Buscar

AV LIBRAS

Prévia do material em texto

Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9014/AD
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0,5     Av. Parcial.: 1,5     Data: 14/06/2016 15:33:19 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 899179)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Padden e Humphires (2000), afirmam que a comunidade surda é constituída por um grupo de pessoas que partilham objetivos comuns e lutam por essas mesmas finalidades, pois a cultura representa o comportamento/compartilhamento de um grupo de pessoas, incluindo sua língua, seus valores e tradições. Tais conceitos também se aplicam na relação social surdos e surdos, surdos e outros pares sociais (membros da comunidade surda), porque usam uma língua própria e comum a todos para se comunicar e interagir. Com base nessas informações, debata sobre: a) os membros que participam da comunidade surda, afora os surdos; b) a concepção de cultura surda; c) os surdos como minoria linguística e cultural.
		
	
Resposta: A cultura surda é o modo como os surdos vêem o mundo a seu modo, e tentam se adpatar
	
Gabarito:
a) A comunidade surda não é composta apenas por surdos, há também ouvintes, que sãom os familiares, intérpretes, professores, amigos e outros profissionais da área de LIBRAS e surdez; b) a cultura surda é o jeito de o surdo entender o mundo e de modifica-lo a fim de torna-lo acessível e habitável ajustando-os com suas percepções visuais (STROBEL, 2008, p. 24); c) são considerados minoria linguística e cultural porque vivem no entorno de uma comunidade maioritária, mas possuem uma língua e uma cultura próprias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 842470)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na LIBRAS, os sinalizantes determinam os referentes (pessoas, objetos),  presentes ou não presentes no diálogo, associando-os em uma dada localização no espaço, isso porque a LIBRAS é uma língua de modalidade viso-espacial. Desse modo, essa organização sintática estabelece um local arbitrário no espaço para identificá-los na conversação. Esse recurso gramatical pode ser estruturado através do apontamento (ou apontação), também visto na aula teletransmitida como dêixis.  Dessa maneira, discorra sobre: a) o conceito de dêixis ou apontação; b) o sistema pronominal como mecanismo de apontação; c) as relações sintáticas constituídas pela apontação.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
a) A apontação é a utilização de elementos gramaticais através da demonstração (indicação) de referentes presentes e ou não presentes no discurso em LIBRAS, que envolvem basicamente os pronomes.  Usa-se a apontação ostensiva antes do sinal do referente específico; b) o  uso do sistema  pronominal como forma de apontação localiza  diretamente os referentes presentes e ou não presentes na situação comunicativa. como estratégia discursiva de marcá-los na superfície do enunciado e assim saber quem fala, a quem se fala, sobre o que se fala. No caso de referentes ausentes, um ponto arbitrário no espaço de sinalização será associado ao mesmo, o contexto irá contribuir à associação ao referente; c) no espaço em que são realizados os sinais, o estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são fundamentais  para estabelecer relações sintáticas, para identificar o sujeito e o objeto nas frases. (Quadros, 2004, p. 127).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 610353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 em datilologia completa o provérbio:
		
	
	Nem que a _______ tussa.
	
	Casa que todos mandam quem tem __________ obedece.
	
	Dinheiro na mão é _____________.
	
	Água mole __________ dura tanto bate até que fura.
	 
	Mais vale um ___________ na mão do que dois voando.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 610342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial.
	
	A língua de sinais é um sistema linguístico inferior as demais línguas
	
	A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 610244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratado nesse Decreto:
		
	
	Acesso das pessoas surdas à educação.
	
	Garantia e atenção à saúde da pessoa surda e com deficiência auditiva.
	
	A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar.
	
	Formação de Tradutores e Intérpretes de LIBRAS.
	 
	Possibilidade de implante coclear para surdos.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 234529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 620937)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As experiências visuais às quais os surdos usuários da LIBRAS são expostos na vida, diferenciam sua percepção e inserção no mundo em comparando com os ouvintes. Há surdos que têm consciência de sua diferença e necessitam de recursos essencialmente visuais nas suas interações. Abaixo marque o conceito que corresponde totalmente a experiência visual de se comunicar pela LIBRAS:
		
	
	São frases curtas e sem artigos, portanto, não podendo ser consideradas uma frase completa.
	
	A experiência de apreender uma língua só pode ocorrer pela modalidade oral auditiva, ou seja, através da audição e da fala oral.
	 
	São frases complexas e expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas, mas com os mesmos significados em comparados aos atos linguísticos das línguas orais.
	
	São discursos inadequados, já que LIBRAS não tem os artigos comum a todas as línguas.
	
	As línguas de modalidade visual espacial não deveriam ser consideradas línguas, porque as palavras de um idioma devem ser constituídas apenas de sons.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 132836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em comparando à língua portuguesa, temos no sistema pronominal da LIBRAS a seguinte assertiva:
		
	 
	Formado por três pessoas do discurso.
	
	Formado por seis pessoas do discurso.
	
	Formado por cinco pessoas do discurso
	
	Formado por quatro pessoas do discurso.
	
	Formado por duas pessoas do discurso.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 623130)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os parâmetros são unidades formacionais de sinais. Nas construções de sentenças em LIBRAS se faz necessário atenção a uma dessas unidades quanto a sua realização, já que ela determina a tipologia frasal. Marque a ÚNICA opção em que o parâmetro se relaciona à essa função:Expressões faciais e corporais.
	
	Orientação.
	
	Ponto de articulação.
	 
	Configuração das mãos.
	
	Movimentos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 622132)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a expansão das tecnologias de comunicação, o telefone celular foi o que mais se adaptou às necessidades dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a que apresenta uma inverdade com relação ao uso do celular pelos surdos, ou seja, aquela que não atende às suas necessidades.
		
	
	Os aparelhos celulares possuem o recurso da vibração.
	
	O visor acende quando recebe mensagem, o que é uma importante informação visual para o surdo.
	
	Os telefones celulares possibilitam o envio de vídeos e fotos em redes sociais da internet e através de aplicativos de mensagens.
	 
	O celular foi feito para ouvintes, pois seus recursos são acessados somente pela fala oral e audição.
	
	Os celulares possuem o recurso de envio de mensagens escritas.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando