Buscar

AV FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BALDANZI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0468_AV_201601356692 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601356692 - DANIELE MARIO DE OLIVEIRA BALDANZI
	Professor:
	LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9022/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 18/06/2016 11:21:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201601451152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Platão foi o primeiro filósofo a propor de forma sistematizada que a filosofia deva se debruçar, entre outras coisas, sobre a questão do conhecimento. O conhecimento, segundo suas ideias, deve ser validado pela filosofia, isto é, deve ser questionado quanto a sua condição de representar, de forma válida, a realidade tal qual se dá. O primeiro ponto nesse caminho parece ser a reflexão crítica apoiada na superação do senso comum.
Se pensarmos na escola, em que poderíamos aproximá-la dessa tarefa da filosofia?
		
	
Resposta: PLATÃO ERA INATISTA E SEU PENSAMENTO ERA BASEADO QUE O SER HUMANO JÁ TINHA AS IDEIAS EM SUA MENTE, BASTAVA A LUZ DIVINA PARA QUE ELAS VIESSEM À TONA. O CONHECIMENTO DEVERIA SER VISTO DE UMA FORMA CRÍTICA, CONFRONTANDO-O COM A REALIDADE À QUAL SE DÁ. TRAZENDO PRA NOSSA REALIDADE EDUCACIONAL, SIGNIFICA DAR LIBERDADE PARA QUE EDUCANDOS CRESÇAM POR SI SÓS, CONFRONTANDO AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS NAS ESCOLAS COM A REALIDADE À QUAL ESTÃO INSERIDOS, DANDO LIBERDADE PARA QUE SUAS IDEIAS SEJAM EXTERIORIZADAS E POSTAS EM PRÁTICA. NÃO DEVE-SE LIMITAR O EDUCANDO, MAS SIM DAR FERRAMENTAS PARA QUE CRESÇA COM "ASPRÓPRIAS PERNAS".
	
Gabarito: todo estudante traz consigo um senso comum das coisas, a tarefa nesse contexto seria a de superá-lo apresentando conhecimentos científicos e históricos que pudessem permitir mudanças em suas percepções das coisas; - o diálogo faz parte da educação como peça fundamental, pois, através deste, pode-se contrapor as percepções do estudante aos referenciais científicos e históricos que vigoram no campo do conhecimento; - a capacidade crítica tem sido muito valorizada na educação, o estudante a exerce pesquisando e avaliando as referências estabelecidas (e as suas próprias), a partir do que descobre na investigação.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): todo estudante traz consigo um senso comum das coisas, a tarefa nesse contexto seria a de superá-lo apresentando conhecimentos científicos e históricos que pudessem permitir mudanças em suas percepções das coisas; - o diálogo faz parte da educação como peça fundamental, pois, através deste, pode-se contrapor as percepções do estudante aos referenciais científicos e históricos que vigoram no campo do conhecimento; - a capacidade crítica tem sido muito valorizada na educação, o estudante a exerce pesquisando e avaliando as referências estabelecidas (e as suas próprias), a partir do que descobre na investig
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601659938)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diga como podemos entender o lugar reservado à educação na Filosofia de Rousseau.
		
	
Resposta: ROUSSEAU TINHA O PENSAMENTO DE QUE TODOS ERAM LIVRES, "O HOMEM NASCE BOM, A SOCIEDADE QUE O CORROMPE". O INDIVÍDUO NASCIA LIVRE PORÉM A SOCIEDADE O ACORRENTAVA. PARA ELE A CRIANÇA NÃO DEVERIA SER TRATADA COM UM ADULTO EM MINIATURA, MAS SIM DE ACORDO COM A SUA IDADE E COM A LIBERDADE DEVIDA PARA QUE PUDESSE SE DESENVOLVER. SEU PENSAMENTO TINHA AS CARACTERÍSTICAS DE INDIVIDUALIDADE, IGUALDADE E LIBERDADE, QUE DERAM INÍCIO À REVOLUÇÃO FRANCESA.
	
Gabarito: Rousseau é um dos filósofos mais importantes da filosofia política do liberalismo. Tal filosofia pressupõe uma concepção de ¿natureza humana¿, afirmando-nos que o homem é, por natureza, livre. A liberdade aparece como um ¿direito natural¿ do homem, de modo que toda a discussão passa a ser a seguinte: como conciliar a liberdade e os direitos individuais, concebidos como inerentes à própria natureza humana, com as exigências da vida em comunidade e, portanto, com os direitos do outro, imprescindível para o equilíbrio da vida social? O ponto de partida da filosofia de Rousseau é a concepção segundo a qual o homem é, em seu estado de natureza, bom e livre, remetendo-nos, com isso, para a figura do ¿bom selvagem¿. Para Rousseau, é a sociedade quem corrompe e aprisiona o homem. No entanto, Rousseau não abre mão de pensar uma sociedade ideal, justa e igualitária, que procurasse reaproximar, ao máximo, o homem do seu estado de natureza ¿bom e livre¿. Surge, então, a teoria do ¿contrato social¿. Para Rousseau, a soberania política pertenceria ao conjunto dos membros da sociedade. O caminho para a sociedade ideal passaria por esse contrato, uma espécie de ¿pacto social¿ por meio do qual os homens se comprometeriam a abrir mão de sua vontade particular, de seus interesses específicos, em prol da ¿vontade geral¿. Segundo Rousseau, quanto maior o êxito dos homens em exercer, enquanto cidadãos e membros de uma comunidade, a vontade geral, maior a força do contrato social e, por conseguinte, mais próximos estaríamos de uma sociedade mais justa, cujos valores centrais recairiam sobre a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. É exatamente aí que a educação ocuparia um lugar crucial, pois, para Rousseau, caberia ao educador, por meio da transmissão de valores de civilidade, despertar a consciência dos homens para a vontade geral. A força do contrato social estaria, então, diretamente ligada ao papel reservado à educação na sociedade. É papel da educação a formação dessa vontade geral, transformando assim o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602104169)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escolha a alternativa correta. Hilton Japiassu escreveu um livro denominado "O Mito da Neutralidade Científica". A partir do que temos estudado sobre o mito, ele está querendo afirmar que:
		
	
	a ciência é neutra
	
	tudo é neutro
	
	os mitos são verdades científicas
	
	a ciência não tem nenhum valor
	 
	a ciência não é neutra
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601414786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sócrates realizou diversas criticas em relação aos ensinamentos Sofistas. A partir da afirmativa, marque a ÚNICA alternativa CORRETA:
		
	 
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, independente dos valores éticos e morais
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício da Grécia.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício do povo.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, respeitando os valores éticos e morais.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas tendo em vista o benefício de Atenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601965225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A revelação cristã, afirmava que a verdade estava escrita no que havia sido dito pelos "deuses sagrados" e que todo o saber deveria basear-se nestas afirmações. Sobre isso, marque a alternativa ERRADA.
		
	
	A Filosofia medieval procura redefinir os conceitos de temas consagrados na filosofia antiga (Universo, natureza humana, moral) e apresentação de novos problemas à especulação racional.
	
	A Filosofia baseia-se, inicialmente, na leitura cristã do mundo e da realidade.
	
	Na Idade Média, desenvolvem-se ideias filosóficas baseadas nas ideias cristãs, mas sempre criticando os dogmas e os mitos.
	 
	Na Idade Média, a Igreja não detém nenhum poder social, por isso não consegue disseminar a verdade divina.
	
	Existe a assimilação dos pensadores cristãos sobre o pensamento filosófico grego mas sempre dentro dos limites da fé.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601434996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marcondes (2008, p. 126-127), para entendermos o desenvolvimento dopensamento escolástico no século XIII, dois fatores, característicos dessa época, devem ser considerados:
		
	
	A criação das ordens religiosas e as grandes viagens comerciais.
	
	As grandes viagens comerciais e as invenções científicas.
	
	O surgimento das ordens religiosas e as invenções científicas.
	
	Os meios de transporte dos árabes e a invenção da imprensa.
	 
	O surgimento das universidades e a criação das ordens religiosas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601571838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mediante a Reforma Protestante do século XVI, liderada por Lutero e por Calvino, a Igreja Católica responde com aContrarreforma. Sobre a Contrarreforma é correto afirmar que:
I. Estabelece as bases doutrinárias e litúrgicas do catolicismo, reforça a autoridade do papa e dá a Igreja o perfil que prevalecerá até o Concilio do Vaticano (1962-65).
II. A inquisição ganha nova força.
III. Surgem ordens religiosas de caráter militante como a Companhia de Jesus de Santo Inácio de Loyola (1534).
IV. A obra de São Tomás de Aquino é definitivamente condenada pela Igreja.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	3. Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	5. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	1. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	2. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	 
	4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601632510)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Descartes defende a necessidade do método para o desenvolvimento da ciência. A finalidade do método cartesiano é: por a razão no bom caminho. Qual das alternativas abaixo contém a enunciação das quatro regras do método de Descartes?
		
	
	Exame, comprovação, validação e divulgação.
	
	Dedução, falseabilidade, confirmação e avaliação.
	
	Obliteração, sondagem, intuição e verificação.
	
	Dialética, disputa, intuição e rejeição.
	 
	Evidência, análise, síntese e enumeração.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601571692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O empirismo e o racionalismo (pensamento cartesiano) constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase inicial. Sobre o empirismo podemos afirmar que:
I - A palavra empirismo, deriva da palavra grega empiria, que significa basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos.
II - Podemos dizer que o empirismo é a posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência.
III - O grito de guerra do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ou seja, todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial.
IV - Os empiristas, portanto, defendem a noção de ideias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	2. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	 
	4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	1. Somente os enunciados I e III estão corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601980706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das principais críticas à educação feita por Paulo Freire é o fato de que o aluno é considerado passivo e o professor é aquele que detém o conhecimento onde se dá uma relação hierárquica e mecânica. Indique como o grande educador denominava este processo:
		
	 
	Educação Bancária.
	
	Educação Histórico - Crítica.
	
	Educação Crítica dos Conteúdos.
	
	Educação Libertadora.
	
	Educação Libertária.

Continue navegando