenhos devem retratar: a estrutura básica, o mecanismo de operação, o mecanismo de decisão e o mecanismo de coordenação. Quando um gerente quer dar ênfase à descentralização da autoridade, deslocando o processo decisório do topo para outros níveis da organização, diz-se que ele está usando a estrutura para mostrar:
		
	
	o mecanismo de decisão.
	
	a estrutura básica.
	
	o mecanismo de alienação. 
	
	o mecanismo de coordenação.
	
	o mecanismo de operação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509880227)
	sem. N/A: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em muitas organizações, várias formas de departamentalizações podem ocorrer simultaneamente. A organização matricial é uma forma híbrida de organização em que as formas funcional e por produto se sobrepõem. Essa estrutura apresenta muitas vantagens EXCETO: 
		
	
	A utilização de recursos é eficiente, porque os recursos-chave são compartilhados por importantes programas ou produtos simultaneamente. 
	
	Com as decisões são delegadas em níveis apropriados, os níveis mais altos da administração não são sobrecarregados com decisões operacionais. 
	
	Redes de comunicações extensas auxiliam a processar grandes quantidades de informação. 
	
	Pode haver monopolização de recursos.
	
	O processo de decisão é descentralizado. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509735573)
	sem. N/A: CLONE: organização matricial - N 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A organização matricial constitui uma das modalidades de organização cuja utilização tem sido bem-sucedida em situações nas quais complexidade é o maior desafio. A essência da organização matricial é:
		
	
	a aplicação do principio da especialização das funções
	
	a combinação das formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional
	
	a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou principio de especialização de funções
	
	cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados
	
	delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509749278)
	sem. N/A: Departamentalização
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A departamentalização escolhida pela empresa Highway, requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou territorialmente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas. Essa departamentalização é chamada de:
		
	
	Matricial.
	
	Por área geográfica.
	
	Por processos.
	
	Funcional.
	
	Por clientes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509897793)
	sem. N/A: DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS - AULA 6
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O ambiente que as organizações trabalham está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, obrigando as organizações a adotarem em suas estruturas e formas de trabalhar, ações, políticas e modelos de gestão quevenham a atender essas características. O objetivo principal é manter ou aumentar a sua participação no mercado. Estamos nos referindo à uma estrutura denominada como Departamentalização por Processos.Diante dessa realidade, podemos afirmar que esse tipo de departamentalização tem: I - Foco nas áreas em que o processo é desenvolvido; II - Foco na sequência das ações; III - A responsabilidade sobre todo o processo é do gestor da área onde o processo tem a maior quantidade de ações; IV - A sequência das ações (integradas ou não) facilita o trabalho do início ao fim. Estão corretas as seguintes afirmativas: 
		
	
	I e II
	
	III
	
	I
	
	II e III
	
	IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509405332)
	sem. N/A: GOVERNANÇA CORPORATIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Novo Mercado é um segmento diferenciado de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela regulamentação brasileira. 
					PORQUE
A premissa básica do Novo Mercado é de que a valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509709916)
	sem. N/A: Aula 9: Decisões Organizacionais Estratégicas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delgada. Desta forma assinale a alternativa que NÃO representa uma razão para delegação:
		
	
	Aumentar a criatividade e a inovação a partir das contribuições dos subordinados. 
	
	Desenvolver aptidões específicas dos subordinados. 
	
	Ter tempo para execução de atividades mais importantes.
	
	Aumentar a participação dos colaboradores visando exclusivamente a redução de custos.
	
	Treinar e motivar subordinados.

Outros materiais