Buscar

Agentes Teratogênicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental. A teratologia (do grego teratos = "monstro" + logos = "estudo") é um termo que se refere ao ramo da ciência médica preocupado com o estudo da contribuição ambiental ao desenvolvimento pré-natal alterado, A teratologia (do grego teratos = "monstro" + logos = "estudo") é um termo que se refere ao ramo da ciência médica preocupado com o estudo da contribuição ambiental ao desenvolvimento pré-natal alterado, ou seja, estuda as causas, mecanismos e padrões do desenvolvimento anormal. Para o estudo desse ramo da ciência é fundamental o conhecimento das etapas do desenvolvimento, pois alguns estágios do desenvolvimento são mais vulneráveis à perturbação do que outros.
Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência.
Anomalias congênitas, defeitos congênitos e malformações congênitas são termos normalmente usados para descrever distúrbios do desenvolvimento presentes ao nascimento. Os defeitos de nascença (congênitos) são a maior causa de mortalidade infantil e podem ser estruturais, funcionais, metabólicos, comportamentais ou hereditários.
) FATORES AMBIENTAIS
Os fatores ambientais são particularmente nocivos no primeiro trimestre da gestação (período embriopático) Infecções maternas:
Rubella RCIU, (microcefalia, cardiopatia, surdez, catarata )
Toxoplasma (Microcefalia, microftalmia, RCIU, calcificações cerebrais, hidrocefalia )
Cytomegalovirus (Microcefalia, microftalmia, RCIU, calcificações cerebrais, hidrocefalia )
Herpes simples (Microcefalia, catarata )
Varicela (Hidrocefalia, catarata, lesões cutâneas )
HIV (Microcefalia, hipertelorismo, RCIU )
2) TERATÓGENOS QUÍMICOS
Apesar do conhecimento da teratogenicidade de diversas substâncias químicas em animais e até a associação destas com defeitos congênitos em humanos, são relativamente poucas as situações em que o efeito teratogênico foi devidamente comprovado na nossa espécie. A seguir estão listados os principais teratógenos químicos em humanos Teratógenos químicos em humanos
Ácido Valpróico (Defeitos de tubo neural )
Álcool RCIU, ( retardo mental, microcefalia, ipoplasia maxilar, fissuras palpebrais pequenas, anomalias cardíacas )
Anticoagulantes
(warfarin dicumarínicos) (Hipoplasia nasal, malformações do sistema nervoso central, anormalidades esqueléticas, alterações oculares )
Antineoplásicos (Malformações múltiplas)
Antitireoidianos (Bócio fetal, hipotireoidismo)
Fenitoína (Retardo mental, microcefalia, face dismórfica, hipoplasia da falanges distais, incluindo unhas )
Hormônios Androgênios: (Masculinização de fetos femininos.)
Dietilbestrol: (mortes fetais, anormalidades uterinas e cervicais (tumores).
Lítio (Anomalia cardíaca valvar (Anomalia de Ebstein)
Talidomida (Defeitos nos membros (focomelia), anomalias cardíacas e nas orelhas. )
Tetraciclina ( Hipoplasia e escurecimento do esmalte dentário.)
Vitamina A (ácido retinóico) ( Anomalias de sistema nervoso central, coração e orelhas)
3) AGENTES FISÌCOS
A radiação ionizante é considerado um potente teratógeno contudo, é dose-dependente e relacionado ao estágio de desenvolvimento que o concepto é exposto. No uso diagnóstico dos Raios X, as doses habitualmente utilizadas (poucos milirads . cerca de 5 a 100) são insuficientes para causar anomalias. Contudo, como quebras no DNA e mutações podem acontecer, é prudente a proteção radiológica apesar dos riscos pequenos Em altas doses a radiação ionizante pode causar uma variedade de anomalias no embrião, desde, defeitos de membros, fendas lábio-palatinas e até anormalidades do sistema nervoso central A hipertermia materna também está relacionada com defeitos de fechamento do tubo neural, microcefalia, micrognatia e fendas faciais Agentes mecânicos Aqui podem ser consideradas as bridas âmnicas que causam amputações ou outras lesões destrutivas em qualquer segmento corporal. O torcicolo, o pé torto, e as deformidades crânio-faciais relacionam-se com a posição fetal e a presença de compressões extrínsecas ao feto
Algumas recomendações:
- Ao descobrir a gravidez, inicie o seu pré-natal imediatamente.
- É importante vacinar-se contra rubéola antes de engravidar. Consulte o seu obstetra quando planejar uma gestação.
- Procure saber, principalmente antes de iniciada a gravidez, se você é imune às outras doenças infecciosas (toxoplasmose, citomegalovirose, varicela).
- Evite o contato com animais domésticos, principalmente gatos, durante a gestação.
- Evite comer carnes cruas ou mal passadas durante a gravidez.
- Evite os medicamentos, exceto os imprescindíveis.
- Evite fumo, álcool e outras drogas durante a gestação. Todos estes podem trazer danos ao feto.
nformações úteis:
- O período inicial da gestação é o de maior risco. Como a gravidez costuma ser detectada quando o embrião já está em fase de formação, o ideal é planejar antes.
- Infecções congênitas ainda são prevalentes e graves em nosso meio. É recomendável que toda mulher procure saber se já tem imunidade contra essas doenças.
- Algumas substâncias de uso comum, como o álcool e o fumo, podem ser prejudiciais mesmo em doses pequenas, devendo ser evitadas na gravidez.
- A repetição na mesma família de alguns defeitos congênitos, como a anencefalia e a meningomielocele, pode ser minimizada através do uso de uma vitamina (ácido fólico) desde o período anterior à concepção.
- O ideal é planejar a gestação pelo menos 3 meses antes que ela aconteça.
- Ter um filho sadio não é um acidente: você pode diminuir os riscos!
Teratogênese por drogas
As drogas variam consideravelmente em sua teratogenicidade. Algumas, como a talidomida, causam uma perturbação grave do desenvolvimento quando administrados durante o período da organogênese de certas partes do embrião (poe exemplo a talidomida no desenvolvimento dos membros). Outros teratógenos causam retardo mental e do crescimento e outras anomalias quando usados em quantidades excessivas durante o desenvolvimento (ex: álcool).
Exemplos:
- tabagismo: o tabagismo materno é uma causa bem demonstrada de retardo do crescimento intra-uterino.
-cafeína: é a droga mais popular da América do Nortepor estar presente em várias bebidas amplamente consumidas. A cafeína não é um teratógeno humano conhecido, entretanto não há garantia de que um grande consumo materno seja seguro para o embrião.
- álcool: seu consumo, tanto moderado quanto alto, durante o início da gravidez, pode levar a alterações do crescimento e da morfogênese do feto. Crianças filhos de mãe alcoólatras crônicas apresentam um padrão específicos de de defeitos que inclui deficiência do crescimento pré e pós natal, retardamento mental e outras anomalias: microencefalia, fissuras palpebrais curtas, pregas epicânticas, hipoplasia do maxilar, nariz curto, lábio superior delgado, sulco da palma da mão anormais, anomalias de articulações e doença congênita do coração. Este padrão de anomalias – a síndrome de alcoolismo fetal (SAF)- é detectado em 1 a 2 crianças/1000 nascimentos vivos.
http://www.hgf.ce.gov.br/index.php/component/content/article/7-instituicao/44142-teratogenese-e-recomendacoes-na-gravidez
http://teratogenesefainor.blogspot.com.br/
http://drogasteratogenicas.wordpress.com/2009/12/06/tipos-de-agentes-teratogenicos/

Outros materiais