Buscar

PROVA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0468_AV_201512207284 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512207284 - ANEZEA TEREZA NUNES DA SILVA
	Professor:
	LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9020/AI
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1,5  Data: 18/06/2016 10:19:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201512272121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva de forma sucinta três diferenças entre Mito e Filosofia.
		
	
Resposta: Mito é um inverdade propagada por anos e anos, por pessoas que não buscam saber até que ponto algo é verdadeiro ou falso; é algo que se mistura a realidade e se mistura com as crenças e religioes tornando-se algo a ser levado em consideração; é algo que não tem credibilidade, sem ummentira sem fundamennto cientifico ou filosofico. Já a filosofia tem seus fundamentos baseados em estudos e discursos, feitos por filosofos e pensadores que fundamentam seus pensamentos em algo comprovado pela razao, ou emoção e até mesmo a fé; a filosofia é respaldada por filosofos inteligentes, de amplo connhecimento cultural.
	
Gabarito:
1. Mito narram as coisas como eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso; Filosofia se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.
2. Mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças ente forças divinas sobrenaturais e personalizadas. O mito falava em Urano, Ponto e Gaia Filosofia explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. Filosofia fala em céu, mar e terra.
3. Mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. Filosofia não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, exige que a explicação seja coerente, lógica e racional. A autoridade da explicação não vem do filósofo, mas da razão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512468623)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O Pragmatismo de Dewey e a Escola Nova foram trazidos para o Brasil, através do educador Anísio Teixeira que foi aluno e seu admirador nos Estados Unidos. Qual a importância de Anísio Teixeira para a Educação Brasileira no que tange a reflexão acerca da Escola Nova?
		
	
Resposta: Anísio Teixeira teve sua importancia porque trouxe para a educação brasileira ideias e conceitos novos, tornando assim possivel uma educação com escola nova. Ele trouxe e aplicou exemplos de educação no quais foram aplicados no Brasil trazendo sucesso e avnço no campo da educação.
	
Gabarito: O universo educacional de Anísio Teixeira aponta para uma íntima relação entre escola e sociedade, o que traz como consequência a concepção de uma escola ativa, baseada na ciência, na democracia e no trabalho. Se a sociedade passava por mudanças era preciso que a escola preparasse o novo homem, o homem moderno, para integrar-se à nova sociedade que deveria ser essencialmente democrática. É o fazer, através do método experimental, que deve definir a escola ativa e democrática.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512939820)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escolha a alternativa correta. Hilton Japiassu escreveu um livro denominado "O Mito da Neutralidade Científica". A partir do que temos estudado sobre o mito, ele está querendo afirmar que:
		
	
	tudo é neutro
	 
	a ciência não é neutra
	
	a ciência é neutra
	
	os mitos são verdades científicas
	
	a ciência não tem nenhum valor
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512934306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sócrates deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis), Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são as escritas por
		
	
	Meleto, Platão e Aristóteles
	
	Platão, Heráclito e Aristóteles
	 
	Platão, Xenofonte e Aristóteles
	 
	Pitágoras, Platão e Aristóteles
	
	Platão, Demócritoe Aristóteles
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512939033)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual foi a cultura que permitiu a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega, que tornou possível, mais tarde, o surgimento de uma filosofia cristã?
		
	 
	A cultura romana;
	
	A cultura islâmica;
	 
	A cultura helênica ;
	
	A cultura persa.
	
	A cultura egipcia ;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512813940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No contexto da Escolástica é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	os estudos universitários seguiam o modelo da ¿lectio escolastica¿ (o mestre encaminha as leituras e tem a palavra) e havia também o ¿disputatio¿ (debates entre professores e discípulos).
	
	houve o desenvolvimento da Teologia como área de conhecimento, além da Medicina e do Direito nas universidades.
	
	Santo Tomás de Aquino foi um dos seus principais representantes e pensadores.
	 
	foram desconsideradas totalmente as relações entre a Fé e a Razão.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512498623)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Santo Agostinho, foi sem dúvida, um filósofo muito importante na idade média importante, devido a sua criatividade e originalidade, a surgir no pensamento antigo desde Platão e Aristóteles. Um pensador, ainda ligado aos clássicos, mas já refletindo em sua visão de mundo e em suas preocupações com grandes mudanças. Uma de suas contribuições ao desenvolvimento da filosofia destaca-se:
		
	
	O desenvolvimentos das cinco vias da prova da existência do Universo.
	
	O filosofo deveria ser um professor disciplinador e austero para a formação do homem.
	
	Em sua teoria do conhecimento a ênfase entre objetividade e o realismo
	 
	As relações entre Teologia e Filosofia, entre razão e fé.
	
	Sua teoria histórica baseada na santíssima Trindade e apologia ao pecado original.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512407371)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conflito entre os dois modelos de Ciência, o Antigo e o Moderno, havia suscitado já no século XVI sérias questões acerca da própria ideia de ciência. Alguns pensadores céticos levantavam dúvidas sobre a possibilidade da ciência em geral, de qualquer teoria científica, isto é, sobre a possibilidade de o homem conhecer de forma certa e definitiva o real. Afinal, se durante vinte séculos teorias falsas foram adotadas como verdadeiras, o que nos impede de estarmos também hoje, argumentavam os céticos, adotando teorias falsas? O que garante que as futuras gerações não descobrirão serem as teorias da ciência também errôneas? Como podemos ter certeza de estarmos livres do erro? Talvez a certeza não seja possível acerca de nada. Esses questionamentos mergulharam o homem da época em um mar de incerteza. (MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos à Wittgenstein¿. 2003: 168).
Diante deste contexto, René Descartes assume:
		
	
	3. A defesa de que um conhecimento científico válido deve ser baseado em princípios metafísicos.
	
	2. A tarefa de desenvolver um pensamento especulativo que refutasse as posições céticas e retomasse os princípios da filosofia medieval.
	
	4. Devemos conciliar a tradição com o pensamento mais elevado a fim de podermos ter clareza das experiências sensíveis que nos permite conhecer.
	 
	5. A missão de fundamentar ou legitimar a ciência, demonstrando de forma conclusiva que o homem pode conhecer o real de modo verdadeiro e definitivo.
	 
	1. Uma defesa do ceticismo colocando em dúvida a possibilidade do conhecimento científico como sendo um conhecimento universal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512833483)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O homem é umser essencialmente racional e por isso se distingue da ordem natural, não estando, no campo do agir moral, submetido as leis causais, mas sim aos princípios morais derivados de sua razão, ao dever, portanto".
Tal pensamento expressa a ética do dever do filósofo:
		
	
	Rene Descartes
	 
	Immanuel Kant
	
	David Hume
	
	Aristóteles
	
	Francis Bacon
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512928214)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os conceitos de Assimilação e Acomodação são processos cognitivos definidos por:
		
	 
	Friedrich Froebel
	
	Rosseau
	
	Paulo Freire
	
	Perrenoud
	
	Jean Piaget

Continue navegando